Apólices do Real Erário – Variantes e erros

Moderadores: José Duarte, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

Apólices do Real Erário – Variantes e erros

#1 Mensagem por Alfonsvs » sábado mai 19, 2007 12:28 am

As Apólices apareceram em Portugal pela primeira vez em 1797 e marcaram o inicio da era do papel-moeda em Portugal.
Na sua origem está um empréstimo de dez milhões de cruzados para cobrir as despesas resultantes do envolvimento português na guerra do Rossilhão.
Não eram notas de banco pois ainda os não havia entre nós, mas eram tratadas pelo estado como se o fossem. “Foram emitidas entre 1797 e 1807 para tentar cumprir os seus compromissos, dado que, pelas graves dificuldades financeiras em que o país se encontrava, não o podia fazer em metálico e que as pessoas não podiam recusar-se a recebê-lo nos pagamentos (curso forçado)”.

Apólice de 10.000 réis de 1799 (data impressa) com carimbo vermelho D. Pedro IV 1826
Imagem

Apólice semelhante à anterior. Sem carimbo, data 1799 manuscrita no 9 e no extenso (nove) e com o erro Novente em vez de Noventa.
Imagem

Apólice de 2.400 réis de 1807 (manuscrito) com carimbo vermelho D. Pedro IV 1826
Imagem
Apólice semelhante à anterior mas, sem carimbo.
Imagem

Isto é um pequeno exemplo do extenso número de variantes que se podem encontrar em apólices.
Para quem não conhecer este interessante tema, pode consultar, desde o acessível «Anuário de Numismática»
Imagem
até ao mais completo livro de Mário Santos de Almeida, editado em 1993 pela SPN «Apólices do Real Erário – Apólices de D. João, Príncipe Regente»

José Matos

Alfonsvs
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

#2 Mensagem por Alfonsvs » sábado mai 19, 2007 1:25 am

O papel era muito frágil e circularam durante décadas. Nos reinados de D. Pedro IV e de D. Miguel tentou-se saber o valor total das apólices em circulação. Para isso foi obrigatória a sua carimbagem.
As apólices sem carimbo e as apólices em bom estado de conservação são bastante mais raras.

5.000 réis de 1798, sem carimbo:
Imagem

10.000 réis de 1798 com carimbo Pedro IV
Imagem

5.000 réis de 1798, com carimbo Miguel I
Imagem

10.000 réis de 1798, com carimbo Miguel I
Imagem

Espero que haja mais interessados como eu a coleccionar apólices!
:biggthumpup:
José Matos

tm1950
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

#3 Mensagem por tm1950 » sábado mai 19, 2007 2:49 pm

Eu gosto de provocações. Quando elas são inteligentes, quando vão ao encontro do que gosto, quando me fazem abrir a boca, quando me fazem rir.
As provocações a que o José Matos nos habituou, e aqui temos um exemplo disso, são sempre uma delícia.
Meti-me nas apólices graças ao fórum e foi através dele que consegui alguns dos meus melhores exemplares.
Com tempo vou também colocar algumas das minhas apólices.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

tm1950
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

#4 Mensagem por tm1950 » domingo mai 20, 2007 10:44 pm

Apresento também uns exemplares da minha colecção.

1. Sempre difíceis de encontrar as apólices datadas de 1797 e 1798 manuscritas.
Imagem

2. Houve muitas falsificações de apólices naquela época e temos aqui um exemplo de uma. Encontra-se em muito bom estado de conservação, pois nem tem vinco central.
Imagem

3. Mais uma com data de 1798 manuscrita.
Imagem

4. Como a carimbagem das apólices foi obrigatória nos reinados de D. Pedro IV e D. Miguel I, são muito menos vulgares as que não apresentam carimbo.
Imagem

5. As apólices deste valor são raras, visto que foram feitas poucas comparativamente com as de outros valores.
Imagem

6. As apólices de baixo valor circularam muito e as mais vulgares são as datadas de 1805 e 1807.
Imagem

7. Outra apólice sem carimbo.
Imagem
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

colecionador
Reinado D.António
Registado: terça nov 16, 2004 11:31 pm

#5 Mensagem por colecionador » terça mai 29, 2007 8:55 pm

Bonitos exemplares :)

Quando tiver algum tempo extra também terei o prazer de deixar aqui imagens de alguma das minhas modestas apolices. :biggthumpup:

Luis Mestre

PBarbot
Reinado D.Filipe I
Registado: sexta nov 05, 2004 10:23 pm

#6 Mensagem por PBarbot » quarta mai 30, 2007 2:15 pm

Mais alguns exemplares:

Esta tem a data emendada, não é só nas moedas que isso acontece. Tb não está carimbada.

Imagem

Esta é mesmo só pelo estado

Imagem

E esta é a que falta nas que o Alfonsvs apresentou.:)
Apresentou a sem carimbo e a com carimbo de D.Pedro, esta é com carimbo de D.Miguel (é mesmo só para fazer raiva)

Imagem

colecionador
Reinado D.António
Registado: terça nov 16, 2004 11:31 pm

#7 Mensagem por colecionador » quarta mai 30, 2007 8:09 pm

Tal como tinha prometido aqui deixo alguns exemplares.

As Apolices de 1$200 Reis eram as de mais baixo valor como tal as que mais circulavam, daí as que mais aparecem não estão nada famosas em termo de conservação.

Imagem

Imagem

As 2 que se seguem são de 2$400 Reis e de 1805 (D.Miguel e D. Pedro)
Imagem

:biggthumpup:
Luis Mestre

Responder

Voltar para “Outros Papéis de Valor”