Ficha Festa dos Taboleiros - Thomar

Temas relacionados com fichas/tokens

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
trm51
Escudinho da II República
Registado: quinta fev 14, 2013 2:21 am

Ficha Festa dos Taboleiros - Thomar

#1 Mensagem por trm51 » terça abr 30, 2019 3:13 pm

Ficha Tomar V.jpg
[attachment=1]Ficha Tomar F.jpg[/attachment

Na procura das fichas que teimam em aparecer encontrei esta pequena peça em alumínio com o diâmetro de 29 mm, EV. em razoável estado de conservação.

Gostaria de saber se me podem esclarecer sobre a possível data de cunhagem (tendo Thomar e não Tomar deverá não ser posterior aos anos 40), a sua utilização e a possível razão da existência da estrela pentagonal no lado oposto ao valor 50.

Os meus agradecimentos,

Teotónio
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

AntonioMota
Reinado D.Filipe III
Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am

Re: Ficha Festa dos Taboleiros - Thomar

#2 Mensagem por AntonioMota » quarta mai 01, 2019 7:12 am

Também fico curioso em conhecer as respostas às questões que levanta; uma bela peça e bem conservada tendo em conta o metal de que é feita e os anos que contará. Parabéns! :D

jsalgado2007
Reinado D.Afonso III
Registado: quinta out 11, 2007 8:12 pm

Re: Ficha Festa dos Taboleiros - Thomar

#3 Mensagem por jsalgado2007 » sexta mai 10, 2019 6:12 pm

ImagemImagem

Um exemplar igual mas sem o 50 e a estrela.
A medalha ou ficha foi feita pela casa gravadora A Mascotte de Eduardo Baptista, é visível no anverso.
A Festa dos Tabuleiros existe desde tempos remotos mas até 1895 era no mês de Junho que se fazia o cortejo anual,
normalmente à 6ª feira.
Desde 1950 até hoje realizara-se 20 Festas, este ano será a 21ª de 29 de Junho a 8 de Julho. Actualmente realizam-se de 4 em 4 anos.
Mas as questões colocadas, a data de cunhagem, a sua utilização a razão da estrela e do "50" para isso já não tenho resposta.
A casa gravadora já existia em 1899. Talvez a organização desta importante festa tenha informação sobre estas questões.

Responder

Voltar para “Fichas/Tokens”