As insígnias nos Retratos Inéditos do Rei D. João VI

Zona de discussão sobre as medalhas e condecorações

Moderadores: insvlano, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
EngTrig
Reinado D.Luís
Registado: sexta mar 29, 2013 12:11 pm
Contacto:

As insígnias nos Retratos Inéditos do Rei D. João VI

#1 Mensagem por EngTrig » domingo mai 19, 2019 11:50 am

Bom dia a todos,

Dou conhecimento da publicação no Rio de Janeiro do meu último trabalho, que tem um pouco de tudo, numismática e medahística, mas sobretudo emblemática das insígnias e condecorações das Ordens Militares. Faz parte do catálogo da exposição "O Retrato do Rei D. João VI", do qual dou notícia aos foristas eventualmente interessados em ter um exemplar.
Só agora recebi uma pequena quantidade destes catálogos para distribuição em Portugal. Quem o quiser encomendar agradeço que faça a sua encomenda pelo meu correio editorial, editor@estudosdenumismática.org. Tem um custo de euros 25,00 para entrega em mão (p. ex., na Feira da Revista Moeda no Hotel Roma no próximo dia 25 de maio), ou de euros 30,00 se enviado por correio em embalagem de segurança.

Imagem

Posso dizer que este catálogo é uma obra-prima gráfica e revela retratos inéditos do rei mais emblemático da nossa história luso-brasileira, o único rei do Reino Unido de Portugal e do Brasil. Foi lançado no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro a 28 de Março passado, e abaixo transcrevo o que dele publicou a nossa Embaixada em Brasília:
«A exposição “O retrato do rei D. João VI”, com curadoria do diretor do Museu Histórico Nacional, Paulo Knauss de Mendonça, reuniu um inédito acervo de retratos de D. João. Partindo da medalha comemorativa da aclamação do rei, apresenta-se a figuração da personagem histórica na pintura em sua relação com retratos, leques, moedas e medalhas, realçando ainda a importância das insígnias.
Até hoje, D. João é o único monarca europeu entronizado nas Américas.
O catálogo de 160 páginas, organizado por Paulo Knauss de Mendonça, conta com textos do curador e dos investigadores portugueses Patrícia Telles e António M. Trigueiros, bem como imagens de todas as peças da exposição realizada no Museu Histórico Nacional.»

Melhores cumprimentos,
António M Trigueiros

Responder

Voltar para “Medalhas e Condecorações”