Página 1 de 2

É falsa, não é?

Enviado: sexta jan 17, 2020 1:29 pm
por Luis2020
Coleciono moedas romanas há relativamente pouco tempo. Recebi a moeda que anexo abaixo. Parece-me suspeita. Concordam comigo?

Re: É falsa, não é?

Enviado: sexta jan 17, 2020 1:55 pm
por fernanrei
Luis2020 Escreveu:
sexta jan 17, 2020 1:29 pm
Coleciono moedas romanas há relativamente pouco tempo. Recebi a moeda que anexo abaixo. Parece-me suspeita. Concordam comigo?
Caro Luís, quando tiver oportunidade, faça a sua apresentação aos restantes membros do fórum no local reservado para esse efeito. Não é de caracter obrigatório, mas a cordialidade fomenta o convívio e a participação coletiva. :beer:

Re: É falsa, não é?

Enviado: sexta jan 17, 2020 1:56 pm
por MCarvalho
A foto do rebordo não é conclusiva.
Em todo o caso, é uma provincial. Normalmente, estas moedas eram cunhadas em ligas fracas (por oposição aos bronzes e oricalcos imperiais). Ligas de cobre com mais e pior estanho, tipo calaim. Isto afecta a conservação das moedas e o seu aspecto geral parece mais macio e até poroso.

Re: É falsa, não é?

Enviado: sexta jan 17, 2020 2:06 pm
por fernanrei
O caro Luís só mostra as imagens de uma das faces e do rebordo. Se puder, partilhe a foto da outra face. A observação do ilustre MCarvalho explica o essencial, mas convém dar continuidade à postagem de imagens com maior pormenor. Se pretende opiniões conclusivas, a quantidade de informação e imagens, influem expressivamente nesse facto. :beer:

Re: É falsa, não é?

Enviado: sexta jan 17, 2020 2:43 pm
por MCarvalho
Sim, é importante para identificar a moeda

Re: É falsa, não é?

Enviado: sexta jan 17, 2020 3:17 pm
por Luis2020
Aqui vai a foto da outra face. Obrigado pela ajuda.

Re: É falsa, não é?

Enviado: sexta jan 17, 2020 3:58 pm
por pmborges
A moeda não é provincial.
Trata-se de um Follis de Constancio I.

Anverso: CONSTANTIVS NOB CAES
Reverso: SAC MON VRB AVGG ET CAESS NN

Aparentemente será da 3ª oficina de Roma.
A nível de autenticidade acredito que possa ser verdadeira, o estado geral dela é que está muito mau, sobretudo no reverso que até parece criar a ideia de ser feita por fundição. Mas penso ser apenas degaste acentuado, acompanhado de uma limpeza agressiva.

Re: É falsa, não é?

Enviado: sexta jan 17, 2020 4:00 pm
por MCarvalho
Ora bem...
Isto de ver no telemóvel, meio às escondidas, não é bom.
A moeda não é provincial, é já do sistema unificado, é um folis de Constâncio Cloro, ainda enquanto César (auxiliar do imperador, na Tetrarquia). Não consigo ver onde foi cunhado, mas parece ser boa. A qualidade do metal mantém-se fraca.

Re: É falsa, não é?

Enviado: sexta jan 17, 2020 4:01 pm
por MCarvalho
(o Pedro antecipou-se :) )

Re: É falsa, não é?

Enviado: sexta jan 17, 2020 4:54 pm
por Luis2020
Obrigado pela ajuda. Confesso que as minhas dúvidas resultaram daquele bocado do rebordo, onde é visível uma ligeira linha, do tamanho da moeda (30mm no diâmetro mais comprido) e pelo aspeto poroso das faces. Mas, sendo assim, vou ficar com ela. :)