Moeda hispano-romana

Ibéricas, Ibero-Romanas, Visigodas e Árabes cunhadas no território português

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
moedinha999
Reinado D.Afonso V
Registado: sexta set 30, 2011 8:58 pm

Re: Moeda hispano-romana

#21 Mensagem por moedinha999 » quarta jan 30, 2013 8:13 pm

Boa noite, quero desde já deixar um muito obrigado a todos e ainda bem que o forum serve para termos mais conhecimento :thumbs:

Caetobriga
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 15, 2010 10:06 am

#22 Mensagem por Caetobriga » quarta jan 30, 2013 10:09 pm

Eu vi estelas como a que é apresentada na Tunísia em Cartago existem diversas logo á entrada do espaço museológico algumas apenas com a lua outras com um ser (indistinguivel) que parecia segurar a lua. A origem é a mesma.

Martins
Reinado D.Afonso VI
Registado: terça jul 05, 2005 4:03 pm

#23 Mensagem por Martins » quinta jan 31, 2013 9:18 am

Tenho uma Dúvida Rui e quem souber, eu não sei :think:
Vou introduzir dois tópicos meus antigos de duas moedas do estilo para explanar
em relação a uma questão já colocada ,já sabia que eram fundidas
Neste tópico o Rui já tinha dito e talvez noutros não sei :think:

http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 80&t=71762

Imagem

Imagem

Em relação a uma questão sensivel que já aqui foi levantada (devido às falsas) serem serradas,aparadas,limados os rebordos etc etc.
Ponho uma questão no ar,para se compreender; estas "dentadas" que por vezes apareçem nos discos como esta minha que vou mostrar a seguir.
Seria para calibrar o peso da moeda ou para Tirar esse excesso "do metodo da fundição em Arvore"
E como era feito esse processo de "dentar" o disco entenda-se?!!Com alicates ou tenazes ainda a quente?!!!!!

http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 80&t=38831

Imagem

Imagem

:beer:

RAJC
Reinado D.Manuel II
Registado: quarta set 15, 2010 2:27 pm

#24 Mensagem por RAJC » quinta jan 31, 2013 1:25 pm

Não seria a quente , nem um método de calibragem , apenas zonas de quebra tal "barra de chocolate".
:thumbupleft:
PS Para ser mais preciso , não me parece que o método de fabrico fosse 100% semelhante em toda a Península , nem comummente dominado por todos os que quiseram emitir moeda.Os variáveis pesos encontrados (além das diferenças na separação dos numismas) nos diferentes centros emissores , permitem-nos especular nesse sentido.

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

#25 Mensagem por RuiFB » quinta jan 31, 2013 6:15 pm

:)
Última edição por RuiFB em quarta fev 06, 2013 5:33 am, editado 1 vez no total.

Martins
Reinado D.Afonso VI
Registado: terça jul 05, 2005 4:03 pm

#26 Mensagem por Martins » sexta fev 01, 2013 8:04 am

Muito obrigado a todos e aos Ruis pela explicação ,que mais elucidativa não podia ser.
É por isso é que gosto cada vez mais de numismática.
E mais uma vez parabéns para o moedinhas e que nos volte cada vez mais a nos presentear de moedas "colirío" para ir descançando a nossa vista.
Um bem haja a todos os foristas.
Martins

MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Contacto:

#27 Mensagem por MoedasdeMinas » sexta fev 01, 2013 12:49 pm

Como é rica de cultura essa península portuguesa, E pensar que nós achamos antiguidade o período de ocupação romano, porém a chegada dos romanos pode até ser considerada coisa recente, se termos como referência tudo o que a cultura celtíbera produziu por ali por milênios antes da chegada dos romanos.

Gostaria de parabenizar esse tópico pois (ao menos para mim) foi muito enriquecedor.

Também achei muito pertinente levantar que a fundição de moeda é prática tão antiga quanto a existência da própria moeda, e que há muita coisa fundida que é verdadeira e tem seus porquês e sua origem no tempo.

Sobre o garum, acredito ter sido ótimo produto para temperar á época romana, e deveria existir em vários tipos e utilidades, há relatos de que até mesmo no vinho se usava temperar com uma espécie de garum de ervas aromática e hidro-mel.
Também fiquei na cabeça se o tal molho inglês - tão afamado nos dias de hoje - tenha realmente origem inglesa - ou seja somente adaptação moderna de algum tipo de garum.

No mais, apreciaria muito ver outras peças desse período português pré-romano!

Um abraço,
"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é quem faz as verdadeiras perguntas" - Strauss

RAJC
Reinado D.Manuel II
Registado: quarta set 15, 2010 2:27 pm

#28 Mensagem por RAJC » quarta fev 06, 2013 2:28 pm

Desapareceu a resposta do RuiFB ? :think: :(

http://www.portugalromano.com/2011/12/m ... er-do-sal/

http://www.coinproject.com/search_city_ ... ty=Salacia Ketouibon&region=PHOENICIAN AND PUNIC&type=13
:thumbupleft:

Responder

Voltar para “Pré-Nacionalidade”