Museu da moeda - Novo site e Catálogo de ceitis em PDF

Moderadores: Jacinto Silva, Moderador de Honra

numisiuris
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Museu da moeda - Novo site e Catálogo de ceitis em PDF

Mensagempor numisiuris » domingo abr 16, 2017 8:16 am

O Museu da Moeda sofreu uma revolução e passou a ser um projecto totalmente colectivo, no que às orientações diz respeito. Está em processo de dinamização um centro de estudos, onde possam coexistir bases de dados e publicações que as usem e façam surgir novos projectos. Uma espécie de plataforma independente, agregadora de vontades. Para tal, o Museu da Moeda passa a ter um endereço próprio http://www.museumoeda.com e está aberto a todas as colaborações.

Neste sentido, e apesar de não ser eu o apaixonado destas moedas, venho divulgar a versão 1 do Catálogo de Ceitis – Museu da Moeda, o primeiro catálogo de ceitis, em versão pdf, para impressão, da era pós-Magro. Faltará ainda fazer muito trabalho no que à inclusão de variantes, melhores imagens e cotações diz respeito, o que a seu tempo se tentará dirimir. Ainda assim, parece ser a resposta materializada dos pedidos de muitos: “um catálogo em papel, com imagens a cores”.Este trabalho do Paulo Alves tem centenas de horas de indexação de dados por trás e a criação de uma metodologia de classificação própria que permite manter uma ligação à classificação Magro e, simultaneamente, uma actualização constante, com manutenção dos números das referências garantida, para que esteja criada uma base estável de conhecimento coleccionista.

Este catálogo é uma versão experimental. Talvez não valha a pena imprimi-lo para já, visto que em breve será apresentada uma nova versão, já com as variantes incluídas. De qualquer modo, fica já disponível para consulta e download em http://www.museumoeda.com/pubs

Ainda nos Ceitis, contamos ter um reforço importante na equipa para nos ajudar na manutenção e melhoria deste projeto infindável. Este não é um espaço de “uns”. É um espaço de “uns” e dos “outros”, é um espaço de quem queira contribuir, trabalhar, inovar, estudar ou compartilhar. De todos.

Uma palavra de apreço ao Leandro Machado, que tem sido incansável, apesar dos afazeres profissionais, no arranjo gráfico de todos os projectos; e ao Mário Carvalho, que é o nosso “revisor oficial”, aquele que nos ensina sempre tudo o que não sabemos.

Em breve existirão muitas novidades para além desta. Contribuam cada vez mais pessoas e o Museu da Moeda será certamente um espaço da maior utilidade para todos os coleccionadores e apaixonados da numismática.
Última edição por numisiuris em terça abr 18, 2017 2:02 pm, editado 1 vez no total.

RubenGMelo
Reinado D.Maria I
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Museu da moeda - Novo site e Catálogo de ceitis em PDF

Mensagempor RubenGMelo » domingo abr 16, 2017 8:27 am

Está cada vez melhor, parabéns pelo projecto!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

silvio2
Reinado D.Sebastião
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Mensagempor silvio2 » domingo abr 16, 2017 9:51 am

Formidável! :clap3:
Para não me repetir, deixo, aqui, a transcrição do meu comentário, no "Livro de visitas" do Museu da Moeda.
Parabéns e obrigado, a PAlves e toda a “equipa”, pelo notável trabalho apresentado (e em constante evolução), em prol da Numismática Portuguesa.
Desejo que tenham a coragem necessária para continuar a desenvolver este projecto e deixo esta frase, de ânimo ...

"É impossível avaliar a força que possuímos, sem medir o tamanho do obstáculo que podemos vencer, nem o valor de uma acção, sem sabermos o sacrifício que ela comporta". (H. W. Beecher)
Cumprimentos,
Sílvio Silva

jdickson
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Mensagempor jdickson » domingo abr 16, 2017 10:24 am

Está fantástico! Os meus parabéns a todos os envolvidos e em particular ao Paulo Alves. :clap3: :clap3: :clap3: :clap3:
Do ponto de vista de quem nada percebe de ceitis, deixem-me dizer-lhes que faz falta o aspecto didático, ou seja, o desenho esquemático que justifique e explique as classificações. :thumbupleft:

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Mensagempor palves » terça abr 18, 2017 8:22 pm

Obrigado pelos comentários. Acabei de atualizar o ficheiro. A nova versão inclui um índice, uma melhor organização e a possibilidade de clicar na imagem para a ver em ponto grande.

As novas versões vão estar sempre disponíveis em http://www.museumoeda.com/pubs

carrancho
Reinado D.José
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Contacto:

Mensagempor carrancho » quarta abr 19, 2017 11:07 pm

Está muito bom, tenho a sorte de acompanhar a evolução de perto e não me restam quaisquer dúvidas que se vai tornar uma grande referência da numária portuguesa. Parabéns a todos e força nisso! :beer:
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Luís Neves
Reinado D.Pedro IV
Registado: sábado set 21, 2013 11:37 pm

Mensagempor Luís Neves » quinta abr 20, 2017 3:23 pm

Incansável e meticuloso o trabalho do Paulo e da restante equipa.

Parabéns, uma vez mais.
Quem caminha e se distrai com quem fala para os lados não chega ao destino.

Voltar para “Ceitis”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante