Nova moeda de 2014 - 2,5 € - 35.º Aniversário do SNS
Moderador: Moderador de Honra
- denário
- Reinado D.Pedro V
- Registado: quinta set 13, 2007 11:50 pm
Nova moeda de 2014 - 2,5 € - 35.º Aniversário do SNS
Bom dia!
Foi hoje publicada a Portaria 183/2014, que autoriza a Cunhagem e Comercialização da moeda de coleção "35.º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde".
Aqui fica o link de acesso à Portaria publicada no Diário da República Eletrónico.
https://dre.pt/pdf1sdip/2014/09/17700/0493604937.pdf
Só vão ser cunhadas 50000 moedas em cupro-níquel.
Cumprimentos,
Foi hoje publicada a Portaria 183/2014, que autoriza a Cunhagem e Comercialização da moeda de coleção "35.º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde".
Aqui fica o link de acesso à Portaria publicada no Diário da República Eletrónico.
https://dre.pt/pdf1sdip/2014/09/17700/0493604937.pdf
Só vão ser cunhadas 50000 moedas em cupro-níquel.
Cumprimentos,
"Olhar uma moeda é como observar através de um caleidoscópio mágico as vicissitudes da humanidade"
Luís M.
Luís M.
- tm1950
- Reinado D.Afonso Henriques
- Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Re: Nova moeda de 2014 - 2,5 € - 35.º Aniversário do SNS
Se nas moedas com uma emissão de 500.000 exemplares houve a procura que se sabe, nem quero imaginar o que vai acontecer neste caso. 

- carlos47
- Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
- Contacto:
celso isto é uma moeda de 2.5 euros....tm1950 Escreveu:Se nas moedas com uma emissão de 500.000 exemplares houve a procura que se sabe, nem quero imaginar o que vai acontecer neste caso.
gostaria de saber quantos milhões de euros existem nos cofres do bp e na incm em moedas de 2,5-5 etc ,que ninguém quer e o espaço que isso deve ocupar, qual o destino,quantos anos devem ser guardadas,qual o procedimento?sai informação quando são destruídas?
tenho tantas interrogações sobre este género de procedimentos...
Última edição por carlos47 em segunda set 15, 2014 10:54 am, editado 1 vez no total.
-
- Registado: domingo jun 22, 2008 2:31 pm
Não acredito que haja algum problema, porque estas emissões, têm vindo gradualmente a ser ajustadas à demanda do mercado.
Tenhamos em conta que as últimas emissões de moedas comemorativas de 2,50 Euros (cupro níquel) tiveram as seguintes tiragens:
2014
100.000 - Mundial 2014
100.000 - Marcos Portugal
100.000 - Jugos (Cangas)
075.000 - Aviação Militar
075.000 - Coimbra Alta e Sofia
Tenhamos em conta que as últimas emissões de moedas comemorativas de 2,50 Euros (cupro níquel) tiveram as seguintes tiragens:
2014
100.000 - Mundial 2014
100.000 - Marcos Portugal
100.000 - Jugos (Cangas)
075.000 - Aviação Militar
075.000 - Coimbra Alta e Sofia
Horácio Ferreira
La cuna del hombre la mecen con cuentos
DIGA NÃO ÀS FALSIFICAÇÕES! DO NOT COOPERATE WITH JUNK TRADERS!
La cuna del hombre la mecen con cuentos
DIGA NÃO ÀS FALSIFICAÇÕES! DO NOT COOPERATE WITH JUNK TRADERS!
- carlos47
- Contacto:
alguém tem respostas?
-
- Reinado D.Luís
- Registado: terça jul 12, 2005 10:58 pm
celso isto é uma moeda de 2.5 euros....
gostaria de saber quantos milhões de euros existem nos cofres do bp e na incm em moedas de 2,5-5 etc ,que ninguém quer e o espaço que isso deve ocupar, qual o destino,quantos anos devem ser guardadas,qual o procedimento?sai informação quando são destruídas?
tenho tantas interrogações sobre este género de procedimentos...[/quote]
Seria uma informação muito útil, sabermos ou termos resposta para essas perguntas:
-quantos anos guardadas;
-se são ou não derretidas e qual a quantidade alienadas. Temos por aí as moedas de 8€ que ninguém quer (BP), penso já ter saído decreto para alienar, mas nada apareceu em público.
tenho tantas interrogações sobre este género de procedimentos...[/quote]
Seria uma informação muito útil, sabermos ou termos resposta para essas perguntas:
-quantos anos guardadas;
-se são ou não derretidas e qual a quantidade alienadas. Temos por aí as moedas de 8€ que ninguém quer (BP), penso já ter saído decreto para alienar, mas nada apareceu em público.
Quanto às moedas em depósito, será muito difícil saber números exactos, pois é algo que não implica legislação adicional e a sua consequente publicação. O que podemos saber, pelas auditorias, é o valor total das moedas em depósito, mas não sabemos qual a sua distribuição por tipo.
As quantidades a destruir têm que ser publicadas em decreto, mas também não há descriminação por tipo, são X moedas de 2,5 euros, ou de 10 euros, mas não sabemos de qual ano, ou qual tema.
Por curiosidade, a última auditoria do Tribunal de Contas à INCM foi bastante dura em relação às moedas comemorativas em depósito, daí talvez a redução das emissões neste momento.
Quem quiser ver os valores e "puxões de orelhas" do relatório, pode consultá-lo aqui: http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_audi ... 012-2s.pdf (ver pp. 23 e 24).
No fundo, o TC avisa para a velha questão da viabilidade e real aceitação das moedas comemorativas, é algo que já tem sido reflectido aqui, mas raramente questionamos os custos que isso tem para o erário público.
As quantidades a destruir têm que ser publicadas em decreto, mas também não há descriminação por tipo, são X moedas de 2,5 euros, ou de 10 euros, mas não sabemos de qual ano, ou qual tema.
Por curiosidade, a última auditoria do Tribunal de Contas à INCM foi bastante dura em relação às moedas comemorativas em depósito, daí talvez a redução das emissões neste momento.
Quem quiser ver os valores e "puxões de orelhas" do relatório, pode consultá-lo aqui: http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_audi ... 012-2s.pdf (ver pp. 23 e 24).
No fundo, o TC avisa para a velha questão da viabilidade e real aceitação das moedas comemorativas, é algo que já tem sido reflectido aqui, mas raramente questionamos os custos que isso tem para o erário público.
MCarvalho
- tm1950
- Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Peço desculpa pela intervenção pouco feliz. Foi apenas ignorância, julguei que as moedas eram comparáveis e pensei apenas no total da emissão.tm1950 Escreveu:Se nas moedas com uma emissão de 500.000 exemplares houve a procura que se sabe, nem quero imaginar o que vai acontecer neste caso.

- Jorge Silva
- Moderador
- Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
A minha intervenção também se vai basear na emissão de moeda se são ou não comparáveis, para mim são, continuo a achar que 50000 moedas é muita moeda, estou-me a lembrar de certas emissões de moedas de escudo, em que as suas emissões nem chegaram a metade desta e ...
Para mim não há diferença entre moeda corrente e moeda de colecção desde que seja emitida pela incm. Há uma rara excepção.
Para mim não há diferença entre moeda corrente e moeda de colecção desde que seja emitida pela incm. Há uma rara excepção.
Cumprimentos
Jorge Silva
" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".
https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php
Jorge Silva
" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".
https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php
- carlos47
- Contacto:
o montante que o tribunal de contas encontrou como stock de moedas comemorativas no relatório é na minha opinião ridículo,(cento e poucos mil euros?)tendo em conta que são emitidas 4x 100 000 moedas de 2,5 euros por ano
some-se os 1,5 euros,5-7,5-8-10....+as emissões em metal precioso ouro e prata , a menos que a incm consiga vender tudo ao banco de portugal e seja lá que permanecem os mal parados, talvez com alguma ajuda dos bancos género bpn
o que sai do incm normalmente não volta...ou volta?qual o possível destino fora da circulação? bp ou incm ou os dois?
some-se os 1,5 euros,5-7,5-8-10....+as emissões em metal precioso ouro e prata , a menos que a incm consiga vender tudo ao banco de portugal e seja lá que permanecem os mal parados, talvez com alguma ajuda dos bancos género bpn
o que sai do incm normalmente não volta...ou volta?qual o possível destino fora da circulação? bp ou incm ou os dois?