Moedas Comemorativas 2€

Tudo relacionado com a moeda da União Europeia

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
hypnotic
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 51
Registado: quinta nov 16, 2006 9:34 am
Localização: Margem Sul
Contacto:

Moedas Comemorativas 2€

#1 Mensagem por hypnotic » terça jan 22, 2008 4:06 pm

2008
Eslovénia
Desenho: 500 aniversário do Nascimento de Primoz Trubar
Descrição: A moeda exibe a efígie de Primož Trubar de perfil. As inscrições "PRIMOŽ TRUBAR" e "1508 • 1586" são visíveis à esquerda e "SLOVENIJA 2008" surge em baixo, à direita. As 12 estrelas da União Europeia são apresentadas em torno da coroa circular externa.
Volume da emissão: 1 milhões de moedas
Data de emissão: Maio de 2008
Imagem

2008
Bélgica
Desenho: 60 Aniversário da Declaração dos Direitos do Homem
Descrição: A moeda apresenta linhas curvas em torno de um rectângulo, onde figura o número 60. Acima do rectângulo, é exibido o ano de emissão (2008) e, em baixo, a inscrição "UNIVERSAL DECLARATION OF HUMAN RIGHTS" (Declaração Universal dos Direitos do Homem). Na parte inferior, é visível o nome do país nas três línguas oficiais: "BELGIE – BELGIQUE – BELGIEN". A insígnia da casa da moeda e a marca do gravador figuram, respectivamente, à esquerda e à direita do desenho. A coroa circular externa da moeda exibe as 12 estrelas da União Europeia.
Volume da emissão: 5 milhões de moedas
Data de emissão: Abril-Maio de 2008
Imagem

2008
República de São Marino
Desenho: Ano Europeu do Diálogo Intercultural
Descrição: A moeda exibe cinco silhuetas humanas como símbolo das culturas das cinco regiões da Europa, bem como os textos sagrados das diferentes comunidades. Abaixo do desenho é visível a inscrição "ANNO EUROPEO DEL DIALOGO INTERCULTURALE" (Ano Europeu do Diálogo Intercultural) e, no topo, "SAN MARINO" e o ano de emissão (2008). As iniciais do artista Ettore Lorenzo Frapiccini (E.L.F.) figuram à direita do desenho e, à esquerda, a insígnia da casa da moeda (R). A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.
Volume da emissão: 130.000 moedas
Data de emissão: Abril de 2008
Imagem


2008
Itália
Desenho: 60.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem
Descrição: A moeda representa um homem e uma mulher com um ramo de oliveira, uma espiga de trigo, uma roda dentada e arame farpado, símbolos do direito à paz, à alimentação, ao trabalho e à liberdade, respectivamente. O monograma da República Italiana (RI) e o ano de emissão (2008) são visíveis entre as duas figuras. A parte inferior da imagem exibe aros quebrados formando o número 60 e a inscrição "DIRITTI UMANI" (direitos humanos). As iniciais da artista Maria Carmela Colaneri (MCC) e a insígnia da casa da moeda (R) surgem à direita. Na coroa circular externa da moeda figuram as 12 estrelas da União Europeia
Volume da emissão: 5 milhões de moedas
Data de emissão: Abril de 2008
Imagem


2008
Luxemburgo
Desenho: Grão-Duque Henri e o "Château de Berg"
Descrição: A moeda apresenta a efígie do Grão-Duque Henri e o "Château de Berg", a residência oficial. No topo é exibido o ano de emissão, 2008, flanqueado pela insígnia da casa da moeda e a marca do gravador. A palavra “LËTZEBUERG” encontra-se inscrita na parte inferior do desenho. Na coroa circular externa da moeda figuram as 12 estrelas da União Europeia.
Volume da emissão: 1,3 milhões de moedas
Data de emissão: Fevereiro de 2008
Imagem


2008
Alemanha
Desenho: Estado federado de Hamburgo
Descrição: A moeda exibe a igreja barroca de S. Michaelis, popularmente conhecida como "Michel", que, tal como a inscrição abaixo da imagem indica, é um dos símbolos da cidade-estado federado de Hamburgo. Na coroa circular externa figuram o ano de emissão (2008), as 12 estrelas da União Europeia e a expressão “BUNDESREPUBLIK DEUTSCHLAND”. A insígnia da casa da moeda é exibida à direita na parte de cima do núcleo da moeda.
Volume da emissão: 30 milhões de moedas
Data de emissão: Fevereiro de 2008
Imagem


2007
Finlândia
Desenho: 90.º aniversário da independência da Finlândia
Descrição: A moeda exibe um barco de nove remos com remadores, simbolizando a colaboração. O ano de emissão (2007) e o ano em que foi declarada a independência (1917) figuram, respectivamente, acima e abaixo da imagem. A insígnia da casa da moeda figura à esquerda dos remos e o "FI" (de Finlândia) à direita. A coroa circular externa da moeda exibe as 12 estrelas da União Europeia.
Volume de emissão: 2 milhões de moedas
Data de emissão: Dezembro de 2007
Imagem

República de São Marino
Desenho: Bicentenário do nascimento de Giuseppe Garibaldi
Descrição: O núcleo da moeda exibe uma efígie de Giuseppe Garibaldi. Ao longo da borda do núcleo da moeda, figuram, à direita da efígie, as palavras "SAN MARINO" e, à esquerda, o ano de emissão (2007). A insígnia da casa da moeda (R) encontra-se gravada à esquerda da efígie, ao passo que as iniciais do artista Ettore Lorenzo Frapiccino (E.L.F.) figuram no bordo esquerdo da parte inferior do núcleo da moeda. As 12 estrelas da União Europeia são apresentadas em torno da coroa circular externa.
Volume de emissão: 130 000 moedas
Data de emissão: Outubro de 2007
Imagem

Cidade do Vaticano
Desenho: 80.º aniversário de Sua Santidade o Papa Bento XVI
Descrição: O núcleo da moeda exibe uma efígie de Sua Santidade o Papa Bento XVI, de perfil virado para a esquerda. Ao longo da borda do núcleo da moeda figura a inscrição "BENEDICTI XVI P.M. AETATIS ANNO LXXX CITTA' DEL VATICANO". À esquerda da efígie, encontram-se gravadas a insígnia da casa da moeda (R), o ano de emissão (2007) e as iniciais do gravador (M.C.C. INC), enquanto que, à direita de efígie, encontra-se inscrito o nome do artista (LONGO). A coroa circular externa da moeda exibe as 12 estrelas da União Europeia.
Volume de emissão: 100 000 moedas
Data de emissão: Setembro - Outubro de 2007
Imagem

Mónaco
Desenho: 25.º aniversário da morte da Princesa Grace
Descrição: A moeda exibe uma efígie da Princesa Grace, à direita da qual figuram a palavra "MONACO", a insígnia da casa da moeda, o ano de emissão (2007) e a marca do gravador. O nome do artista (R.B.BARON) encontra-se inscrito sob o cabelo da princesa. Na coroa circular externa da moeda figuram as 12 estrelas da União Europeia.
Volume de emissão: no máximo, 20 001 moedas
Data de emissão: Julho de 2007
Imagem

Portugal
Desenho: Presidência portuguesa da União Europeia
Descrição: No centro da moeda figura um sobreiro (quercus suber). Por baixo dos ramos são exibidos, do lado esquerdo, o escudo português e, do lado direito, a palavra “PORTUGAL” escrita em três linhas. Inscritos num arco de circunferência ao longo da parte inferior do núcleo da moeda e por baixo da árvore, vêem-se a assinatura da artista (I. Vilar), o ano de emissão (2007), a insígnia da casa da moeda (INCM) e a legenda “PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DA UE”. Na coroa circular externa da moeda figuram as 12 estrelas da União Europeia.
Volume de emissão: 2 milhões de moedas
Data de emissão: Julho de 2007
Imagem

Países da área do euro
Desenho: 50.º aniversário do Tratado de Roma
Descrição: A moeda exibe o documento do Tratado, assinado pelos seis membros fundadores, sobre um fundo que evoca o pavimento (projectado por Michelangelo) da Piazza del Campidoglio em Roma, local onde se realizou a cerimónia de assinatura, em 25 de Março de 1957. As inscrições “Tratado de Roma”, “50 anos” e “EUROPA”, bem como o nome do país emissor, figuram nas respectivas línguas da área do euro ou em latim. Assim, a imagem exibida é igual mas as inscrições variam consoante o país.
O Tratado de Roma instituiu a Comunidade Económica Europeia e levou à introdução do euro em 1999 e ao lançamento em circulação das notas e moedas de euro em 2002. As comemorações do 50.o aniversário tiveram lugar no dia 25 de Março de 2007. Os países da área do euro decidiram celebrar o acontecimento emitindo conjuntamente esta moeda comemorativa. O desenho foi seleccionado na sequência de um concurso organizado pelas casas da moeda europeias.
Volume de emissão: varia de país para país
Data de emissão: 25 de Março de 2007
Imagem

Alemanha
Desenho: Mecklenburg-Vorpommern
Descrição: A moeda exibe o castelo de Schwerin com a inscrição “Mecklenburg-Vorpommern” – o estado federado de Meclemburgo Pomerânia Ocidental onde se situa o castelo. Acima da imagem figura a insígnia da casa da moeda (uma das seguintes letras: “A”, “D”, “F”, “G” ou “J”) e, por baixo, as iniciais do gravador (HH). Na coroa circular externa figuram o ano de cunhagem ( 2007), as 12 estrelas da União Europeia e a expressão “Bundesrepublik Deutschland”.
Volume de emissão: 30 milhões de moedas
Data de emissão: Fevereiro de 2007
Imagem

Luxemburgo
Desenho: Palácio Grão-Ducal
Descrição: A moeda apresenta uma efígie do Grão-Duque Henrique sobreposta a uma imagem do Palácio Grão-Ducal. O ano de cunhagem (2007) é exibido à esquerda com a marca do gravador acima e a insígnia da casa da moeda abaixo. A palavra “LËTZEBUERG” encontra-se inscrita na parte inferior do desenho.
Na coroa circular externa da moeda figuram as 12 estrelas da União Europeia.
Volume de emissão: 1,1 milhões de moedas
Data de emissão: Fevereiro de 2007
Imagem


2006
Cidade do Vaticano
Desenho: 5.º centenário da Guarda Suíça Pontifícia
Descrição: A moeda apresenta um guarda suíço prestando juramento de lealdade ao Papa. A inscrição “GUARDIA SVIZZERA PONTIFICIA” forma um semi-círculo em torno do guarda. Por baixo da bandeira, figura o nome do Estado emissor, “CITTÀ DEL VATICANO”. Do lado esquerdo, por cima da assinatura do gravador “O. ROSSI”, ao longo do mastro da bandeira, encontra-se inscrito o ano de 1506. Do lado direito, por cima do símbolo da casa da moeda “R”, está inscrito o ano de 2006. O anel exterior exibe as 12 estrelas da União Europeia.
Volume de emissão: no máximo, 100 000 moedas
Data de emissão: Novembro de 2006
Imagem

República de São Marino
Desenho: 500.º aniversário da morte de Cristóvão Colombo
Descrição: A moeda apresenta o retrato de Cristóvão Colombo e três caravelas. Por cima do retrato figura a inscrição “SAN MARINO” e, do lado direito, encontram-se uma rosa-dos-ventos e o símbolo da casa da moeda “R”. Por baixo, são exibidas as datas “1506 — 2006”, inscritas num pergaminho. O desenho é circundado pelas 12 estrelas da União Europeia.
Volume de emissão: 120 000 moedas
Data de emissão: Outubro de 2006
Imagem


Finlândia
Desenho: 100.º aniversário do sufrágio universal directo
Descrição: No centro da moeda figuram dois rostos, um masculino e outro feminino, separados por uma linha. Do lado esquerdo dos rostos é exibida a data “1.10.1906” e, do lado direito, o ano de cunhagem com a abreviatura do país (FI): “20 FI 06”. O símbolo da casa da moeda “M” surge ao lado de cada um dos rostos. No anel exterior da moeda figuram as 12 estrelas da União Europeia.
Volume de emissão: no máximo, 2,5 milhões de moedas
Data de emissão: Outubro de 2006
Imagem


Bélgica
Desenho: Atomium
Descrição: No centro da moeda figura uma representação do “Atomium” e à direita da imagem vêem-se as iniciais “LL” do gravador. Junto à base do Atomium vêem-se dois símbolos da casa da moeda. Na coroa circular externa figuram as 12 estrelas da União Europeia, o monograma “B” e o ano de cunhagem, 2006.
Volume de emissão: 5 milhões de moedas
Data de emissão: Abril de 2006
Imagem


Alemanha
Desenho: Schleswig-Holstein
Descrição: No centro da moeda figura uma representação da “Holstentor”, a porta emblemática da cidade de Lübeck, e, por baixo dela, a expressão “Schleswig-Holstein”, o primeiro dos 16 estados federais da Alemanha a ser objecto de comemoração numa moeda de euro. As iniciais “HH” do gravador são exibidas à direita da imagem e, à esquerda, a insígnia da casa da moeda, representada pelas letras “A”, “D”, “F”, “G” ou “J”, dependendo da casa da moeda. Na coroa circular externa figuram o ano de cunhagem, 2006, as 12 estrelas da União Europeia e a expressão “Bundesrepublik Deutschland”.
Volume de emissão: 30 milhões de moedas
Data de emissão: Fevereiro de 2006
Imagem


Itália
Desenho: XX Jogos Olímpicos de Inverno – Turim 2006
Descrição: O centro da moeda apresenta a figura curvilínea de um esquiador em acção. Sobre o esquiador vê-se a expressão “GIOCHI INVERNALI” e, à esquerda, para identificar a localização do Jogos Olímpicos de Inverno, surgem a palavra “TORINO” e a imagem de um dos edifícios simbólicos de Turim, a Mole Antonelliana. O monograma da República Italiana “RI” e a insígnia “R” da casa da moeda figuram também à esquerda do esquiador. O ano de emissão, 2006, e as iniciais “MCC” da desenhadora (Maria Carmela Colaneri) são exibidos à direita da figura. O desenho é circundado pelas 12 estrelas da União Europeia.
Volume de emissão: 40 milhões de moedas
Data de emissão: Janeiro – Fevereiro de 2006
Imagem


Luxemburgo
Desenho: 25.º aniversário do herdeiro ao trono, o Grão-Duque Guillaume
Descrição: No centro da moeda figura a efígie de Sua Alteza Real, o Grão-Duque Henri, sobreposta à efígie do Grão-Duque herdeiro Guillaume. O ano de emissão, 2006, é exibido por debaixo das efígies, flanqueado pela letra “S” e pela insígnia da casa da moeda. A palavra “LËTZEBUERG” surge por cima das efígies. Na coroa circular externa da moeda figuram as 12 estrelas da União Europeia.
Volume de emissão: 1,1 milhões de moedas
Data de emissão: Janeiro de 2006
Imagem


2005


Cidade do Vaticano
Desenho: 20.ª Jornada Mundial da Juventude realizada em Colónia em Agosto de 2005
Descrição: No centro da moeda está representada a Catedral de Colónia, com um cometa atravessando a parte superior do desenho. A expressão “XX GIORNATA MONDIALE DELLA GIOVENTU” está inscrita à volta do bordo superior da imagem central, interrompida pela cauda do cometa e pelos pináculos de duas das torres da catedral, ocupando um deles parte da coroa externa. Doze estrelas estão dispostas num semicírculo na parte superior da coroa circular externa, interrompidas pelo ano de cunhagem (2005) e pelo símbolo da casa da moeda “R”. Por baixo da imagem central, a expressão “CITTÁ DEL VATICANO” forma um semicírculo na coroa externa.
Volume de emissão: 100 000 moedas
Data de emissão: Dezembro de 2005
Imagem


Itália
Desenho: Primeiro aniversário da assinatura da Constituição Europeia
Descrição: No centro da moeda estão representados Europa e o touro. Europa segura uma caneta e o texto da Constituição Europeia. À esquerda da imagem central é visível, em cima, o símbolo da casa da moeda “R”; no bordo inferior figuram as iniciais da gravadora, “MCC” (Maria Carmela Colaneri). À direita, o ano de cunhagem aparece no topo, por cima da cabeça do touro. Na parte inferior da ilustração figura o monograma da República Italiana, “RI”. Na coroa circular externa, a expressão “COSTITUZIONE EUROPEA” forma quase um semicírculo na parte inferior e as doze estrelas ornamentam o resto da coroa.
Volume de emissão: 18 milhões de moedas
Data de emissão: Outubro de 2005
Imagem


Finlândia
Desenho: 60.o aniversário da criação das Nações Unidas e 50.o aniversário da adesão da Finlândia à ONU.
Descrição: A parte central da moeda apresenta uma pomba da paz formada por peças de puzzle. Por baixo da pomba, a inscrição «Finland — UN» à esquerda e o ano de cunhagem à direita formam o bordo da metade inferior da imagem central. Entre o último dígito do ano e a extremidade de uma peça de puzzle é visível a letra «K», que representa a inicial do gravador. A marca da casa da moeda «M» situa-se imediatamente abaixo da representação da pomba da paz. Na coroa circular externa figuram as doze estrelas da União Europeia.
Volume de emissão: 2 milhões de moedas
Data de emissão: Outubro de 2005
Imagem


República de São Marino
Desenho: Ano Internacional da Física 2005
Descrição: A parte central da moeda apresenta uma interpretação livre da pintura alegórica conhecida como «la fisica antica», ou o estudo dos planetas, representando Galileo Galilei. O ano de cunhagem surge debaixo de um globo, colocado sobre uma secretária. À esquerda da imagem é visível o símbolo da casa da moeda «R» e as iniciais do gravador «LDS» figuram à direita. A denominação «San Marino» forma um semicírculo na parte superior da imagem e a expressão «ANNO MONDIALE DELLA FISICA» está disposta no bordo da parte inferior. A coroa circular externa exibe as doze estrelas da União Europeia, separadas pelas extremidades da estrutura estilizada de um átomo, que cobre a totalidade da moeda.
Volume de emissão: 130 000 moedas
Data de emissão: Outubro de 2005
Imagem


Áustria
Desenho: 50.o aniversário do Tratado relativo ao Estado austríaco
Descrição: O centro da moeda exibe uma reprodução das assinaturas e chancelas constantes do Tratado relativo ao Estado austríaco, assinado em Maio de 1955 pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e pelos embaixadores da União Soviética, Reino Unido, EUA e França, bem como pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros austríaco, Leopold Figl. A inscrição «50 JAHRE STAATSVERTRAG» é apresentada por cima das chancelas e o ano de emissão, 2005, figura por baixo. As barras verticais em pano de fundo representam as cores nacionais da Áustria (vermelho-branco-vermelho). A parte externa da moeda exibe as doze estrelas da UE.
Volume de emissão: 7 milhões, no máximo
Data de emissão: 11 de Maio de 2005
Imagem

Espanha
Desenho: quarto centenário da primeira edição do livro “Dom Quixote” (El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha) de Miguel de Cervantes
Descrição: A parte central da moeda apresenta uma imagem de Dom Quixote, empunhando uma lança, e moinhos de vento como pano fundo. À esquerda, encontra-se gravada (incusa) a palavra “ESPAÑA” e, abaixo desta, a marca da casa da moeda “M”. No anel externo da moeda, encontram-se representadas as 12 estrelas da União Europeia, estando quatro delas incusas. O ano de emissão figura na parte inferior.
Volume de emissão: 8 milhões de moedas
Data de emissão: Abril de 2005
Imagem

Bélgica
Desenho: União Económica Belgo-Luxemburguesa
Descrição: As efígies do Grão-Duque Henri do Luxemburgo e do Rei Albert II da Bélgica são apresentadas de perfil (da esquerda para a direita) no centro do desenho, por cima do ano de emissão “2005”. As iniciais do gravador, "LL", surgem na parte inferior à direita. As duas efígies e a data encontram-se rodeadas pelas doze estrelas da UE e pelos monogramas do Grão-Duque Henri, à esquerda, e do Rei Albert II, à direita. Cada um dos dois símbolos da casa da moeda é apresentado entre duas estrelas, na parte inferior da moeda.
Volume de emissão: 6 milhões de moedas, no máximo
Data de emissão: Março/Abril de 2005
Imagem

Luxemburgo
Desenho: 50.º aniversário do Grão-Duque Henri, 5.º aniversário da sua ascensão ao trono e centenário da morte do Grão-Duque Adolphe
Descrição: A efígie de Sua Alteza Real, o Grão-Duque Henri, virado à direita, sobreposta à efígie do ex-Grão-Duque Adolphe é apresentada no centro da moeda. Acima das efígies, encontra-se inscrita a legenda “GRANDS-DUCS DE LUXEMBOURG”. O nomes “HENRI”, com “* 1955” por baixo, e “ADOLPHE”, com “†1905”, figuram abaixo das respectivas efígies. No anel externo da moeda, as 12 estrelas que circundam o desenho encontram-se colocadas entre as letras da palavra “LËTZEBUERG” e a data de emissão, 2005, que se encontra posicionada na parte inferior da moeda e é flanqueada à esquerda pela letra “S” e à direita pelo símbolo da casa da moeda.
Volume de emissão: 2,8 milhões, no máximo
Data de emissão: Janeiro de 2005
Imagem


2004

Cidade do Vaticano
Desenho: 75.º aniversário da fundação do Estado da Cidade do Vaticano
Descrição: A parte interior contém uma representação esquemática das muralhas que delimitam a Cidade do Vaticano com a Basílica de São Pedro em primeiro plano. Exibe também as inscrições “75.º ANNO DELLO STATO” e “1929-2004”, bem como, em letras pequenas, o nome do desenhador “VEROI” e as iniciais do gravador “L.D.S. INC”. No anel externo figuram as 12 estrelas da União Europeia e a inscrição “CITTA' DEL VATICANO”.
Volume de emissão: 100 000 moedas, no máximo.
Data de emissão: 15 de Dezembro de 2004.
Imagem


Itália
Desenho: Quinta década do programa alimentar mundial
Descrição: No centro apresenta-se o globo terrestre, inclinado para a direita e com a inscrição “WORLD FOOD PROGRAMME”. Uma espiga de trigo, uma de milho e outra de arroz, os três cereais que representam os recursos alimentares essenciais do mundo emergem de detrás do globo. À direita do globo, está inscrita a letra “I” sobreposta à letra “R”, em representação da “Repubblica Italiana” e, num plano inferior e com uma dimensão menor, uma combinação das letras U e P, que representam as iniciais da gravadora, Uliana Pernazza. Na parte superior esquerda do globo, figura o símbolo da casa da moeda “R” e, debaixo do globo, o ano de emissão “2004”. As 12 estrelas da União Europeia estão colocadas em torno do anel exterior.
Volume da emissão: 16 milhões de moedas, no máximo.
Data da emissão: 15 de Dezembro de 2004.
Imagem

São Marino
Desenho: Bartolomeo Borghesi (historiador e numismata)
Descrição: o busto de Bartolomeo Borghesi é circundado pelas 12 estrelas da União Europeia, localizadas no círculo exterior da moeda, e pelo ano de emissão “2004”, localizado em baixo, numa posição central. À esquerda do busto encontra-se a inscrição “Bartolomeo Borghesi” e, sobrepondo-se uma à outra, a letra “R” e as iniciais do gravador “E.L.F.”. À direita do busto encontra-se a inscrição “San Marino”.
Volume da emissão: 110 000 de moedas, no máximo.
Data da emissão: Dezembro de 2004.
Imagem

Finlândia
Desenho: Alargamento da União Europeia a dez novos Estados-Membros
Descrição: o desenho representa um pilar estilizado, a partir do qual se erguem rebentos. Os rebentos representam o alargamento da União Europeia e o pilar a base para o crescimento. Perto do pilar estão inscritas as letras “EU”. Na parte superior da moeda aparece o ano “2004”. O desenho é circundado por doze estrelas, bem como pelo ano.
Volume da emissão: 1 000 000 de moedas, no máximo.
Data da emissão: Junho/Julho de 2004.
Imagem


Luxemburgo
Desenho: Efígie e monograma do Grão-Duque Henri
Descrição: a moeda representa, no lado esquerdo da sua parte interior, a efígie de Sua Alteza Real, o Grão-Duque Henri, dirigindo o olhar para a direita, e, no lado direito, o seu monograma (um “H” especial coberto por uma coroa). As 12 estrelas estão dispostas em semicírculo à direita do monograma. Na parte superior do anel figuram, em forma circular, o ano 2004, rodeado por uma marca da casa da moeda e das iniciais do gravador, e a palavra “LËTZEBUERG”. As palavras “HENRI - Grand-Duc de Luxembourg “ figuram na parte inferior do anel.
Volume da emissão: 2,49 milhões de moedas, no máximo.
Data da emissão: 23 de Junho de 2004.
Imagem


Grécia
Desenho: Jogos Olímpicos de Atenas de 2004
Descrição: as doze estrelas da União Europeia colocadas em torno do anel exterior envolvem o desenho de uma estátua da antiguidade que representa um discóbolo no momento do lançamento do disco. A base da estátua sobrepõe-se a uma pequena parte do anel exterior da moeda (parte exterior). O logótipo dos Jogos Olímpicos “ATENAS 2004” e os cinco anéis olímpicos são representados à esquerda, enquanto o algarismo “2” e a palavra “ΕΥΡΩ” se encontram sobrepostos à direita. O ano é inscrito de um lado e do outro da estrela colocada ao centro e em baixo, da seguinte forma: 20*04. O símbolo da casa da moeda encontra-se acima e à esquerda da cabeça do atleta.
Volume da emissão: 50 milhões de moedas, no máximo.
Data da emissão: Março de 2004.
Imagem
Última edição por hypnotic em quarta jul 30, 2008 9:39 am, editado 3 vezes no total.



Avatar do Utilizador
vitornumis
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 393
Registado: quinta nov 18, 2004 6:01 pm
Localização: Braga

#2 Mensagem por vitornumis » terça jan 22, 2008 5:08 pm

Uma excelente compilação!

Parabéns! :biggthumpup:
Vítor Guise

Avatar do Utilizador
moreiraj
Reinado D.Maria II
Mensagens: 250
Registado: quarta jan 02, 2008 5:48 pm
Localização: Maia, Porto

#3 Mensagem por moreiraj » terça jan 22, 2008 5:10 pm

Muito bom e bastante útil ;)

Parabéns

André Nogueira
Reinado D.Maria I
Mensagens: 488
Registado: sábado dez 15, 2007 2:03 pm
Localização: Lisboa

#4 Mensagem por André Nogueira » terça jan 22, 2008 5:35 pm

Já fazia falta um post assim!!
Parabéns pela iniciativa que teve!!

Houve alguma razão para não por a comemorativa de Portugal 2008? (A do 60º aniversário da declaração dos direritos do Homem)

Numis
Reinado D.Afonso IV
Mensagens: 1498
Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am
Localização: Lisboa

#5 Mensagem por Numis » terça jan 22, 2008 6:07 pm

Parabens pela iniciativa :biggthumpup:
Sérgio Fonseca

Avatar do Utilizador
aalves
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3222
Registado: sexta abr 27, 2007 11:19 pm
Localização: Rossas - Vieira do Minho
Contacto:

#6 Mensagem por aalves » terça jan 22, 2008 6:09 pm

Excelente ideia!!
Obrigado por partilhar. :biggthumpup:

oivolf
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1666
Registado: terça jul 10, 2007 10:03 am
Localização: Chaves

#7 Mensagem por oivolf » terça jan 22, 2008 6:18 pm

Bom trabalho, obrigado

Parabéns


Flávio
Flávio

Avatar do Utilizador
reiss
Reinado D.Pedro II
Mensagens: 602
Registado: sábado dez 08, 2007 9:11 am
Localização: Barcelos / Covilhã
Contacto:

#8 Mensagem por reiss » terça jan 22, 2008 6:57 pm

Muito bom, gostei :biggthumpup:
Carpe Diem

Avatar do Utilizador
cajrodrig
Reinado D.Maria I
Mensagens: 465
Registado: sábado dez 24, 2005 12:30 pm
Localização: Massamá

#9 Mensagem por cajrodrig » terça jan 22, 2008 7:28 pm

Excelente
CAJRODRIG[/u]

Avatar do Utilizador
sunny
Reinado D.Carlos
Mensagens: 138
Registado: sexta set 21, 2007 6:54 pm
Localização: Lisboa

#10 Mensagem por sunny » terça jan 22, 2008 7:42 pm

Podia ficar como inamovível. O que acham?

Muito bom! :biggthumpup:
José Pedro

Responder

Voltar para “Euros de Portugal e restantes países da UE”