8 Reales Felipe III

Moderadores: Netfobia, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Rodrigues
Reinado D.Luís
Registado: sábado nov 17, 2018 1:30 pm

8 Reales Felipe III

#1 Mensagem por Rodrigues » quarta jul 03, 2019 4:47 pm

Caros foristas, apresento-lhes este exemplar da minha singela coleção: uma moeda macuquina de 8 Reales, de Felipe III, cunhada em Potosi, Bolívia, entre os anos de 1613 e 1616, sendo ensaiador Agustin de La Quadra. As letras "P" e "Q" do ensaiador estão pouco visíveis, mas olhando a moeda de perto e comparando com outros exemplares do reinado de Felipe III, de diferentes ensaiadores, não restam dúvidas de que se trata de um exemplar cunhado por La Quadra. A moeda tem cerca de 37 mm e pesa 27, 3 gramas.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Re: 8 Reales Felipe III

#2 Mensagem por doliveirarod » quarta jul 03, 2019 11:56 pm

Muito boa! Dá p/ ver a curva do Q. É algo escassa, pega preços bons.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

silvio2
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#3 Mensagem por silvio2 » quinta jul 04, 2019 8:38 am

Apesar do seu EC, é um exemplar bem interessante e coleccionável, claro!
(ainda para mais sendo algo escassa) :D
Parabéns e obrigado por partilhar. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Rodrigues
Reinado D.Luís

#4 Mensagem por Rodrigues » quinta jul 04, 2019 11:49 am

:thumbupleft:
doliveirarod Escreveu:Muito boa! Dá p/ ver a curva do Q. É algo escassa, pega preços bons.

Rodrigues
Reinado D.Luís

#5 Mensagem por Rodrigues » quinta jul 04, 2019 11:55 am

silvio2 Escreveu:Apesar do seu EC, é um exemplar bem interessante e coleccionável, claro!
(ainda para mais sendo algo escassa) :D
Parabéns e obrigado por partilhar. :thumbupleft:
A aparência desse exemplar se deve mais à cunhagem do que à circulação. Observe que o escudo e algumas letras estão praticamente intactos. Estas moedas eram cunhadas à martelo e se destinavam aos mercados da Ásia, onde eram trocadas por seda, porcelana e outros bens orientais valorizados pelos europeus à época. Como os chineses se preocupavam mais com o peso da prata do que com aspectos estéticos, não havia também grande primor na cunhagem. Comparado a outros exemplares que vejo em sites especializados, creio que esta está num bom EC.

silvio2
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#6 Mensagem por silvio2 » quinta jul 04, 2019 12:10 pm

Rodrigues Escreveu: (...//...)
A aparência desse exemplar se deve mais à cunhagem do que à circulação.
(...//...)
Caro amigo Rodrigues, não me parece que o EC se deva "mais à cunhagem do que à circulação", com todo o respeito pela sua afirmação. ;)
:beer:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Rodrigues
Reinado D.Luís

#7 Mensagem por Rodrigues » quinta jul 04, 2019 1:50 pm

silvio2 Escreveu:
(...//...)
Caro amigo Rodrigues, não me parece que o EC se deva "mais à cunhagem do que à circulação", com todo o respeito pela sua afirmação. ;)
Caro amigo Sílvio, eu tenho pesquisado sobre macuquinas, mas de qualquer forma não sou uma autoridade no assunto. Pode ser que você tenha razão! Não é porque o exemplar é meu, mas particularmente não vejo na moeda desgaste por circulação e sei que esse tipo de moeda tinha uma cunhagem digamos meio tosca, já que o mercado à qual se destinava não exigia um refinamento na sua produção. O que valia para os orientais era o peso da prata. De qualquer modo, obrigado pela observação! Vou pesquisar um pouco mais a respeito. :beer:

AdrianoHS
Reinado D.José
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

#8 Mensagem por AdrianoHS » quinta jul 04, 2019 2:39 pm

Rodrigues Escreveu:
silvio2 Escreveu:
(...//...)
Caro amigo Sílvio, eu tenho pesquisado sobre macuquinas, mas de qualquer forma não sou uma autoridade no assunto. Pode ser que você tenha razão! Não é porque o exemplar é meu, mas particularmente não vejo na moeda desgaste por circulação e sei que esse tipo de moeda tinha uma cunhagem digamos meio tosca, já que o mercado à qual se destinava não exigia um refinamento na sua produção. O que valia para os orientais era o peso da prata. De qualquer modo, obrigado pela observação! Vou pesquisar um pouco mais a respeito. :beer:
Olá, Rodrigues.

Está correto na observação, macuquinas são realmente apenas um meio amoedado para troca de prata (já que era garantido em peso e toque do metal por um estado), não haviam mais requintes em sua produção sendo o mais pragmático possível sua cunhagem, por isso a aparência desleixada. Geralmente mandadas para o entreposto espanhol das Filipinas afim de abastecer os chineses que transformariam a prata em itens diversos para seu consumo interno. Está magnífica a peça (possuo uma de um real Potosi, mais humilde :biglaugh: ) e, como foi dito, tem bom valor de mercado.
Parabéns pela linda macuquina. :hallo: :beer: :rotate:

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#9 Mensagem por MCarvalho » quinta jul 04, 2019 3:48 pm

É relativo...
As macuquinas circularam também por aqui (Península Ibérica), como moeda de curso normal (e vão aparecendo). A produção irregular é típica, mas há algum desgaste sobre a prata, que será de uso. Nada de mais, no entanto.

Acho-as sempre muito ricas, as sobreposições de todos os escudos e símbolos heráldicos mostra bem a dimensão do que foi a Grande Ibéria dos Habsburgo (ou dos Áustrias, como também lhes chamamos aqui).

Apesar de aparecer noutras moedas, inclusivamente do pai de Filipe III, Filipe II (I de Portugal), não traz o escudo português, mas... vejam só os domínios e os títulos familiares daquela gente:

Imagem
MCarvalho

AdrianoHS
Reinado D.José
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

#10 Mensagem por AdrianoHS » quinta jul 04, 2019 4:30 pm

MCarvalho Escreveu:É relativo...
As macuquinas circularam também por aqui (Península Ibérica), como moeda de curso normal (e vão aparecendo). A produção irregular é típica, mas há algum desgaste sobre a prata, que será de uso. Nada de mais, no entanto.

Acho-as sempre muito ricas, as sobreposições de todos os escudos e símbolos heráldicos mostra bem a dimensão do que foi a Grande Ibéria dos Habsburgo (ou dos Áustrias, como também lhes chamamos aqui).

Apesar de aparecer noutras moedas, inclusivamente do pai de Filipe III, Filipe II (I de Portugal), não traz o escudo português, mas... vejam só os domínios e os títulos familiares daquela gente:

Imagem
Belo mapeamento do escudo, Carvalho.
São peças bastante originais.
A genialidade do padrão prata espanhol global está justamente nisso. Atendia mercados que desejavam apenas o metal e também atendia outros mercados (além de seu próprio) como meio circulante regular, isso com a mesma peça. Esse ajustamento extrínseco/intrínseco conforme o contexto transformou o mundo em seu tempo. Li um livro sobre esse trânsito para as Filipinas da prata amoedada do México e do Perú, não me lembro o nome, depois coloco como sugestão.
Até aqui no Brasil as macuquinas tiveram presença (tanto formal/informal).
É uma das emissões mundiais mais interessantes, bastante desejadas. Pena não serem muito baratas.

Abraço, Carvalho. :beer: :rotate:

Responder

Voltar para “Américas”