Ah essa !gil costa Escreveu: ↑terça nov 10, 2020 7:10 pmNão estava a falar da sua Malinka! mas desta besta:
https://www.youtube.com/watch?v=2_SpkdQgsDg


Moderadores: Netfobia, Moderador de Honra
Ah essa !gil costa Escreveu: ↑terça nov 10, 2020 7:10 pmNão estava a falar da sua Malinka! mas desta besta:
https://www.youtube.com/watch?v=2_SpkdQgsDg
Muito obrigado caro Monge ! Vou deixa-la tal e qual mas vou arruma-la na gaveta das "duvidosas" e brevemente vou tentar a lavagem com vinagre ...a ver se recupera a cor que se espera da prata. A questão do peso continua...sempre faltam 2.5g à peça e não acho o desgaste assim tão importanteMonge Escreveu: ↑terça nov 10, 2020 8:23 pmO reflexo cobreado não significa que seja falsa. Basta ver a quantidade de moedas do Museu da INCM que apresentam o mesmo reflexo.
Apesar da minha formação em engenharia química não sei dizer-lhe o porquê. Talvez seja o resultado da migração de iões entre moedas mal arrumadas e em contacto umas com as outras aliadas a um ambiente húmido.
Sinceramente nunca me preocupei em estudar o assunto a fundo.
Uma lavagem com um ácido fraco (vinagre) repõe a moeda na cor original. Se tem dúvida quanto ao teor de prata é ir a uma das muitas casas de compra de ouro e convencê-los a fazer o teste.
Nos anos 80 havia um vendedor a quem eu costumava comprar no Hotel Roma que as punha 24 horas num copo de água com duas ou três gotas de ácido sulfúrico. Seguidamente eram lavadas e deixadas uns dias cobertas com serradura de madeira não resinosa. Ficavam com uma patine linda.
Muito obrigado caro Oliveiradoliveirarod Escreveu: ↑quinta nov 12, 2020 3:32 pmFalsa, fundição banhada à prata.
A autêntica pesaria 25 gramas.
Assino por baixodoliveirarod Escreveu: ↑quinta nov 12, 2020 3:32 pmFalsa, fundição banhada à prata.
A autêntica pesaria 25 gramas.