Sabugal - Mendicidade

Temas relacionados com fichas/tokens

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

Sabugal - Mendicidade

#1 Mensagem por PSIMOES » domingo jul 12, 2020 5:32 pm

Será que podem ajudar na identificação e função desta peça?

Imagem Imagem

Pedro Simões

alpinojuan
Reinado D.Maria I
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Re: Sabugal - Mendicidade

#2 Mensagem por alpinojuan » domingo jul 12, 2020 7:06 pm

Caro Pedro

Quando vejo estas chapinhas/plaquinhas recordo sempre os tempos que andei pelas bicicletas e motas.
Esse tipo de placas são sempre formas de atestar a legalidade do que está em questão.

Pelo que está inscrito é a mendicidade, fazendo uma pesquisa rápida no google encontrei um de muitos links, agora deixo o trabalho para si.

https://www.publico.pt/2017/04/25/socie ... vo-1769981

Pelo que vi era proibido "mendigar" em público sem licença, sendo assim presumo que o que tenha em mãos seja a licença para mendigar.

Espero que ajude

Cordialmente
Juan Santos

AdrianoHS
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

#3 Mensagem por AdrianoHS » domingo jul 12, 2020 8:02 pm

Olá, Juan e Pedro.

Fiquei intrigado com essa chapinha e o demonstrado foi uma das coisas mais interessantes que já vi no fórum. É algo que jamais imaginaria, uma autorização oficial para mendigar nesse formato.
Realmente é um conceito totalmente novo para mim.
Obrigado pela partilha e a explicação.

Abraços.

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

#4 Mensagem por PSIMOES » segunda jul 13, 2020 11:23 am

alpinojuan Escreveu:
domingo jul 12, 2020 7:06 pm
Caro Pedro

Quando vejo estas chapinhas/plaquinhas recordo sempre os tempos que andei pelas bicicletas e motas.
Esse tipo de placas são sempre formas de atestar a legalidade do que está em questão.

Pelo que está inscrito é a mendicidade, fazendo uma pesquisa rápida no google encontrei um de muitos links, agora deixo o trabalho para si.

https://www.publico.pt/2017/04/25/socie ... vo-1769981

Pelo que vi era proibido "mendigar" em público sem licença, sendo assim presumo que o que tenha em mãos seja a licença para mendigar.

Espero que ajude

Cordialmente
Juan Santos
É esse o meu entendimento e já andei a investigar, mas o que aparece é apenas no geral...
Pedro Simões

A.Rod
Reinado D.Maria II
Registado: terça fev 24, 2009 9:51 pm

#5 Mensagem por A.Rod » segunda jul 13, 2020 10:05 pm

Mais algo interessante para estudar e pesquisar. Também nunca tinha visto nada igual. De certa forma talvez seja aquilo que já alguém comentou e deu a sua opinião, e indicou um site de consulta, em que se lê leis e contra leis. Isto fez-me lembrar, as famosas licenças para uso de isqueiro, o qual só se podia fazer "debaixo de telha". Contam os mais antigos, que em Coimbra os estudantes em forma de protesto e de ironia, andavam com uma telha, e quando queriam utilizador o utensilio mencionado, colocavam a telha na cabeça, e caso aparece-se a policia, não os podiam multar pois estavam "debaixo de telha".

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

#6 Mensagem por tm1950 » quarta jul 15, 2020 10:54 am

Interessante, sem dúvida. Pela presença dos dois orifícios, diria que seria pregada a qualquer coisa. Talvez fixada numa caixa onde se poderia deixar uma oferta que seria destinada aos mais desfavorecidos.
Mas, a Câmara do Sabugal pode ter uma resposta mais concreta.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Responder

Voltar para “Fichas/Tokens”