Moeda excêntrica (2,5€ ouro/prata)-experiência de aquisição

Tudo relacionado com a moeda da União Europeia

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
diogo78
Reinado D.Carlos
Registado: sexta mai 20, 2011 2:28 pm

Moeda excêntrica (2,5€ ouro/prata)-experiência de aquisição

#1 Mensagem por diogo78 » terça out 07, 2014 4:47 pm

Hoje foi colocada à venda a moeda excêntrica - comemorativa do centenário da primeira

moeda comemorativa da républica.

Valor facial: 2,5 €

Emissão: 2500

Cheguei à loja da incm às 9:30 e só tinha 3 ou 4 pessoas na fila, não esperei muito. O limite

era uma moeda por pessoa excepto para quem tinha uma historial de compra de mais q uma

moeda incm, até acho uma muito boa politica.

Parece-me q como a moeda não vai sair em cupro-niquel vai ser uma moeda com muita

procura pois a emissão é bastante baixa e não comparável com as outras moedas de ouro.

Cumprimentos

Diogo

Santiagorm
Reinado D.Carlos
Registado: quarta fev 29, 2012 7:49 pm

Re: Moeda excêntrica (2,5€ ouro/prata)-experiência de aquis

#2 Mensagem por Santiagorm » terça out 07, 2014 9:02 pm

A INCM em Lisboa hoje de manhã só tinha 30 moedas para distribuir- eu vi a caixa onde elas estavam :2evil:
Acho esta quantidade de cunhagem ridícula.
Se a cunhagem fosse maior, e como o preço de saída já não é nada barato até podiam fazer um brilharete com esta moeda que na minha opinião é bem bonita(é para admirar). Assim podiam arranjar uns cobres extra para contratar artistas de qualidade para as nossas moedas que tanto deixam a desejar. Será que os nossos artistas não dão um olhinho nas moedas austríacas ou italianas. Não querendo generalizar pois este ano até saíram algumas bonitas.
Tenho a certeza que se fossem a uma pré-escola os putos apresentavam desenhos melhores. Embora para mim o supra sumo da falta de ideias seja os 8 euros do Infante D.Henrique. Na altura que saiu encontrei uma "anilha" na sucata com um design mais apelativo :batman:

carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Contacto:

#3 Mensagem por carlos47 » terça out 07, 2014 10:38 pm

será falta de talento dos artistas? ou será de quem escolhe?imagino que seja por concurso...não?
coitado do infante dessa vez não foi nada mimado

Hugo Vieira
Reinado D.Carlos
Registado: sexta set 23, 2011 9:26 am

#4 Mensagem por Hugo Vieira » quarta out 08, 2014 11:25 am

Da ronda que fiz hoje pelas lojas da INCM em Lisboa, esta moeda já se encontra esgotada.

Afinal este país não está assim tão mal, quando há 2.500 portugueses dispostos a dar de caras (ou seja, sem pensar durante algum tempo) quase 200 euros por uma moeda (sim, é mesmo 40% do actual salário minimo mensal).

Mas é mesmo uma moeda? ou será uma medalha?!? :D

diogo78
Reinado D.Carlos
Registado: sexta mai 20, 2011 2:28 pm

#5 Mensagem por diogo78 » quarta out 08, 2014 11:47 am

Hugo Vieira Escreveu:Da ronda que fiz hoje pelas lojas da INCM em Lisboa, esta moeda já se encontra esgotada.

Afinal este país não está assim tão mal, quando há 2.500 portugueses dispostos a dar de caras (ou seja, sem pensar durante algum tempo) quase 200 euros por uma moeda (sim, é mesmo 40% do actual salário minimo mensal).

Mas é mesmo uma moeda? ou será uma medalha?!? :D
Hugo às vezes talvez será mais fácil para alguns dar hoje quase 200€ do que amanhã 200 + x . E o colecionador também se aperceberá q pode comprar hoje e vender mais tarde

se precisar e provavelmente não perderá dinheiro ,podendo até ganhar. O colecionismo pontualmente pode ser uma forma de investimento.

Cumprimentos

Diogo

Mmatos
Reinado D.João II
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

#6 Mensagem por Mmatos » quarta out 08, 2014 2:52 pm

Hugo Vieira Escreveu:...
Afinal este país não está assim tão mal, quando há 2.500 portugueses dispostos a dar de caras (ou seja, sem pensar durante algum tempo) quase 200 euros por uma moeda...
Dessas 2500, tenho conhecimento que muitas foram para o estrangeiro, tendo a INCM racionado as moedas aos habituais compradores nacionais (comerciantes). E 2500 moedas (ou medalhas, como queira chamar) são um número muito reduzido, que com certeza terão tendência a valorizar. :signhere:

joao_lopesdt
Escudinho da II República
Registado: sexta mar 07, 2014 9:23 pm

#7 Mensagem por joao_lopesdt » quarta out 08, 2014 5:17 pm

Penso que o alarido que foi feito pela televisão espicaçou muitos coleccionadores. O preço parece-me razoável pois trata-se de ouro e prata, quanto à tiragem não me parece nada ridícula, porque também quero ter moedas raras na minha colecção e neste caso é disso que se trata o fabrico de uma moeda que é uma raridade, tanto pelo centenário que marca, como pelo design.

Claro que nem todos podem ter a moeda, senão seria uma moeda banal. Quanto à questão de ser ou não medalha, chamei-lhe o que quiserem para mim é tão moeda como qualquer outra proof (seja de ouro ou não) que saia no mercado a intenção é coleccionar e não fazê-la circular, isso é que acrescenta valor.

Tive a felicidade de arranjar uma moeda e andei um ano a poupar para ela porque já sabia que ia ser muito difícil ter este dinheiro disponível na hora assim que ela fosse comercializada. Penso que foi um excelente trabalho e vamos ver quanto a especulação vai valorizar a moeda, se repararem as lojas on line ainda não a têm à venda porque estão à esperar que o mercado se interesse pela moeda. :think:

carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Contacto:

#8 Mensagem por carlos47 » quarta out 08, 2014 5:30 pm

Última edição por carlos47 em quarta out 08, 2014 6:35 pm, editado 1 vez no total.

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

#9 Mensagem por Jorge Silva » quarta out 08, 2014 6:23 pm

A mim não me convenceu (como moeda e como baixa emissão).
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

mds67
Reinado D.Manuel II
Registado: quarta abr 02, 2014 3:23 pm

#10 Mensagem por mds67 » quarta out 08, 2014 9:51 pm

"A mim não me convenceu (como moeda e como baixa emissão)."

A mim também não, só serve para a especulação...
Cumprimentos,
Manuel Silva.
▒▒▒▒░░░░░░░

Responder

Voltar para “Euros de Portugal e restantes países da UE”