Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta nov 21, 2018 5:01 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta jun 07, 2018 6:00 am 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
Olá aos colegas do fórum. :hallo:
Partilho com vocês mais uma de minhas aquisições.
Gostaria de saber as opiniões dos colegas numismatas que diferente de mim, têm experiência na área: essas moedas têm valor numismático ou apenas se prestam para investimento financeiro? eu particularmente acho as gravuras, escolhas dos temas e acabamento das peças de um refinamento estético muito interessante...Mas... e entre os numismatas de carreira..elas têm algum valor além do óbvio? :think: :think:
cunhagem: 75 mil peças + um pequeno número de peças proof.
Período de cunhagem: 1982 a 1988
Foram- de certo modo- as precursoras das "American silver eagles" lançadas a partir de 1987 pela U.S Mint.
Estas "american prospector"- Engelhard (em função da cunhagem) podem ser consideradas peças raras??
Neste site há bastante informação sobre as mesmas:

http://allengelhard.com/definitive-page ... rd-rounds/

Aguardo suas opiniões...Toda e qualquer é sempre bem vinda. :thumbupleft:

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: quinta jun 07, 2018 6:02 am 
Desligado
Reinado D.Luís

...mais estas fotos que reduzi a partir das originais tiradas com a câmera digital...

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: quinta jun 07, 2018 8:14 am 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Estas peças de formato monetiforme (chamemos-lhe assim, pois não podem ser consideradas moedas uma vez que
não têm valor fiduciário), no meu ponto de vista servem apenas como investimento e não têm valor numismático.
É evidente que se trata, na maior parte das vezes, de peças bonitas, bem apelativas e que facilmente cativam, o "consumidor" deste tipo de produto.
Nada tenho contra quem "junta" estas peças, chamando-lhe colecção mas, sem valor numismático ou seja valem, no momento da venda (salvo raras excepções), a cotação do metal de que são feitas e, por vezes, até inferior ao preço
de compra. :(
Refiro-me a Portugal, como é óbvio, e esta é a minha opinião, que "vale o que vale" e ... nada mais! :thumbupleft:

MensagemEnviado: quinta jun 07, 2018 2:42 pm 
Desligado
Reinado D.José

Registado: terça nov 30, 2004 12:15 am
O valor de uma peça é o valor que o comprador acha que pode dar e que o vendedor possa aceitar.
Este tipo de onças (normalmente estas peças têm uma onça troy) que mostra, pessoalmente não gosto delas, agora as onças ou bullians coins como os do Panda da China, Bretânia, Anos lunares da Australia, Koalas, entre outra são muito mais trabalhasdas e essas sim têm tendência a valorizar mais que o valor do metal.

MensagemEnviado: quinta jun 07, 2018 10:41 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
Para mim moedas são aqueles pequenos discos que tilintam nos balcões na altura do pagamento.
Tudo os mais, Proofs, espelhadas, comemorativas só para vender a coleccionadores, moedas não lançadas em circulação, etc, etc, são apenas medalhas sem qq interesse numismático.

MensagemEnviado: domingo jun 17, 2018 12:58 am 
Desligado
Reinado D.Luís

olá, boa noite a todos! :D
Agradeço a todos que expressaram sua opinião aqui. Respeito o pensamento de todos, embora discorde.
Me explico: Para mim essas moedas bullion ou mais precisamente (peças "monetiformes"- como bem frisou nosso amigo na 1ª resposta) são perfeitamente válidas como objetos de colecionismo numismático - assim como as moedas oficiais.
A distinção que faço entre as moedas bullion e as moedas tradicionais é basicamente que as primeiras têm PRIORITARIAMENTE a função básica para a qual foram cunhadas - ou seja- INVESTIMENTO FINANCEIRO. Enquanto que as segundas têm um VALOR HISTÓRICO INTRÍNSICO AGREGADO. óbvio que ambas podem ser perfeitamente usadas/tratadas como simples MERCADORIA (assim como um diamante, uma pérola, ou um bracelete de ouro) a depender do grau de valor que cada pessoa lhes confere (somente numismático ou puramente financeiro ou então um misto de ambos).
Resumindo: em 2014 comprei uma peça da american silver eagle dos E.U.A e guardei na minha coleção. As demais que adquiri nos anos seguintes, mantenho APENAS como investimento financeiro (pois o futuro político- econômico-social em nosso conturbado país não dá mole aos desprecavidos) :duel: e se um dia por algum motivo de aperto financeiro tiver de me desfazer de alguma peça da minha coleção cunhada em metal precioso- as "bullions" 999 de prata e ouro serão as primeiras a serem negociadas, enquanto as moedas oficiais cunhadas em metal nobre ou nem tanto(por exemplo:minha dime dollar 1847 ou meu vintém de 1920) serão as últimas que cogitaria em uma possível venda.
Era isso... forte abraço a todos! :hallo:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: