8 Reales Felipe III

Moderadores: Netfobia, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: 8 Reales Felipe III

#11 Mensagem por MCarvalho » quinta jul 04, 2019 4:40 pm

Já agora, mantendo essa dinâmica, a peça de 8 também está, juntamente com o seu primo taller, na origem do dólar norte-americano, que, para quem se lembra ainda, foi a moeda universal até há uns anos atrás :D

Abraço

MCarvalho

Rodrigues
Reinado D.Luís
Registado: sábado nov 17, 2018 1:30 pm

#12 Mensagem por Rodrigues » quinta jul 04, 2019 4:46 pm

AdrianoHS Escreveu:
Rodrigues Escreveu:
silvio2 Escreveu: Caro amigo Rodrigues, não me parece que o EC se deva "mais à cunhagem do que à circulação", com todo o respeito pela sua afirmação. ;)
:beer:
Caro amigo Sílvio, eu tenho pesquisado sobre macuquinas, mas de qualquer forma não sou uma autoridade no assunto. Pode ser que você tenha razão! Não é porque o exemplar é meu, mas particularmente não vejo na moeda desgaste por circulação e sei que esse tipo de moeda tinha uma cunhagem digamos meio tosca, já que o mercado à qual se destinava não exigia um refinamento na sua produção. O que valia para os orientais era o peso da prata. De qualquer modo, obrigado pela observação! Vou pesquisar um pouco mais a respeito. :beer:
Olá, Rodrigues.

Está correto na observação, macuquinas são realmente apenas um meio amoedado para troca de prata (já que era garantido em peso e toque do metal por um estado), não haviam mais requintes em sua produção sendo o mais pragmático possível sua cunhagem, por isso a aparência desleixada. Geralmente mandadas para o entreposto espanhol das Filipinas afim de abastecer os chineses que transformariam a prata em itens diversos para seu consumo interno. Está magnífica a peça (possuo uma de um real Potosi, mais humilde :biglaugh: ) e, como foi dito, tem bom valor de mercado.
Parabéns pela linda macuquina. :hallo: :beer: :rotate:
:thumbupleft: Obrigado, caro Adriano! :beer:

Rodrigues
Reinado D.Luís

#13 Mensagem por Rodrigues » quinta jul 04, 2019 4:49 pm

MCarvalho Escreveu:É relativo...
As macuquinas circularam também por aqui (Península Ibérica), como moeda de curso normal (e vão aparecendo). A produção irregular é típica, mas há algum desgaste sobre a prata, que será de uso. Nada de mais, no entanto.

Acho-as sempre muito ricas, as sobreposições de todos os escudos e símbolos heráldicos mostra bem a dimensão do que foi a Grande Ibéria dos Habsburgo (ou dos Áustrias, como também lhes chamamos aqui).

Apesar de aparecer noutras moedas, inclusivamente do pai de Filipe III, Filipe II (I de Portugal), não traz o escudo português, mas... vejam só os domínios e os títulos familiares daquela gente:

Imagem
Verdadeira aula! Obrigado pelas informações! :beer:

AdrianoHS
Reinado D.João V
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

#14 Mensagem por AdrianoHS » quinta jul 04, 2019 4:59 pm

Não resisti e apresento a pequenina recém negociada, de um, hoje, bom amigo graças às moedinhas. :biglaugh:
Um real
P....potosi
E...Escalante
736...ano, data dupla

Obs. Claro que jamais se equiparará a um imponente 8 reales. :hallo: :beer: :erofl:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Rodrigues
Reinado D.Luís

#15 Mensagem por Rodrigues » quinta jul 04, 2019 5:39 pm

AdrianoHS Escreveu:Não resisti e apresento a pequenina recém negociada, de um, hoje, bom amigo graças às moedinhas. :biglaugh:
Um real
P....potosi
E...Escalante
736...ano, data dupla

Obs. Claro que jamais se equiparará a um imponente 8 reales. :hallo: :beer: :erofl:
Lindo exemplar do reinado de Felipe V! Parabéns pela aquisição! :thumbupleft:

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

#16 Mensagem por doliveirarod » quinta jul 04, 2019 11:55 pm

essa última já é do tipo colunário. Depois de um escândalo havido em Potosi, na qual houve roubo de metal e adulteração na liga dos COBs, abandonou-se o tipo anterior, "contaminado", adotando-se o novo, com colunas, cerca de 1653/54, se não me falha a memória.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Responder

Voltar para “Américas”