MOEDA POSSIVELMENTE ROMANA.

Moedas Romanas, Visigodas, Muçulmanas entre outras

Moderadores: Paul Gerritsen Plaggert, Marcelo Leal, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Gipss7
Escudinho da II República
Registado: sexta abr 26, 2019 10:10 am

MOEDA POSSIVELMENTE ROMANA.

#1 Mensagem por Gipss7 » segunda mar 02, 2020 1:27 pm

Boa tarde.
Venho solicitar os vossos conhecimentos para identificar esta moeda (vinha "a balda" misturada com dezenas de outras num saco de plástico). Quando a vi, achei que não merecia aquele desleixo por parte de quem a tinha.
A moeda tem uma grossa camada de oxidação de cor verde (ao toque parece vidro) e duas marcas (possivelmente por embater nas outras moedas), mas fiquei "apaixonado" pelo seu aspecto.
Pelas poucas letras visíveis e a figura humana, fiquei com a ideia de ser Romana.

AS imagens são de telemóvel, mas devem dar para perceber de que se trata.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: MOEDA POSSIVELMENTE ROMANA.

#2 Mensagem por MCarvalho » segunda mar 02, 2020 5:09 pm

É romana sim.
Essas incrustações verdes são óxido de cobre, o "verdete". Convém estabilizar para não alastrar, mas não sei se é boa ideia retirar, pois podem já ter danificado o metal e aparece por baixo um buraco.

A moeda:
É um fólis do imperador Maximiano, chamado de Hérculeo. É um dos imperadores da Tetrarquia, repartiu o trono com Diocleciano e depois acabou por se tornar ambicioso :) É ver a história por aí na net.

É uma moeda cunhada em Londinium, actual Londres, Britânia Romana, c. do ano 300 a 305 d.C.

No anverso tem a legenda: IMP M A MAXIMIANVS P F AVG (tente seguir as letras para treinar) - Imperator Marcus Aurelius Maximianus, pius et felix Augustus

No reverso: GENIO POPV-LI ROMANI (Genio populi romani), com a imagem do Génio a fazer uma libação (ritual), com uma pátera (uma espécie de cálice chato, de onde veio o nosso "prato") na mão direita e uma cornucópia na mão esquerda.

A moeda tem a referência RIC (Roman Imperial Coinage), vol. VI, 17. Não tem marcas monetárias.

Ela não está má, mas sofreu com a corrosão. Recomendo deixá-la repousar uns dias num óleo fino neutro (WD40 ou mesmo óleo para bebés, tipo Johnson). Secá-la bem com papel de cozinha e depois passar um pouco de cera ou vaselina para a proteger.
MCarvalho

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#3 Mensagem por fernanrei » segunda mar 02, 2020 9:13 pm

Já tudo dito pelo caro ilustre MCarvalho, e muito bem dito. :clap3:
"Quod erat demonstrandum"

Gipss7
Escudinho da II República
Registado: sexta abr 26, 2019 10:10 am

#4 Mensagem por Gipss7 » terça mar 03, 2020 1:16 pm

Muito obrigado pela sua resposta MCarvalho.
De facto, conseguiu em meia dúzia de parágrafos explicar-me tudo o que precisava, deixando-me ainda espaço para a investigação direccionada. Vou colocar a moeda de "molho" no WD40 e depois coloco o resultado, seja ele qual for.

Responder

Voltar para “Moedas Antigas”