alguem sabe o que é?

obrigado
Moderadores: smertola, Moderador de Honra
Concordo plenamente com o que diz, será claramente posterior a D.Dinis pelo aspecto da arrumação simbológicaMCarvalho Escreveu:A chave de datação é mesmo o escudo central sobre a cruz de Cristo (neste caso, uma estilização, um pastiche como é típico destes objectos, daí os escudetes e besantes erráticos). Esta solução iconográfica aparece realmente com D. Fernando, daí a baliza cronológica, no limite iria até ao final do reinado de D. Dinis, com a criação da Ordem de Cristo, nunca antes do século XIV.
Se a iconografia não encaixa no reinado de Afonso III será certamente algo cuja função dificilmente poderemos vir a saber em definitivo. Pois a ser de d. Fernando não pode ser um conto oficial, assim sendo pode ser um conto usado por um nobre ou uma ficha. A hipótese de ser algo religioso parece-me que neste caso não se aplicará..MCarvalho Escreveu:A chave de datação é mesmo o escudo central sobre a cruz de Cristo (neste caso, uma estilização, um pastiche como é típico destes objectos, daí os escudetes e besantes erráticos). Esta solução iconográfica aparece realmente com D. Fernando, daí a baliza cronológica, no limite iria até ao final do reinado de D. Dinis, com a criação da Ordem de Cristo, nunca antes do século XIV.
Sim, não é oficial. Também nem estou certo de que seja um conto, no limite poderá ser parte de um elemento decorativo (vestuário, arma, arreios, etc.)euoutravez Escreveu:Se a iconografia não encaixa no reinado de Afonso III será certamente algo cuja função dificilmente poderemos vir a saber em definitivo. Pois a ser de d. Fernando não pode ser um conto oficial, assim sendo pode ser um conto usado por um nobre ou uma ficha. A hipótese de ser algo religioso parece-me que neste caso não se aplicará..MCarvalho Escreveu:A chave de datação é mesmo o escudo central sobre a cruz de Cristo (neste caso, uma estilização, um pastiche como é típico destes objectos, daí os escudetes e besantes erráticos). Esta solução iconográfica aparece realmente com D. Fernando, daí a baliza cronológica, no limite iria até ao final do reinado de D. Dinis, com a criação da Ordem de Cristo, nunca antes do século XIV.
Seja o que for é uma peça única e muito interessanto