Medalha Romana?

Zona de discussão sobre as medalhas e condecorações

Moderadores: insvlano, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Luís B.
Reinado D.Afonso IV
Registado: domingo out 10, 2010 11:30 am

Re: Medalha Romana?

#11 Mensagem por Luís B. » quinta fev 24, 2011 11:33 pm

Já falei com uma arqueologa acerca da acção dos detectoristas e aquilo foi uma conversa bem animada! Eles, basicamente, preferem ter uma actividade desregulada, mas que existe, e onde diariamente são efectuados autenticos crimes de lesa-pátria, quando, se a actividade fosse regulada, nada disso se passaria e os arqueologos até poderiam ter intervenção nessa regulação. Assim, tapam o sol com a peneira e é ver o património a ser vandalizado por gente se escrupulos. Eu defendo o detectorismo, regulado, fora de sitios arqueologicos. [aqui a discussão foi animada, pois os arqueologos são pela proibição total e absoluta, pois qualquer em qqr terreno pode existir um sitio arqueologico, apenas ainda não foi identificado]

CARPE DIEM

Luís

Nascimento
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo set 09, 2007 5:07 pm

#12 Mensagem por Nascimento » quinta fev 24, 2011 11:46 pm

Apenas para informar, que em Inglaterra 60% dos Tesouros expostos ao publico(Museus) proveem de Detectoristas de Metais...
Nascimento

DanteD
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
Contacto:

#13 Mensagem por DanteD » sexta fev 25, 2011 4:54 am

nacimento, estou me torcendo de vontade de ver a foto desta medalha, mas só vejo o sapinho do imageshack... será porque???? e o problema é exclusivo em suas postagens!!!todas outras do forum vejo normal...e pelo jeito só comigo e com o paulo alex........

DanteD
Contacto:

#14 Mensagem por DanteD » sexta fev 25, 2011 4:57 am

eis a única coisa q vejo em alguns de seu tópicos, se alguem souber explicar o porque... Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Nascimento
Reinado D.Sancho I

#15 Mensagem por Nascimento » sexta fev 25, 2011 11:19 am

DanteD Escreveu:nacimento, estou me torcendo de vontade de ver a foto desta medalha, mas só vejo o sapinho do imageshack... será porque???? e o problema é exclusivo em suas postagens!!!todas outras do forum vejo normal...e pelo jeito só comigo e com o paulo alex........
Não entendo o porqué... :think: porque será, vou tentar colocar em outro lugar...
Nascimento

Nascimento
Reinado D.Sancho I

#16 Mensagem por Nascimento » sexta fev 25, 2011 11:25 am

E agora?...coloquei aqui...Tinypic

Imagem
Imagem

Imagem
Nascimento

DanteD
Contacto:

#17 Mensagem por DanteD » sexta fev 25, 2011 1:53 pm

agora eu vejo !!é uma pena q em seus leilões só esteja enchergando o bendito sapinho!!!..nascimento, esta medalha foi encontrado com moedas de qual periodo? 4 , 5 século??...me parece s cristovão, é um dos santos catolicos mais antigos, do século 3..padroeiro dos viajantes e peregrinos. a figura do outro lado parece uma estilização de cristo ..com certeza é um tipo de medalha religiosa, u m tipo de amuleto usado por peregrinos(pode ter sido colocada para "proteger" o tesouro enterrado...... o ideal seria vc filmar ou fotografar qd fizer estes achados,para se ver a dispozição q as peças estavam na terra,pois pode ser algo contepôraneo as moedas q encontrou, ou posterior...um arqueologo qd escava, o faz por camadas, e atribui a cada uma, uma época, portanto podem existir artefatos de periodos diferentes coincidentemente em um só lugar.para mim é uma medalha do inicio da idade média, pelo estilo do q julgo ser cristo.... é de bronze ou chumbo?são muito comuns estas medalhas em chumbo...

Nascimento
Reinado D.Sancho I

#18 Mensagem por Nascimento » sexta fev 25, 2011 2:34 pm

Ésta medalha veio junto de um lote de moedas Romanas(apenas), que se encontram (pequena parte) na minha venda.
Parece cobre, agora com a medalha ampliada consegue-se ver melhor os promenores, pesa apenas 0,9Gr.
Nascimento

Alberto Paashaus
Reinado D.Fernando
Registado: segunda jul 10, 2006 8:48 pm
Contacto:

#19 Mensagem por Alberto Paashaus » sexta fev 25, 2011 3:10 pm

Se aparecesse aqui um entendido em história perguntava logo qual era a estratificação

:erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl:
Ajudem-me a recuperar minhas moedas furtadas por algum funcionário dos vergonhosos e mal administrados Correios do Brasil. Agradeço!

Link para as moedas:

viewtopic.php?f=51&t=42341

Alberto Paashaus

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#20 Mensagem por MCarvalho » sexta fev 25, 2011 3:38 pm

:)
mas a verdade é que sabendo qual o estrato onde se encontrava a medalha (se mais em cima, ou mais em baixo) poderíamos saber um pouco mais sobre a sua datação. Mas, como disse o Rui, se estiver tudo remexido, não serve de nada a estratigrafia.

Quanto à medalha, mesmo tendo sido encontrada junto com moedas romanas, não significa que seja romana. O estilo é o que nos permite ter uma ideia mais concreta da idade da peça, e neste caso, nunca poderia ser romana, nem tampouco medieval. É um estilo cuidado, típico do que se fez nos séculos XVII e XVIII e não o estilo estilizado do fim do Império Romano e da Alta Idade Média.
MCarvalho

Responder

Voltar para “Medalhas e Condecorações”