As Barbudas de Viseira Redonda

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
euoutravez
Reinado D.António
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

As Barbudas de Viseira Redonda

#1 Mensagem por euoutravez » quarta nov 14, 2018 7:19 pm

Não tenho por hábito coleccionar falsificações, mas considero que há algumas cujo valor histórico é significativo, umas por serem antigas e terem passado pelas grandes colecções do séc. passado, outras por estarem catalogadas há vários anos como sendo verdadeiras.
Nesste caso concreto estaremos na presença de uma das falsificações mais antigas conhecidas (anterior a 1865) sendo que alguns exemplares foram incorporados em colecções importantes e admitidos como verdadeiros há muitos anos atrás. Provavelmente por isso Mário Gomes Marques tem um pequeno estudo no qual desmistifica o assunto e o qual partilho juntamente com a foto do exemplar que acabei de adquirir.

Barbuda de viseira redonda - AG Fe 01.01 - Parece ser o exemplar do catálogo
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: As Barbudas de Viseira Redonda

#2 Mensagem por fernanrei » quarta nov 14, 2018 8:53 pm

Muitos parabéns pelo exemplar que adquiriste caro amigo Pedro, é de facto um artigo com muito valor histórico, e claro, é uma moeda muito bonita apesar de falsa. :beer:
:D FMMRei :D

soga80
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

#3 Mensagem por soga80 » quarta nov 14, 2018 9:58 pm

Muito boa informação... Obrigado

euoutravez
Reinado D.António
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

#4 Mensagem por euoutravez » quarta nov 14, 2018 10:05 pm

Tenho em alguma curiosidade em saber a raridade deste tipo de pseudo-barbuda. Tendo em conta a antiguidade e o motivo pelo qual terão sido criadas parece-me que não existirão muitas. Eu além das três do estudo do MGM conheço a que adquiri e um exemplar que saiu no 94 da Numisma do qual deixo foto para ficar uma mini base de dados com os exemplares conhecidos.

Imagem

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#5 Mensagem por fernanrei » quinta nov 15, 2018 10:39 am

euoutravez Escreveu:Tenho em alguma curiosidade em saber a raridade deste tipo de pseudo-barbuda. Tendo em conta a antiguidade e o motivo pelo qual terão sido criadas parece-me que não existirão muitas. Eu além das três do estudo do MGM conheço a que adquiri e um exemplar que saiu no 94 da Numisma do qual deixo foto para ficar uma mini base de dados com os exemplares conhecidos.

Imagem
Concordo com a indicação da raridade, quero crer que não existem muitas por aí :thumbupleft:
:D FMMRei :D

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”