Mensagem
por Alberto Paashaus » sexta nov 23, 2012 11:43 am
Estas moedas de Angola são espetaculares, por se tratarem de moedas cunhadas com data mais antiga do que a base. Reparem bem: a base é um 40 réis de D. José para o Brasil. Até aí nada mal, mas observem bem o reverso: a base tem um escudete!
Então vamos lá:
a) o recunho é de D. Maria e D. Pedro III
b) a base é de D. José
c) o carimbo por baixo do recunho é de pelo menos de 1809.
Então, a moeda voltou no tempo? e de 1809 voltou a ser uma moeda do reinado de D. Maria?
Na verdade houve um aproveitamento de cunhos nesta moeda muito interessante, da qual já estudei mais quatro outras (esta é a quinta) - uma que se encontra na Áustria em um Museu e mais três em coleções portuguesas submetidas a minha avaliação. Uma delas não possuía escudete e as três o tinham, como esta que é apresentada.
Existe um artigo, que agora escrevendo rapidamente não me lembro da referência, que trata deste fenómeno.
Uma hipótese levantada pelo grande amigo e colecionador Rui Relvas, que para mim é muito adequada, é que estes cunhos foram levados na comitiva de D. João para o Brasil (já outro forte estudioso em numismática portuguesa me confirmou haver documentos que afirmam este fato) e que para sustentar o comércio com Angola a partir do Brasil moedas de 40 réis foram utilizadas para recunhos de macutas com estes cunhos antigos, criando moedas de 1770 cunhadas ente 1809 e 1810, uma baralhada para a classificação, dado que pela legenda são de um reinado e pela cunhagem são de outro (para mim, são moedas do Príncipe Regente D. João, desde que recunhadas nestas características).
Ajudem-me a recuperar minhas moedas furtadas por algum funcionário dos vergonhosos e mal administrados Correios do Brasil. Agradeço!
Link para as moedas:
viewtopic.php?f=51&t=42341
Alberto Paashaus