BARBARIDADE - O Banco de Portugal não aceita EUROS !

Tudo relacionado com a moeda da União Europeia

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
F5000
Reinado D.Luís
Registado: domingo out 16, 2005 6:50 pm

Re: BARBARIDADE - O Banco de Portugal não aceita EUROS !

#31 Mensagem por F5000 » sexta set 27, 2013 10:50 am

Eu acho que se está a fazer uma tempestade num copo de água.

Um indivíduo que tem moedas comemorativas (portuguesas) e quer trocar pelas moedas correntes, só tem que ir ao banco onde tem conta e depositar as ditas moedas.

O banco é obrigado a aceitar as ditas moedas para depósito.

carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Contacto:

#32 Mensagem por carlos47 » sexta set 27, 2013 10:55 am

F5000 Escreveu:Eu acho que se está a fazer uma tempestade num copo de água.

Um indivíduo que tem moedas comemorativas (portuguesas) e quer trocar pelas moedas correntes, só tem que ir ao banco onde tem conta e depositar as ditas moedas.

O banco é obrigado a aceitar as ditas moedas para depósito.
eu partilhava essa sua opinião até há meia hora atrás
mas a partir de agora para mim acabou as comemorativas outras que em prata (e somente adquiridas ao valor da cotação do metal)
já o fazia para as estrangeiras ,
se não é moeda não quero
Última edição por carlos47 em sexta set 27, 2013 11:19 am, editado 2 vezes no total.

jcarlos
Registado: terça jun 17, 2008 12:05 am

#33 Mensagem por jcarlos » sexta set 27, 2013 11:02 am

Boas.

Quanto à recusa do BP para moedas comemorativas, simplesmente, não pode acontecer. Segundo a instituição BP, No caso do euro, as moedas comemorativas, possuem curso legal e poder liberatório. O seu curso legal está circunscrito ao país responsável pela sua emissão.Essa informação encontra-se no ponto 53( Cadernos do Banco de Portugal Notas e Moedas de Euro, nº 8) e no ponto 54 diz que nenhuma instituição nacional, onde a moeda comemorativa tem curso legal, pode ser recusada, desde que o montante não passe as 50 moedas.

Eles fazem as leis, mas depois viram-lhes as costas. É levar lá as moedas e referir estes pontos do caderno 8 do BP.

carlos47
Contacto:

#34 Mensagem por carlos47 » sexta set 27, 2013 11:15 am

sim claro ,por isso quando confrontados com a lei eles não dizem que não aceitam,
somente exigem que se faça uma exposição com os motivos de querer devolver,depois é esperar que venha a decisão
tentam desmotivar as pessoas a devolver
quem sabe se não lhes vai sair o tiro pela culatra se isto for divulgado e as pessoas deixarem de comprar estes bocados de ferro.
digo bem comprar ,pois afinal eu estava errado porque acreditava que a lei fosse para cumprir e que era uma troca,estou revoltadissimo com esta situação inacreditavel

e depois pensem nas consequências disto
as moedas comemorativas ou de colecção segundo a lei podem ser utilizadas e não podem ser recusadas até a um limite de 50 moedas(para as instituições de credito não existe esse limite)
se já antes quase ninguém aceitava estas moedas quem as vai aceitar agora quando se souber que o bp não as aceita? quem quer perder tempo ou ter chatices com isso?
mais uma medida pouco inteligente riscam de matar uma galinha de ovos de ouro para as finanças

dogma73
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo fev 22, 2009 6:01 pm

#35 Mensagem por dogma73 » sexta set 27, 2013 12:14 pm

Independentemente do resultado final estou perplexo com a atitude dos funcionários do banco.
Surreal!
Melhores Cumprimentos
Nuno Brito

E Pluribus Unum

gallery/album.php?album_id=362

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

#36 Mensagem por Jorge Silva » sexta set 27, 2013 6:05 pm

Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Orazal
Reinado D.João VI
Registado: sábado nov 27, 2004 2:48 pm

#37 Mensagem por Orazal » sábado set 28, 2013 5:24 pm

Boas

Aqui atrasado, comprei a facial a um banco da minha cidade, cerca de 500 euros de moedas comemorativas de "copper-nickel", no meio delas, infelizmente vinham cerca de 7 moedas com muito uso (2,50 - Jogos Olímpicos de Pequim), como não as queria por estarem gastas e como não queria depositar nos bancos comerciais, pois são estes que me fornecem as moedas, dirigi-me ao Banco de Portugal no Porto e entreguei-as para troca. A senhora que parece a "dona" do banco ainda torceu o nariz, mas como lhes disse que os culpados eram eles pela falta de informação ao público em geral, lá me trocou as moedas.

Sim eu sei que o valor da minha troca era baixo, talvez se fosse maior torceriam o nariz.

O que é certo é que têm de aceitar, e caso estejam a perder dinheiro, o negócio é mesmo assim, perde-se numas e ganha-se noutras.
Um abraço
Lázaro
--------------
Devemos odiar o pecado e amar ao pecador. (Gandhi)

joseeuro

#38 Mensagem por joseeuro » domingo set 29, 2013 9:16 am

Os bancos comerciais aceitam, mas depois ficam com elas há espera que alguem as lá vá buscar para "coleccionar". Isto porque são obrigados a as receber.

Pelo que sei, alguns bancos neste momento só "pedem" estas moedas a pedido de clientes e deixam de ter "em stock", foi-me dito em duas instituições diferentes o mesmo.

E lembro-me do BPN que tinha um montante enorme em moedas de 8€ do euro 2004, e dizerem que aquilo era um activo "toxico".

Estas moedas obrigatoriamente teem de morrer no cliente, é o destino delas. Os bancos BdP ou comerciais apenas se querem ver livre delas.

- Como foi dito mas simplificando:

Voçe pega numa carica de cerveja :beer: e mete lá 8€, e um colecionador vai e compra-lhe por 8€, (o gajo teve o trabalho de lá escrever o 8€), ora se voçe a devolver e pedir os 8€, (o senhor continua com a carica e perdeu o trabalho)...

Pode-se comprar com elas, ... mas isso é um pouco para as fazer circular, e dar a conhecer.

Isto é o que acontece com as moedas comemorativas tirando as de 2€.

Na frança essas moedas não podem ser devolvidas há casa da moeda (mesmo as emitidas em frança).

Cumps, josé

carlos47
Contacto:

#39 Mensagem por carlos47 » domingo set 29, 2013 10:12 am

Pièces de collection[modifier | modifier le code]

Articles détaillés : Liste des pièces françaises en euro de collection et Euros des régions.
- En 2008, a été lancée la série de la Semeuse cinétique de Joaquin Jimenez, composée de huit pièces de 5 à 500 €. Cette série a pour thème la Semeuse, d'après Oscar Roty, déclinée en sept poses successives (la pièce de 5 € étant à part).
2008 :
5 € en argent, le 01/09/2008 à 2 millions d'exemplaires ;
15 € en argent, le 15/09/2008 à 500 000 exemplaires ;
100 € en or, le 24/11/2008 à 50 000 exemplaires.
2009 :
10 € en argent à 2 millions d'exemplaires ;
25 € en argent à 250 000 exemplaires ;
250 € en or à 25 000 exemplaires.
2010 :
50 € en argent à 100 000 exemplaires;
500 € en or à 25 000 exemplaires.
À noter : seule la pièce de 100 € a été frappée plusieurs fois, en 2008, 2009 et 2010.

- En septembre 2010, a été lancée la série des vingt-sept (26 en 2010 et mayotte en 2011) pièces de 10 € en argent, dites « euros des régions », gravées par Joaquin Jimenez.

- Toutes ces pièces ont valeur légale uniquement en France. Elles peuvent donc être utilisées chez les commerçants.

aparentemente a legislação parece equivalente

Mmatos
Reinado D.Manuel I
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

#40 Mensagem por Mmatos » quarta out 02, 2013 4:04 pm

Eu já tinha alertado para esta situação das moedas comemorativas em Julho de 2012 ( http://www.forum-numismatica.com/viewto ... =6&t=79866 ) e na altura quase toda a gente foi contra aquilo que eu disse. Agora está aqui a prova...

Responder

Voltar para “Euros de Portugal e restantes países da UE”