Fluorescência - Algumas perspectivas

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas
Mensagem
Autor
RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Fluorescência - Algumas perspectivas

#11 Mensagem por RuiFB » terça ago 01, 2017 7:36 pm

Os filtros são tipo isto:

Imagem

A luz é uma luz normal de halógeno que corre por uma fibra óptica até ao filtro. Não estou a usar a recepção, só a luz emitida que passa pelo filtro, a recepção é para por exemplo identificar proteínas, tipo isto:

Imagem

Ou seja, os elementos da moeda não provocam excitação suficiente para a reflexão da luz fluorescente, mas a luz incidente parece ajudar alguma coisa.



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Fluorescência - Algumas perspectivas

#12 Mensagem por numisiuris » terça ago 01, 2017 8:08 pm

Pois, era isso que pensava. Tudo isso me parece possível de fazer artesanalmente, +-. Arranjar material para os filtros e a lâmpada adequada, depois montar uma geringonça. :)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Fluorescência - Algumas perspectivas

#13 Mensagem por fernanrei » quarta ago 02, 2017 6:21 am

parece simples mas pessoalmente faço algumas perguntas; Será infalível; prático e confiável; poderá usar-se o teste para certificação?
Porque motivo ainda não está a ser usado na numismática? Cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Fluorescência - Algumas perspectivas

#14 Mensagem por numisiuris » quarta ago 02, 2017 2:46 pm

A ideia que tenho é a de que nenhum método dá uma certeza infalível. Mas a conjugação do maior número de métodos possíveis é a única forma de conseguir chegar a melhores conclusões. Até a cristalização pode ser acelerada nos dias que correm. A questão será também a de perceber que apenas serão feitas cópias que escapem a todos os métodos se a quantia envolvida na moeda o justificar. Este método do Rui parece-me de aproveitar e de usar. É mais um bom índice. :)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Fluorescência - Algumas perspectivas

#15 Mensagem por fernanrei » quarta ago 02, 2017 7:17 pm

A revelação de aspectos associados à natureza e idade de qualquer objecto usando a energia proveniente da luz pode ser possível através dos seguintes métodos; Luminescência, Fotoluminescência, Fluorescência e Fosforescência. Em todos eles é possível recriar artificialmente as condições necessárias para se atingir resultados..Infelizmente... :(
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”