Fichas URUGUAY – ARTIGAS – BRASIL

Temas relacionados com fichas/tokens

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Rogbert
Reinado D.João V
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm

Fichas URUGUAY – ARTIGAS – BRASIL

#1 Mensagem por Rogbert » quinta set 16, 2010 1:29 pm

• Mais algumas fichas :
    Fichas URUGUAY – ARTIGAS – BRASIL. Já vi uma foto aqui de algumas destas peças no forum. Existem de bronze e alumínio. Encontrei as de alumínio numeradas de 1 a 20, mais uma com furo no centro e uma em branco, que creio ser uma segunda emissão. As de bronze que devem ser de uma primeira emissão encontrei números diversos, mas só até vinte também, o que me faz crer que só existam mesmo de 1 a 20.

Quem me passou as fichas informou que eram utilizadas basicamente na tosquia, cada ovelha tosquiada valia 1, os números maiores eram para troca das fichas, para diminuir sua quantidade, ao invés de 8 fichas de 1, era trocada por uma de 8, ou duas de 4, etc.

O serviço de tosquia tinha valor definido, (Exemplo 5 reais), então uma ficha de 8 equivalia a 40 reais, que era trocada por mantimentos e bens em um armazém. Este podia ser do dono das ovelhas ou um comerciante local que tinha acordo de as aceitar e trocar por dinheiro com o emissor das fichas.

A mesma pessoa me informou que as fichas podiam ser trocadas por diversos serviços, não só a tosquia. Como por exemplo, pagamento por lenha cortada, serviços de olaria, etc. Sempre tendo por base o valor do serviço da tosquia da ovelha. Faz sentido pois a tosquia ocorre creio que 1 vez por ano, e durante alguns meses, no resto do ano elas estariam a disposição e poderiam ser utilizadas para pagar outros serviços.
    Me informaram também que elas eram utilizadas em ambos os lados da fronteira do Brasil com o Uruguai, e o “URUGUAY – ARTIGAS – BRASIL” escrito nelas me faz acreditar que sim. A pessoa que as possuía e contou do seu uso, confirmou serem usadas no Brasil e que ele mesmo as usou assim quando jovem.

Não posso garantir essas informações, mas parecem fazer sentido, caso alguém tenha alguma informação ou souber de algo diferente, por favor me corrija.

Elas estão descritas no “Catálogo Geral de Moedas Particulares, Vales e Fichas do Brasil" de Alexandre de Barros, no volume 2, páginas 374 e 375, catalogadas como RS54.01 a RS54.03. Lá constam somente 3 tipos da de alumínio, a com furo no centro, a de número 6 e número 10, mas já vi todos os números de 1 a 20, exceto a número 2, que deve existir, mais a em branco e a com furo, as de bronze não constam lá, mas já vi 9 números diferentes, entre 1 a 20, é de se crer que existam também de 1 a 20, não ví com furo ou em branco de bronze.

Abaixo a imagem de algumas delas.

Rogério
Imagem
Imagem

Paulo_Nor
Senhor Escudo da I República
Registado: segunda mai 26, 2008 7:45 pm

Re: Fichas URUGUAY – ARTIGAS – BRASIL

#2 Mensagem por Paulo_Nor » quinta set 16, 2010 9:10 pm

Ola Rogério

Informacoes superinteressantes e para mim, novas. Tenho algumas das fichas em aluminio e broze, mas nao conhecia o seu uso. Conheco bem o catalogo sitado de A Barros - uma ferramenta importante para quem coleciona fichas brasileiras.
Soube mais a respeito do nome Artigas?

Abs
Paulo
Noruega

jsalgado2007
Reinado D.Afonso III
Registado: quinta out 11, 2007 8:12 pm

#3 Mensagem por jsalgado2007 » quinta set 16, 2010 9:22 pm

Penso que o nome de Artigas se refere ao militar e estadista uruguaio, José Gervasio Artigas Arnal ( o 1º apelido Artigas é o paterno, usado
em países de lingua espanhola). Ver http://es.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Gervasio_Artigas. JSalgado

antoniojulio
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: quarta abr 02, 2008 12:11 am

#4 Mensagem por antoniojulio » quinta set 16, 2010 9:31 pm

Bem-vindo ao fórum. :green:
COM OS MEUS CUMPRIMENTOS.
ANTÓNIO JÚLIO

Rogbert
Reinado D.João V

#5 Mensagem por Rogbert » quinta set 16, 2010 11:03 pm

• Caro Paulo_Nor,

Creio que o Artigas na ficha se refere a um local. Copiando uma citação da internet :
    "Artigas é uma cidade do Uruguai, capital do departamento do mesmo nome. E a capital de um departamento mais setentrional do Uruguai. Essa cidade está localizada na fronteira com o Brasil, fazendo divisa com a cidade de Quaraí, no estado do Rio Grande do Sul."
    Por curiosidade, que números de que tipo tem ? Tem duplicadas ? Em breve quanto tiver o número mínimo de posts, pretendo colocar algumas peças para troca ou venda, quem sabe podemos conversar então.
    Um abraço,

Rogério

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

#6 Mensagem por doliveirarod » sexta set 17, 2010 2:24 am

São fichas de tosquia, então Artigas poderia ser o nome de alguma Fazenda lá pela fronteira Brasil/Uruguay, onde sempre houve produção de lã.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Paulo_Nor
Registado: segunda mai 26, 2008 7:45 pm

#7 Mensagem por Paulo_Nor » terça set 21, 2010 8:04 pm

Caro Rogério

Tenho as seguntes de aluminio: 3, 4, 7,8, 11,13 e 14.
De latão: 5, 6,8, 7,11 e 12.
Não tenho repetidas. Será que se consege com comerciantes no RS e SC?
Abs
Paulo
"paulo_nor"

Rogbert
Reinado D.João V

#8 Mensagem por Rogbert » quinta set 23, 2010 11:54 am

• Caro Paulo,
    Estas eu consegui em um lote de um comerciante de antiguidades do RS, que roda as fazendas em busca de peças antigas de alpaca, arreio, cintos e outras coisas. Ele achou as fichas e me passou o lote. Então se é para achar é pelo RS mesmo.
    Eu tenho repetidas sendo :
    Bronze : 5 - 3 peças / 13 - 1 peça / 14 - 1 peça.
    Aluminio : 4 - 3 peças / 11 - 1 peça / 20 - 1 peça / Furo central - 2 peças.
    Assim que atingir meus 15 posts como dito pelas regas do forum, pretendo abrir uma troca ou venda das peças, então se desejar podemos conversar melhor.
    Um abraço.

Rogério

rogerio.o.r
Registado: quinta out 21, 2010 7:24 pm

#9 Mensagem por rogerio.o.r » sexta set 27, 2019 12:13 am

Paulo_Nor Escreveu:
quinta set 16, 2010 9:10 pm
Ola Rogério

Informacoes superinteressantes e para mim, novas. Tenho algumas das fichas em aluminio e broze, mas nao conhecia o seu uso. Conheco bem o catalogo sitado de A Barros - uma ferramenta importante para quem coleciona fichas brasileiras.
Soube mais a respeito do nome Artigas?

Abs
Paulo
Noruega
Alguém tem um exemplar do Catálogo Geral de Moedas Particulares, Vales e Fichas do Brasil Vol.I e Vol II, do Alexandre Barros? Somente neste ano de 2019 que fiquei conhecendo sobre esse catálogo. Eu entrei em contato com o autor, mas ele preferiu deixar morrer um catálogo físico e impresso do que transformar em digital. A única vez que vi esse catálogo a venda foi no site Mercado Livre e custava 400 Reais do Brasil. É isso mesmo! Uma ofensa de 400 Reais! Revoltante!
Se alguém tiver um exemplar e puder digitalizar ou simplesmente tirar fotos para compartilhar a informação, por favor nos avise.
Rogério
Brasil

Responder

Voltar para “Fichas/Tokens”