Circulação de moedas comemorativas de euro

Tudo relacionado com a moeda da União Europeia

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
ruifer
Senhor Escudo da I República
Registado: segunda nov 08, 2004 3:58 am

Circulação de moedas comemorativas de euro

#1 Mensagem por ruifer » quarta jul 13, 2016 10:19 am

Bom dia a todos,
Já andava ha tempos para fazer umas experiencias, que consistiam em verificar a facilidade de colocar em circulação umas moedas de 2,5€ que tinha repetidas.
Ora conforme estava a calcular, ninguem aceita essas moedas!! Embora sejam obrigados a aceitar segundo o dec.lei 246/2007 , existe muita falta de informação.
Fiquei com a sensação de andar a colecionar medalhas!!! :fire:
O pior ainda foi num estabelecimento bancario tambem me terem recusado uma moeda de 2,5€!!!! :asdf:
Na altura dos escudos ainda se iam vendo algumas comemorativas a circular e que até incentivavam as pessoas a tornarem-se colecionadores, agora recusam-nas!
Peço-vos ajuda nesta questão, pois penso que está em risco o futuro da numismatica, e proponho a todos a fazerem essa experiencia e colocarem algumas em circulação. Muito Obrigado.

Daniek
Reinado D.João V
Registado: terça abr 29, 2008 9:30 pm

Re: Circulação de moedas comemorativas de euro

#2 Mensagem por Daniek » quarta jul 13, 2016 1:21 pm

Peço desculpa pelo que vou dizer ,eu mesmo se as recebesse de troco também as recusava, talvez também por as considerar "medalhas", não me despertam interesse , quanto aos bancos ,eles tem o dever de as aceitar como "moeda". Mais facilmente aceitava uma moeda de 5 Euros bimetálica como as finlandesas que de 1,50 ou 2,50 euros das nossas.
Com os melhores cumprimentos
Daniel Silva
--------------------------------------------------------------
Registe-se e ganhe dinheiro para comprar moedas ou notas através do PayPal:
https://www.neobux.com/?r=akapikasso

ruifer
Senhor Escudo da I República
Registado: segunda nov 08, 2004 3:58 am

#3 Mensagem por ruifer » quarta jul 13, 2016 6:14 pm

Por isso mesmo cada vez vou perdendo mais o interesse no colecionismo...já tinha decidido deixar de comprar as emissões bnc, brevemente paro tb com as correntes. Mas fico com pena...será que não existirá maneira de abrir os olhos aos responsáveis antes de acabarem com tudo? Eu não sei que diga nem faça. Hoje enviei um mail para o bp a reportar o sucedido, vou ficar há espera de resposta..

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

#4 Mensagem por Jorge Silva » quarta jul 13, 2016 7:05 pm

Este é um assunto que aqui já foi debatido n vezes.

Estamos a 13 de Julho de 2016 e AINDA persiste a confusão de moedas e medalhas, impressionante, eu estou impressionado.

http://pcb.bportugal.pt/pt-PT/NotaseMoe ... fault.aspx
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Daniek
Reinado D.João V
Registado: terça abr 29, 2008 9:30 pm

#5 Mensagem por Daniek » quarta jul 13, 2016 7:11 pm

O problema são as emissões exageradas de moedas diferentes que metem a circular muitas delas muito mal desenhadas ,sem graça, a meu ver seria mais interessante se essas moedas de 2,5 fossem bimetalicas de tamanho um pouco maior que a de 2 Euros um bordo com a palavra Portugal e o ano da moeda, tenho a certeza que nesses moldes teria mais adeptos a colecionar essas moedas e ate no dia a dia pudessem ser mais utilizadas , não gosto também de moedas muito grandes ,as moedas de prata poderiam também ter a mesma dimensão das de 2 euros. A meu ver deveria sair apenas 1 moeda de 2 euros comemorativa por ano excepto emissões comuns, 2 moedas de 2,5 Euros no maximo 1 moeda de prata e outra de ouro por ano , e a de ouro com um valor mais dignificante proporcional ao valor do ouro a moeda
Com os melhores cumprimentos
Daniel Silva
--------------------------------------------------------------
Registe-se e ganhe dinheiro para comprar moedas ou notas através do PayPal:
https://www.neobux.com/?r=akapikasso

Jorge Silva
Moderador

#6 Mensagem por Jorge Silva » quarta jul 13, 2016 7:29 pm

Cumprimentos

Jorge Silva

Jorge Silva
Moderador

#7 Mensagem por Jorge Silva » quarta jul 13, 2016 8:20 pm

Já contei aqui a minha estória.
A aventura começou quando cheguei á caixa do pingo-doce, apresentei 10 moedas de 2,5 € para pagamento, a senhora da caixa não quis aceitar porque desconhecia a sua existência, chamou o gerente, entretanto acercaram-se inumeros populares, uns eram licenciados em moedas esquisitas outros tinham o bacharelato de moedas impróprias, outros eram e segundo eles doutorados em moedas brancas, estava cercado por gente que percebia e estava dentro do assunto, uns até tinham lá em casa umas moedas muito parecidas, mas inviáveis para o comércio.
O agente de serviço acercou-se e deu o seu bitaite, " ISSO NÃO SÃO MOEDAS", eu perante toda esta situação ainda afinquei mais os pés no chão, e fiquei mais teimoso, e quando sou teimoso torno-me um bocado parvo, mas sou assim de nascença, é genético.
Até que por fim o gerente que era um tipo racional ligou a um dos seus contactos e resolveu aceitar as moedas para pagamento, e eu assim que tive oportunidade dei á senhora da caixa e ao gerente a cópia das perguntas frequentes do banco de Portugal, ao senhor agente não dei nada, porque era autoridade e ele queria me prender.
Cumprimentos

Jorge Silva

franciscogregorio
Reinado D.Carlos
Registado: domingo ago 19, 2012 11:46 pm
Contacto:

#8 Mensagem por franciscogregorio » quinta jul 21, 2016 9:12 pm

Ora bem, este assunto já aqui foi debatido várias vezes. Aqui também: http://forum-numismatica.com/viewtopic.php?f=6&t=96680

Eu das últimas vezes que tenho tentado, nas caixas do supermercado, fico com a imagem de aldrabão que anda tentando enganá-los ( algumas até quase que não se vê o valor facial correspondente inscrito nas mesmas). Por essa forma, desisti de tentar coleccionar, vender, ou fazer algo com esses tipos de moeda portuguesa, não tem a adesão que seria suposta ter pelas quantidades emitidas pela INCM.
Cumprimentos,
Francisco Gregório

Jorge Silva
Moderador

#9 Mensagem por Jorge Silva » sexta jul 22, 2016 5:38 pm

Enquanto "eu" tiver a lei a meu favor não há agente que arreganhe o dente, nem que venha o mais pintado.
Moedas não são Medalhas, existem diferenças entre ambas.
Cumprimentos

Jorge Silva

Santiagorm
Reinado D.Carlos
Registado: quarta fev 29, 2012 7:49 pm

#10 Mensagem por Santiagorm » sexta jul 22, 2016 5:50 pm

Vejo que os amigos tem alguma dificuldade a livrarem-se das moedas comemorativas portuguesas, por isso eu como bom samaritano ofereço-me para ficar com os Lobos que vocês tenham encalhados a mil paus cada. Se tiverem alguma excêntrica a valor facial também não me importo de fazer o sacrifício. :dance:

Responder

Voltar para “Euros de Portugal e restantes países da UE”