Ceitil - Peças comuns ao desbarato?

Moderadores: Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Hamokes
Reinado D.Miguel
Registado: terça set 24, 2013 10:23 pm

Ceitil - Peças comuns ao desbarato?

#1 Mensagem por Hamokes » segunda nov 18, 2013 9:57 pm

Boa noite Caros Amigos,
Venho aqui tentar perceber o mercado do Ceitil.
Fui pesquisar ceitis na net, caso do OLX e do Coisas, e vejo que na maioria, encontrei uma quantidade enorme de ceitis a 2,99€ e se alargar ate ao 5€ a lista nunca mais acaba.
Como é que uma peça tao antiga, de tao grande beleza, para já se encontra tanto á venda, e por outro lado a preços tao baixos...
Será a maioria falsa? outros defeitos? é que vejo por la alguns com tudo tao visivel, desde verso, reverso, legendas, e a preços tao baixos...
Pensei, ou sao falsos, ou entao com alguns trocos faço uma grande coleção...
Alguem me poderia explicar como funciona o mercado "Pseudo-financeiro do Ceitil?"
Vale a pena comprar?
Ainda a preços tao baixos, nao vejo licitações nas peças...
Nao percebo...
Obrigado

"O valor justo de uma moeda é demasiado baixo para o Vendedor e demasiado alto para um comprador"
Veja os meus Leilões em :
http://megaleiloes.pt/LEILOES-DE-Hamokes

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Ceitil - Peças comuns ao desbarato?

#2 Mensagem por RuiFB » segunda nov 18, 2013 10:36 pm

Olá, vou tentar dar a minha opinião...

O ceitil foi a moeda da monarquia mais produzida, não sei se mil milhões de ceitis parece muito ou pouco, mas talvez tenham até sido batidos mais ao longo de aproximadamente 100 anos. Há uma teoria de merceeiro que diz, por cada 10 000 moedas de um cunho "medieval", em média 10 podem chegar aos nossos dias, sendo assim deve haver por aí ainda de 1 milhão deles para cima, uns já em colecções, outros para achar.

Posto isto, o ceitil é comum, mas como se trata de uma colecção muito específica que dá valor a variantes e por vezes até a erros, não será fácil adquirir os ceitis mais desejados pelos coleccionadores. Para além disso o estado de conservação é uma mais valia, um ceitil belo de Afonso V por exemplo, pode atingir facilmente os 5 a 10000€ no mercado. Eu pelo menos só vi um até hoje, o preço andava por esses valores.

As falsificações que existem, normalmente pretendem simular ceitis extremamente raros ou ceitis em estados de conservação elevados, por vezes simulam também novas variantes até então desconhecidas. Normalmente são réplicas que pretendem atingir o mercado dos curiosos coleccionadores de ceitis que pretendem um ou outro ceitil mítico ou em melhor estado.

LMACHADO
Reinado D.Maria I
Registado: sexta dez 30, 2011 4:55 pm

#3 Mensagem por LMACHADO » segunda nov 18, 2013 10:49 pm

Boa noite!

Tenho a mesma ideia para esse "fenômeno":

Muita quantidade e difícil encontrar com qualidade... Coleção bastante específica...

Tiago6
Reinado D.Afonso II
Registado: sábado nov 06, 2004 10:42 pm

#4 Mensagem por Tiago6 » segunda nov 18, 2013 11:09 pm

Eu ainda me lembro do tempo em que "ninguém" colecionava ceitis, era uma moeda pouco apreciada e colocada de parte. Esses preços que indica, são considerados altos tendo em conta os preços da altura.
Eram vendidos aos lotes, ficando normalmente por menos de 1€ por moeda. Isto passou-se aqui à uns 6 ou 7 anos (???).
Depois apareceram uns "maluquinhos" que decidiram estudar a moeda, divulgar os seus trabalhos e recrutam mais uns quantos seguidores. A partir daí foi sempre a subir!!!

sferreira
Reinado D.Miguel
Registado: sábado mai 21, 2011 3:20 pm

#5 Mensagem por sferreira » segunda nov 18, 2013 11:39 pm

Boa noite
O detectoríssimo em Portugal na última década pôs a descoberto muito ceitil, em maiores quantidades do que qualquer outra moeda. A maior disponibilidade e o facto de serem peças bastante baratas face à sua idade e riqueza histórica, fizeram com que muitos se aventurassem a comprar e catalogar estas pequenas moedas, apesar de então ninguém lhes “passar bola”.

A culpa do seu desprestígio talvez venha de numismatas que ao longo dos tempos nunca as catalogaram em suas obras, debruçando-se mais em moedas mais imponentes e de mais fácil catalogação. Aqueles que nas últimas décadas se debruçaram e fizeram grandes trabalhos sobre o ceitil são os responsáveis por aparecerem cada vez mais interessados nestas moedas. No entanto, o fenómeno ainda é recente e o mercada continua a cota-las com baixos valores, muito por causa daquilo que os detectores põem a descoberto.

Hamokes
Reinado D.Miguel

#6 Mensagem por Hamokes » terça nov 19, 2013 12:20 am

Concordo com o que foi dito na sua maioria, e faz sentido...
Exceto o caso do detetorismo...
Não sei ate que ponto possa isso ser uma realidade...
estive a ver na net alguns detectores de metais, e de seguida fui pesquisar por leis etc, e vi que mais vale é estar quieto...
Onde moro, existe muito mato, muita serra, ate algumas muralhas abandonadas...
lembrei-me de ir lá procurar alguma coisa, e foi nesse sentido que fui pesquisar, e é muito complicado ser detectorista neste país...
ou as pessoas não estão certas da realidade do que estão a fazer, ou existe outra forma para o aparecimento de tantas moedas do gênero.
Daí falar em falsificações...
Dava um bom topico o detetorismo...
"O valor justo de uma moeda é demasiado baixo para o Vendedor e demasiado alto para um comprador"

bakano
Reinado D.Afonso VI
Registado: sábado out 30, 2010 2:08 pm

#7 Mensagem por bakano » terça nov 19, 2013 12:26 am

Existe aí tópicos a falar nisso.

A minha teoria é a seguinte: como em 100 pessoas só 5 ou 6 consegue identificar correctamente a tipologia dos ceitis, os restantes 94 ou 95 acabam por se desinteressar por esse tipo de coleccionismo e preferem ir gastar dinheiro nas pratas e alpacas soberbas.

Verdade seja dita que a bibliografia recente se calhar transformou esse ratio para algo melhor, mas ainda assim é um nicho muito pequeno.

Eu próprio tenho aqui uma dúzia de ceitis, 2 deles segundo me informaram bastante raros. Quando perguntei preços ninguém passou dos 50€...

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

#8 Mensagem por RuiFB » terça nov 19, 2013 12:40 am

Em qualquer nicho da numismática, quem paga mais a verdadeira raridade, são sempre os melhores, mais sofisticados e mais abastados coleccionadores da área. A colecção de ceitis bom base no Magro é o método mais comum para se juntarem alguns ceitis com rigor , é engraçado porque este nicho tem muitos "penetras", ou ceitileiros do Alberto Gomes (tipo eu) :erofl: Como sabemos no entanto, os coleccionadores sofisticados e dedicados, não se guiam propriamente por catálogos, preçários e avaliações externas.
Têm o seu próprio sistema e conhecem profundamente o mercado, o que aparece, o que é raro e quanto vale. Todos estes dados, são o bem mais precioso de qualquer amante de um nicho numismático. Se um ajuntador/coleccionador, compra com base em avaliações de outrém, está na maioria das vezes a comprar mal.

Sugarfree
Reinado D.João VI
Registado: segunda jan 23, 2012 12:32 pm

#9 Mensagem por Sugarfree » terça nov 19, 2013 1:10 am

Falo por mim que ainda só tenho 8 Ceitis na minha coleção (todos de Afonso V) e considero que encontrar exemplares "completos" bem centrados e com quase toda ou quase toda a legenda legível...é bastante complicado :think:

Não coleciono por variantes (embora caso tenho uma determinada referência tento não comprar repetida a não ser que em EC superior) mas tento adquirir exemplares o mais completos possível até porque tenho uma tara com as legendas e confesso que só aprendi a gostar desta moeda quando tive exemplares em bom EC na minha mão...a moeda "completa" é fantástica e tal como disse o Rui deve ter sido batida ás dezenas/centenas de milhões...basta pensar que se o "câmbio" estiver correcto são precisos 600 ceitis para equivaler a um tostão...e é mais fácil encontrar 100 tostões de D. Manuel por exemplo em bom estado do que 100 Ceitis...e 100 tostões já são 60000 Ceitis :erofl:

No meu caso é uma coleção para se levar com muitaaa calmaaa...aprender o máximo com o que tenho e tentar quando o mercado assim o permite ou a boa sorte assim o determina...juntar mais um à coleção que me diga alguma coisa, mas como tudo cada colecionador tem as suas taras e manias..o que importa é que todos se respeitem e troquem conhecimentos :green:

Hamokes
Reinado D.Miguel

#10 Mensagem por Hamokes » terça nov 19, 2013 9:08 am

Muito me contam...
Eu pessoalmente acho a peça fabulosa, e o facto de ao ter um novo ceitil, a involvencia de descobrir o que ele nos esconde, é excelente...
Descobrir desde os reinados, ás legendas... acho incrivel...
Vou continuar neste ajuntamento, em busca de peças cada vez melhores, e tentar sem ser apanhado passar ao detectorismo...
Eu moro no meio do mato, onde existe apenas 5 casas, incluindo a minha, e muito muito mato á volta, muita serra... ainda por descobrir...
Um abraço

Responder

Voltar para “Ceitis”