Rupie e Pesa 1890 - África Oriental Alemã

Moderadores: Netfobia, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Sugarfree
Reinado D.João VI
Registado: segunda jan 23, 2012 12:32 pm

Rupie e Pesa 1890 - África Oriental Alemã

#1 Mensagem por Sugarfree » quarta jan 16, 2013 12:35 am

Podia começar por agradecer ao Jdickson por me ter "viciado" neste tipo de moedas emitidas para as colónias europeias...mas eu normalmente não agradeço a quem me faz gastar €€€ :redtounge:

Fora de brincadeiras aqui fica "Eine Rupie" que gostei imenso e que ainda não tinha visto no fórum:

Imagem

E 1 Pesa do mesmo ano:

Imagem

Provavelmente só daqui a um mês e muito é que chegam aqui a casa com a primas (foram 4 no total :1zhelp:) mas como as fotos do vendedor são IMENSAMENTE melhores que as minhas fica já aqui o registo.

PS: O agradecimento é mesmo sincero...algumas destas moedas são lindíssimas mesmo que venham num tijolo :thumbs:

Abraço

EDIT: Visto serem do mesmo território (e ano) em vez de abrir um novo tópico juntei a moeda de 1 Pesa 1890 à Rupie que assim até fica melhor acompanhada ;)
Última edição por Sugarfree em quarta jan 16, 2013 11:28 am, editado 2 vezes no total.

felippe
Reinado D.Miguel
Registado: terça mai 22, 2012 6:03 pm

Re: Rupie 1890 - África Oriental Alemã

#2 Mensagem por felippe » quarta jan 16, 2013 12:37 am

:eek:
Muito bonita essa moeda, :clap3:

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

#3 Mensagem por jdickson » quarta jan 16, 2013 1:58 am

Sugarfree Escreveu:Podia começar por agradecer ao Jdickson por me ter "viciado" neste tipo de moedas emitidas para as colónias europeias...mas eu normalmente não agradeço a quem me faz gastar €€€ :redtounge:

Fora de brincadeiras aqui fica "Eine Rupie" que gostei imenso e que ainda não tinha visto no fórum:

Imagem

Provavelmente só daqui a um mês e muito é que chega aqui a casa com a primas (foram 4 no total :1zhelp:) mas como as fotos do vendedor são IMENSAMENTE melhores que as minhas fica já aqui o registo.

PS: O agradecimento é mesmo sincero...algumas destas moedas são lindíssimas mesmo que venham num tijolo :thumbs:

Abraço
Ora, é um enorme prazer constatar que o bom gosto é contagioso (cof!cof!) :biglaugh:
Mas a sério, parabéns pela aquisição, é seguramente das rupias mais bonitas que tenho visto e que me faz quase tanta inveja como aqueles III reis de D. José... :claps: :claps: :claps:
Agora é continuar no bom caminho e desde já digo que as moedas mais espectaculares de todas as das ex-colónias que conheço, são as de prata da Nova Guiné Alemã e o franco da Martinique. As primeiras, em estados superiores são muito caras e o franco...bem, esse não o consigo ver em EC decente sequer.
Abraço
PS:-estava-me a esquecer de uma outra série de moedas de que ainda gosto mais e que o desafio a procurar: a série de 10, 25 e 50 piastras de prata de 1929-1936 do Líbano sob administração francesa. Pessoalmente considero o expoente máximo de beleza, chamemos-lhe "clássica", numa moeda. Ainda não pus a vista em nenhuma em estado melhor que MBC...

dogma73
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo fev 22, 2009 6:01 pm

#4 Mensagem por dogma73 » quarta jan 16, 2013 2:32 am

Recentemente num post do colega jdickson ( http://www.forum-numismatica.com/viewto ... A3#p684290 ) tive oportunidade de transmitir que andava a procura de uma coisinha destas...Estas cunhagens são fantásticas e muito possivelmente vão levar a que "abra os cordões à bolsa"...apenas uma questão de tempo.
Esta está seguramente no top 10 das minhas cunhagens preferidas.
Parabéns pela excelente aquisição :beer:
Última edição por dogma73 em quarta jan 16, 2013 2:56 am, editado 1 vez no total.
Melhores Cumprimentos
Nuno Brito

E Pluribus Unum

gallery/album.php?album_id=362

Sugarfree
Reinado D.João VI

#5 Mensagem por Sugarfree » quarta jan 16, 2013 2:49 am

Resisti ao "bom gosto" o máximo que consegui ( :angel: ) e estas compras até foram fruto do acaso dado que o meu interesse eram umas moedas Portuguesas da mesma proveniência...mas como o preço passou o que eu achava "razoável" decidi ver outros lotes :2evil:

Por acaso estou bastante curioso para ver o "estado" desta menina...tenho uns 50 centavos 1931 MS-65 fantásticos comprados na mesma fonte cujas fotos estão bastante parecidas com esta rupia (amareladas) e como a classificação é a mesma espero que estejam semelhantes :D

Vou fazer uma pesquisa só por curiosidade as piastras e ao franco de martinique mas sem grandes pretensões dado que o meu "amor verdadeiro" é outro e as "aventuras" tem um budget mais apertado :biglaugh:

Amanhã vou tentar postar as outras 3 aquisições mas penso que todas já tem tópicos, Pysa de Zanzibar, Pesa 1890 também da africa oriental alemã e uns 10 Centimes das colónias francesas 1844 que licitei sem qualquer tipo de pretensão mas que no final também caiu no saco.

Abraço

Zé Cardoso
Reinado D.Sancho I
Registado: segunda nov 28, 2011 8:48 pm

Re: Rupie e Pesa 1890 - África Oriental Alemã

#6 Mensagem por Zé Cardoso » quarta jan 16, 2013 7:40 pm

A de uma rúpia está, particularmente, maravilhosa!!! Essas moedas já são
escassas, e com essa conservação... Parabéns pelas aquisições!!!

jardineiro
Reinado D.Afonso III
Registado: sábado set 13, 2008 3:20 pm

#7 Mensagem por jardineiro » quarta jan 16, 2013 8:46 pm

A sua rupia está um espanto
Aproveito para mostrar as minhas.

ImagemImagem
ImagemImagem
ImagemImagem
R & F

Sugarfree
Reinado D.João VI

#8 Mensagem por Sugarfree » quarta jan 16, 2013 11:58 pm

Por acaso limpou alguma dessas Rupias? Digo isto porque a cor parece pouco natural embora isso possa ser efeito da foto :think:

Com a quantidade de diferentes moedas/datas que existem isto vai ser um "hobby" que me vai levar imenso tempo...mas assim é que eu gosto deles :thumbs:

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

#9 Mensagem por jdickson » quinta jan 17, 2013 12:40 am

Caro Fernando e mantendo o tema geral de moedas das ex-colónias europeias, esta é a melhor que vi à venda, mas está demasiado cara para a moeda que é. Imagine a moeda soberba e tente descobrir os detalhes ali presentes...acho esta moeda de uma elegância extrema, nas duas faces (mais ainda a de 50 piastras, pela escala) :thumbupleft:
ImagemImagem

Sugarfree
Reinado D.João VI

#10 Mensagem por Sugarfree » quinta jan 17, 2013 1:13 am

Encontrei uma ou duas em estados superiores mas "Essai" e até fui ver no Krause se tinha circulado e pelo que vejo foram todas postas em circulação...a de 50 Piastres tem como tiragem: 1929: 500,000, 1933: 200,000 e 1936: 400,000 ... é estranho não se encontrarem pelo menos algumas UNC :think:

De facto são extremamente belas, como leigo estou a ficar muito surpreendido com alguns dos exemplares que tenho encontrado. Tanto que não tenho grande inclinação para as moedas das nossas colonias (patriotismos à parte) e estou a divertir-me imenso a pesquisar estes exemplares :thumbs:

EDIT: Imagem do "Essai":

Imagem

Responder

Voltar para “África”