Sal grosso!!!

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Sal grosso!!!

#11 Mensagem por palves » segunda dez 09, 2019 5:48 pm

O Iúri, a encaixotada está mais direitinha e tudo. Ainda não está pefeita, quem comprar pode mandar para o ourives a ver se coloca os leões com uma juba maior e o escudete esquerdo no sítio. Aí sim é que fica no ponto. Ou melhor, é mandar isto para a Joana Vasconcelos que ela redesenhava a moeda e pasava a ser "de autor".

RubenGMelo
Reinado D.Afonso IV
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

#12 Mensagem por RubenGMelo » segunda dez 09, 2019 6:35 pm

numisiuris Escreveu:
domingo dez 08, 2019 12:11 pm
... que eu tenho recebido por vezes mensagens de membros do forum que me dizem que tém sido aconselhados por moderadores a não postar certas fotos...
Como é que é?? Moderadores a pedir para não postar certas fotos??? Não quero acreditar, e sinceramente não acredito.
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#13 Mensagem por numisiuris » terça dez 10, 2019 1:53 am

Caro ruben, isto das falsificações e dos penteados, é uma chatice. Se há uns anos todos os coleccionadores se uniam para denunciar estas situações em público, actualmente isso já não acontece. Porquê? Porque o pessoal tem medo de comprar moedas por causa disso mesmo. Logo, a ideia de certos vendedores e investidores (a imensa maioria) é a de cortar o mal pela raiz. Não existem falsas nem viciadas e ai de alguém que fale delas! Depois há ecossistemas, com as suas hierarquias próprias. E pensamentoa grupais, facilmente interiorizados.

Quanto à sua questão... Já lá vai o tempo em que eu dava pontos sem nó. Um dia em que o Rúben, ou qualquer outra pessoa que tenha interesse no assunto,
vier a lisboa e mo solicitar, terei todo o gosto em lhe mostrar a prova do que digo. Enviar ou postar imagens de conversas, nem pensar. Fica aqui já morto esse assunto.

Temos que perceber que uns têm o pensamento grupal e os outros querem pertencer à manada. Depois geram-se dinâmicas muito próprias.

No que diz respeito ao sumo (que o resto é gossip), as falsas e as penteadas são um treino. Olha-se hoje para uma, e apreende-se a ideia y. Olha-se amanhã para outra e apreende-se a ideia x. E isso é um processo contínuo e interminável, que levará necessariamente a uma melhoria gradual do conhecimento. Hoje percebe-se que se existirem estrias contínuas desde o campo até ao suposto baixo relevo, afinal o rebaixamento não é restauro. Amanhã percebe-se que normalmente os restauros se disfarçam com patines de lixívia. E assim sucessivamente... É gradual e funciona por assimilação.

Ora, se meia dúzia de iluminados começam a espalhar a palavra da lei da rolha, sob o pretexto de que "em privado é que é", as possibilidades de aprendizagem ficam drasticamente reduzidas. Porque o conhecimento desses "grupos privados" é parcelar.

Bem sei que há por aí pessoas com "conhecimentos técnicos" acima da média. Daquelas que espalham magia no ar, se estiverem na manada. E que, de um para um, se encolhem até espalharem toda a ignorância que têm. E, muito francamente, custa ver pessoas dessas no fórum a "encaminharem" os recém chegados com a conversa da lei da rolha e da vida alegre da província e da lógica da mercearia.

O que se tem assistido neste fórum é a uma censura encapotada. Com objectivos bem definidos e que, na minha opinião, fomenta só e apenas ignorância e compras sem substância.

Depois vêm uns dar o tiro aqui e outros dar o tiro ali. É tudo uma treta. E fica aqui escrito para quem quiser ler.

No que me toca, devo ser dos últimos a ainda denunciar falsificações e restauros publicamente. Mas não tenho denunciado nem sequer 1/10 dos casos que detecto...

Porquê? Falta de tempo, de disposição e, naturalmente, o sentimento de condicionamento de ser já praticamente o único a fazê-lo.

Eu tenho aqui vindo cada vez menos. E, com o tempo, acho que passarei a usar este espaço apenas para vir mandar umas bujardas quando as entender convenientes. O resto do trabalho vou-o fazendo nos estudos que vou publicando.

E pronto, vai ficando assim o forum... Reparem que até a menção a pormenores tipológicos já parece pecado... o que interessa é o rasto...

Há uns tempos ouvia um vendedor reputado dizer o seguinte: "Então mas se as pessoas passam a ver o número de moedas que existem e percebem que são tantas, nunca mais compram nada". Eh pá, vão-se catar... Mas existem "tantas" de quais??? É de todas?? Saber a diferença entre elas não seria uma solução? Nahhh... isso dá muito trabalho...

Não volto a este tópico.

RubenGMelo
Reinado D.Afonso IV

#14 Mensagem por RubenGMelo » terça dez 10, 2019 5:16 am

Caro Iuri,

Reconheço que exista alguma estratificação na numismática, uns são mais reconhecidos que outros, possuem mais conhecimentos, meios, contactos, existem aqueles silenciosos, que adquirem as suas peças e não se vangloriam pelo facto, e outros que são o oposto, entre muitos outros tipos de numismatas. Mas algo que não concebo, é o facto de existirem moderadores a solicitar, censurar, omitir, o que quiserem chamar, a não publicação de determinadas imagens ou quaisquer outros conteúdos! Metade dos nossos moderadores de secção à cerca de um mês que não colocam cá os "pés", alguns deles até à mais tempo, depois temos alguns que na minha óptica, deveriam abster-se da moderação por conflito de interesse. Mas isto é assunto que diz respeito ao caro Almeida e restante "direcção", pois são eles que navegam este barco!

As falsificações, restauros, buriladas, penteadas e despenteadas... existirão sempre, mas também existem duas coisas que combate isto: o conhecimento extrínseco ao individuo (o fórum possui um papel fundamental nesta área) e o conhecimento intrínseco ao individuo!! Tive um professor na faculdade que dizia repetidamente, "podem tirar-vos tudo menos o conhecimento"!

Percebo muito pouco de moedas, pois não tenho qualquer interesse, mas tenho uma paixão pela Notafilia, e apesar da minha idade, posso garantir que consigo debater com a grande maioria dos nossos colegas! Mas só o faço porque mergulho nos livros, nos blogs, nas milhares de páginas que existe sobre notas, absorvendo este conhecimento, tirando apontamentos, criando uma base de dados com valores e fundamentalmente perguntando a quem sabe mais do que eu!

Relativamente às denúncias de uma peça falsa ou restaurada, esquemas, artimanhas, etc, faço e farei na medida do possível, mas sempre tendo em atenção o facto de não cometer alguma injustiça! Julgo que exista quem não denuncie por não ter conhecimento suficiente, outros por medo, alguns por conivência, e outros por conveniência! Nos tempos que correm, e com o abrandar da crise, as pessoas deixaram de separar o trigo do joio, não pesquisam, não procuram, pagando muitas vezes bem acima do valor da peça, apenas e só para satisfazer de imediato a aquisição da peça, sendo esta falsa ou não, restaurada ou não, deixando para segundo plano muitas vezes, aquilo que deveria realmente definir o valor da peça: o estado de conservação e o seu grau de raridade!

Termino pois daqui a bocado vou trabalhar e já é tarde/cedo como o raio, dependendo do ponto de vista, que o silêncio não pode ser o caminho...
Cumprimentos,

Ruben Melo

Numis
Reinado D.Afonso IV
Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am

#15 Mensagem por Numis » terça dez 10, 2019 4:20 pm

O Iuri sempre a dar o peito às balas pela causa.
Sérgio Fonseca

gil costa
Reinado D.Filipe III
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

#16 Mensagem por gil costa » terça dez 10, 2019 7:38 pm

estónia.png
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
GPC
§Chercheur de trésors§

gil costa
Reinado D.Filipe III
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

#17 Mensagem por gil costa » terça dez 10, 2019 8:07 pm

Mas algo que não concebo, é o facto de existirem moderadores a solicitar, censurar, omitir, o que quiserem chamar, a não publicação de determinadas imagens ou quaisquer outros conteúdos!

A moeda, se realmente for falsificada, vale bem o dinheiro! Que trabalheira; que técnica!, que arte! Os tipos estão a atingir a perfeição.
Que se lixe isso: problema de quem a compra. Se a moeda o consolar cumpriu a sua missão (e mais uma vez vale o dinheiro).

Melhor foi o apontar do dedo a esse tal falso secretismo a que alguns insistem em brincar aqui no fórum. :xmas:

o tipo só teve um cliente que achou que uma moeda (outra) era falsa:
false.png
há que pôr os olhos nos certificadores. certificadores que não sabem o que é uma moeda verdadeira nem o que é uma moeda falsa e ganham a vida com esse pressuposto devem ser considerados os piores inimigos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
GPC
§Chercheur de trésors§

amistade
Reinado D.Duarte
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm

#18 Mensagem por amistade » terça dez 10, 2019 8:13 pm

Quem foi ALFONSO V ???
Moeda certificada em nome de ALFONSO V será que foi rei de Portugal :think:
Cumprimentos

AMISTADE

RubenGMelo
Reinado D.Afonso IV

#19 Mensagem por RubenGMelo » terça dez 10, 2019 9:00 pm

Parece-me que o comprador, ganhou este leilão de propósito, só para ninguém ficar prejudicado! Só assim se explica ter vencido o leilão hoje e já ter dado o feedback! Mas isso é uma suposição minha!
Cumprimentos,

Ruben Melo

onlion
Reinado D.Luís
Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm

#20 Mensagem por onlion » terça dez 10, 2019 9:14 pm

RubenGMelo Escreveu:
terça dez 10, 2019 9:00 pm
Parece-me que o comprador, ganhou este leilão de propósito, só para ninguém ficar prejudicado! Só assim se explica ter vencido o leilão hoje e já ter dado o feedback! Mas isso é uma suposição minha!
O feedback negativo é sobre outra venda.

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”