Será a falsificação mais bem sucedida dos últimos tempos?!!

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
euoutravez
Reinado D.António
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Será a falsificação mais bem sucedida dos últimos tempos?!!

#1 Mensagem por euoutravez » sábado jun 03, 2017 1:07 pm

Boas

Esta análise era para vir apenas no estudo sobre a numária de D. Duarte, mas como ainda deve demorar um tempinho e antes que mais alguém ande a gastar as poupanças em medalhas fica aqui a partilha :)

Isto de estudar numárias por inteiro tem a vantagem de trazer ao de cima as diferenças. Um gajo olha para as moedas e há coisas que não encaixam mesmo que não se perceba logo o porquê!! Este exemplar, e de início era só um, andou posto de lado durante uns tempos até eu ter tempo de me dedicar a ele, tudo basicamente porque o L correspondente à letra de cunhagem não encaixava nos parâmetros da época. Depois foi a legenda que não tinha ponta por onde se lhe pegasse, mas ainda assim inconclusivo. Só quando apareceu uma moeda híbrida à venda numa leiloeira internacional com este cunho e com uma mega foto é que a questão se começou a resolver.. Aumentando a pesquisa a Afonso V dei com mais uma híbrida no AG com o mesmo cunho e daí a perceber que a de D. Duarte era a mesma foi um saltinho. Mais uma pesquisa e lá aparece outra. São portanto, pelo menos, 5 clones que por aí andam (a da leiloeira internacional perdi a foto)!!
O falsificador foi inteligente, põe uma no mercado português como híbrida e passado uns anos põe outra no estrangeiro, simultâneamente desgasta as peças e introduz mais umas duas ou três como sendo de D. Duarte e como a maior parte dos exemplares aparece muito desgastada a malta não liga muito à legenda e coisa vai fluindo satisfatoriamente :)

Concluindo o homem deve olhar para o AG com orgulho, pois tem duas moedas da mesma fornada a ilustrar duas variantes diferentes, sendo uma inventada por ele!! Ah e ainda enganou a Numisma que levou uma à praça várias vezes!
Pois pergunto eu será esta a falsificação mais bem sucedida dos últimos tempos?!

Imagem

Exemplar 1 ilustra a referência híbrida em Afonso V no AG
Exemplar 2 ilustra a referência 03.04 no AG
Exemplar 3 levado à praça pela Numisma (leilão 94)
Exemplar 4 retirada de um post no forum Numismatas
Nota: Em 46 moedas que até agora analisei nenhuma partilha cunho de reverso e anverso em simultâneo.

Fora brincadeiras, é preocupante que tenha chegado a este ponto, pois apesar das parvoíces, dos erros e das catalogações a gosto, o AG continua a ser o catálogo de referência. Quando as falsificações servem de ilustração às referências estamos muito perto da validação das mesmas. E isso a par com a entrada da lixarada recente que tem entrado em colecções museológicas assusta-me um pouco..

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Será a falsificação mais bem sucedida dos últimos tempos?!!

#2 Mensagem por fernanrei » sábado jun 03, 2017 5:37 pm

Caro ilustre, podia completar a sua afirmação e referir os aspectos (no seu ponto de vista) que fazem destas moedas exemplares falsos. Eu pessoalmente, como leigo, estou muito interessado nesse conhecimento para poder evitar comprar moedas com a mesma proveniência. Agradeço o seu enorme trabalho na luta pela clareza da autenticidade das excelentes moedas que a nossa história produziu.
:D FMMRei :D

Mmatos
Reinado D.Sebastião
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

#3 Mensagem por Mmatos » sábado jun 03, 2017 6:31 pm

Não consigo ver as fotos...

euoutravez
Reinado D.António

#4 Mensagem por euoutravez » sábado jun 03, 2017 7:57 pm

Mmatos Escreveu:Não consigo ver as fotos...
Ok segunda feira eu faço um novo upload noutro site

euoutravez
Reinado D.António

#5 Mensagem por euoutravez » sábado jun 03, 2017 8:01 pm

fernanrei Escreveu:Caro ilustre, podia completar a sua afirmação e referir os aspectos (no seu ponto de vista) que fazem destas moedas exemplares falsos. Eu pessoalmente, como leigo, estou muito interessado nesse conhecimento para poder evitar comprar moedas com a mesma proveniência. Agradeço o seu enorme trabalho na luta pela clareza da autenticidade das excelentes moedas que a nossa história produziu.
Estão referidos no texto os principais, tais como a letra da casa de cunhagem e a legenda sem sentido, mas só o facto de existirem 4 iguais será suficiente.

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#6 Mensagem por fernanrei » sábado jun 03, 2017 9:49 pm

euoutravez Escreveu:
fernanrei Escreveu:Caro ilustre, podia completar a sua afirmação e referir os aspectos (no seu ponto de vista) que fazem destas moedas exemplares falsos. Eu pessoalmente, como leigo, estou muito interessado nesse conhecimento para poder evitar comprar moedas com a mesma proveniência. Agradeço o seu enorme trabalho na luta pela clareza da autenticidade das excelentes moedas que a nossa história produziu.
Estão referidos no texto os principais, tais como a letra da casa de cunhagem e a legenda sem sentido, mas só o facto de existirem 4 iguais será suficiente.
Para mim, a única coisa que não está em conformidade é de facto a letra monetária que além de não estar batida no local correto é de facto muito diferente do L usado nessa época. Quanto à legenda, penso que é comum encontrar legendas atípicas nos reinados a seguir a D. Fernando e que foi muito comum no reinado de D. João I quando os abridores começaram a colocar variados sinais ocultos. Penso que esse hábito se manteve até D. Afonso V. As moedas de D. João I e D. Duarte apresentam diferenças consideráveis nas legendas e dificilmente se encontram duas iguais, pois os cunhos eram abertos a punção e os abridores ora apertavam ora espaçavam as letras, trocando muitas vezes o U pelo O e o N pelo M. Eram também muito variadas nos pesos tipos e ligas. Aparecem também os diversos sinais ocultos que segundo Teixeira de Aragão têm bastante analogia com os sinais encontrados na cantarias dos monumentos, compondo-se por letras, cruzes, pontos, estrelas e outros símbolos. As marcas monetárias geralmente associadas pelos numismatas aos distintivos particulares dos abridores, ensaiadores, arrematantes ou encarregados do seu fabrico começam a notar-se nas moedas de D. fernando. Pessoalmente não consigo verificar a coincidência total dos aspectos caracterizantes das moedas, ou seja, não me parece que sejam iguais mas de facto apresentam alguns aspectos estranhos, tais como, a não conformidade do sinal monetário e o facto de estar em todas as moedas no mesmo local que não é o correto. Cumprimentos.
:D FMMRei :D

numisiuris
Reinado D.Afonso II
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#7 Mensagem por numisiuris » sábado jun 03, 2017 10:48 pm

Hoje não tive muito tempo. Para se perceber isto bem tem que se analisar tudo em conjunto. Estamos a olhar para fotos e algumas com má definição. No entanto, os 4 cunhos de anverso parecem-me iguais. Já no reverso, aquela distância para o escudete lateral esquerdo faz-me pensar que possam haver cunhos diferentes. Mas pode ser dupla batida. Para se perceber bem isto tem que se olhar horas para elas e comparar com outras. Por intuição, a moeda do canto inferior esquerdo não me parece ter grande aspecto. O estilo do anverso é-me estranho em todas. Quer a inicial do monarca, quer a letra monetária, não me trazem familiaridade. A letra da legenda, na do canto inferior esquerdo, parece-me estranha. Depois há algo no aspecto do reverso da moeda do canto inferior direito que me agrada. Parecem marcas de circulação. Mas a foto está muito má. O anverso tem o campo todo empastado. Difícil chegar lá sem ter uma perspectiva da numária toda. A serem falsificadas, concordo, são as mais bem conseguidas que conheço...

Thomás
Registado: segunda nov 21, 2011 9:58 pm
Contacto:

#8 Mensagem por Thomás » terça jun 06, 2017 10:28 am

São essas e outras que tornam desanimador o colecionismo :(

euoutravez
Reinado D.António

#9 Mensagem por euoutravez » terça jun 06, 2017 9:22 pm

Mmatos Escreveu:Não consigo ver as fotos...
Peço desculpa pela demora, mas entretanto meteu-se o fim de semana e não tive tempo para fazer novo upload. Entretanto apareceu mais um clone e os reversos foram também utilizados numa fornada de Afonso V que tem sido levada à praça nos últimos tempos.
Seguem além das originais fotos das novas que apanhei:

Imagem

Imagem
photo upload

Imagem
free image hosting

Agora cada um tira as conclusões que quiser, para mim parece-me tudo óbvio, mas para alguns pode não ser, ou eu posso estar muito enganado. Eu pela minha parte não vou discutir mais o assunto, penso que as fotos falam por si. Análises mais concretas sairão depois no trabalho. Em relação aos reais brancos e pretos do Afonso, também estão em lista de espera e lá hei-de chegar! Penso que saem mais umas medalhas do mercado, mas se alguém quiser uma pode aproveitar o próximo leilão da Numisma.

euoutravez
Reinado D.António

#10 Mensagem por euoutravez » terça jun 06, 2017 9:52 pm

Thomás Escreveu:São essas e outras que tornam desanimador o colecionismo :(
São precisas bases de dados e estudos de tipologia. Agora o estranho é ser gente amadora a dedicar-se a isto :( Onde andam as instituições? Os historiadores? Não entendo.. Melhor, entender entendo, não há mercado, nem ordenado a depender disto. E correr por gosto, só mesmo se for um hobby..

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”