Moeda de 2 centavos de 1918 em ferro, será verdadeira

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Re: Moeda de 2 centavos de 1918 em ferro, será verdadeira

#31 Mensagem por doliveirarod » segunda mar 30, 2020 4:03 pm

O teórico é 4,6. Considerando o desgaste da moeda e uma eventual limpeza, é bem por aí. Bastante correto.

http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Tarik
Escudinho da II República
Registado: quinta fev 13, 2020 10:31 am

#32 Mensagem por Tarik » segunda mar 30, 2020 5:13 pm

Obrigado "Doliveirarod".

Para juntar mais uma informação, e tendo em conta a resposta do Sr. José Rodrigo Leite Alves ao post inicial, perguntei à pessoa que me vendeu a moeda (o Sr. Eduardo Mourão) quando é que o mesmo a teria adquirido ao Sr. José Alves, uma vez que este diz que não vende moedas a particulares há cerca de 10 anos, e a resposta que obtive foi a de que a havia adquirido em 2009, 2010, o que bate certo com aquilo que o Sr. José referiu na sua resposta. Tudo converge para que a moeda seja verdadeira, e, salvo alguém que me demonstre que a mesma é falsa, atendendo ao peso (4,42 gr. e à sua explicação sobre a ligeira divergência, uma vez que a moeda originalmente saiu com 4,6gr. e a minha tem 4,42gr. resultante de algum ligeiro desgaste e limpeza que o Sr. também diz ser natural), à convergência da data da compra feita, pela pessoa que ma vendeu, ao Sr. José Alves, ao facto de este Sr. José Alves dar boas referências da pessoa que me vendeu a moeda, ao facto, ainda, de que a minha moeda tem precisamente o mesmo relevo no preciso local que a moeda do Banco de Portugal a tem, e a outros elementos que aqui foram indicados, tudo me leva a crer que a moeda é verdadeira, por isso, fico mais descansado.
Agradecendo, ainda, os estudos que alguns membros deste forum tiveram a gentileza de fazer e dar a conhecer.

Um obrigado a todos pela vossa contribuição
Sérgio Pereira
Sérgio Pereira

amistade
Reinado D.João I
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm

#33 Mensagem por amistade » segunda mar 30, 2020 6:50 pm

Tarik Escreveu:
segunda mar 30, 2020 5:13 pm
Obrigado "Doliveirarod".

Para juntar mais uma informação, e tendo em conta a resposta do Sr. José Rodrigo Leite Alves ao post inicial, perguntei à pessoa que me vendeu a moeda (o Sr. Eduardo Mourão) quando é que o mesmo a teria adquirido ao Sr. José Alves, uma vez que este diz que não vende moedas a particulares há cerca de 10 anos, e a resposta que obtive foi a de que a havia adquirido em 2009, 2010, o que bate certo com aquilo que o Sr. José referiu na sua resposta. Tudo converge para que a moeda seja verdadeira, e, salvo alguém que me demonstre que a mesma é falsa, atendendo ao peso (4,42 gr. e à sua explicação sobre a ligeira divergência, uma vez que a moeda originalmente saiu com 4,6gr. e a minha tem 4,42gr. resultante de algum ligeiro desgaste e limpeza que o Sr. também diz ser natural), à convergência da data da compra feita, pela pessoa que ma vendeu, ao Sr. José Alves, ao facto de este Sr. José Alves dar boas referências da pessoa que me vendeu a moeda, ao facto, ainda, de que a minha moeda tem precisamente o mesmo relevo no preciso local que a moeda do Banco de Portugal a tem, e a outros elementos que aqui foram indicados, tudo me leva a crer que a moeda é verdadeira, por isso, fico mais descansado.
Agradecendo, ainda, os estudos que alguns membros deste forum tiveram a gentileza de fazer e dar a conhecer.

Um obrigado a todos pela vossa contribuição
Sérgio Pereira
Tudo está bem quando acaba bem
Da discussão se fez luz
Já agora de 4.42 para 4.60 basta a balança não ter grande precisão

Parabéns pela moeda e as minhas desculpas por ter tido opinião contrária :asdf:
Cumprimentos

AMISTADE

Tarik

#34 Mensagem por Tarik » segunda mar 30, 2020 10:17 pm

Não tem de pedir desculpa, eu é que agradeço a vossa contribuição
Sérgio Pereira

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#35 Mensagem por fernanrei » terça mar 31, 2020 12:40 pm

Caro Tarik, fez muito bem em divulgar o peso da moeda e em formular a sua própria opinião, tendo por base o que foi dito. O seu raciocínio está corretíssimo, uma vez que se propôs a juntar todos os dados que foram fornecidos e formulou a sua própria ideia, baseada na lógica. Também deve compreender que a análise por fotos é sempre um enorme desafio, dado que a qualidade das mesmas pode afastar as opiniões da realidade, mas também é a única forma de muitas pessoas avaliarem a mesma moeda ao mesmo tempo.

Eu sou um pouco cético, por norma desconfio sempre dos sinais incomuns, e parto sempre de uma posição defensiva na qual prefiro não dar opiniões que defendam uma ou outra parte, a não ser que diga respeito unicamente à minha pessoa, daí ter referido a minha tendência. No entanto, faço sempre questão de expor o meu raciocínio , de forma clara e sem rodeios para que se perceba o que digo. Neste caso, e apesar de começar com desconfiança, acabei por chegar a conclusões que, juntamente com o peso da moeda, convergiram no sentido da genuinidade da mesma, que foram reforçados pela participação de um forista que associou a moeda a uma proveniência credível. Os dados foram lançados, os factos apresentados, discutiu-se da forma como se pode e a conclusão aludiu a uma opinião favorável à genuinidade, a qual me obriga, de forma salutar, a concluir com humildade que não tinha motivos para desconfiar da qualidade da mesma.

Saudações :beer:
:D FMMRei :D

Tarik

#36 Mensagem por Tarik » terça mar 31, 2020 2:27 pm

Sr. "Fernanrei" só tenho a agradecer a sua contribuição, aliás fiquei muito grato pela séria contribuição que todos prestaram e contribuíram para a minha investigação. Antes de entrar em contacto convosco contactei um vendedor de moedas de S. Pedro do Sul, o Sr. João Almeida, de quem me tornei cliente e amigo, e o mesmo, como o senhor, manifestou fortes duvidas sobre a moeda, até porque não acredita muito em "achados", e estava admirado pelo estado em que a moeda se encontrava. É certo que eu não procedi bem ao ter adquirido a moeda pelo OLX, contudo, na minha ignorância de "fraco" colecionador, procurei saber a proveniência da moeda, daí ter conseguido entrar em contacto com o Sr. José Rodrigo Leite Alves, e, sem que o vendedor o soubesse, consegui estabelecer um elo que dificilmente poderá ser quebrado, surgiu ainda um outro pormenor novo: a pessoa que ma vendeu disse-me há um ou dois dias que o Sr. José Alves a havia adquirido num lote de moedas brasileiro, muito embora o Sr. José Alves não se recorde da situação (ou seja de nesses lotes ter adquirido a moeda), foi claro ao afirmar-me que havia efetivamente adquirido alguns lotes brasileiros, ora, não me parece credível que, se a moeda fosse falsa, o vendedor soubesse que o Sr. José Leite havia adquirido lotes brasileiros e num deles a moeda em questão, tudo junto reforça-me a convicção da autenticidade da moeda.

Agradeço a todos a estimada e preciosa contribuição - até um estudo comparativo foi feito por um ilustre forista -, estou pasmado e grato.

Cumprimentos, mais uma vez, a todos.
Sérgio Pereira

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#37 Mensagem por numisiuris » terça mar 31, 2020 10:26 pm

fernanrei Escreveu:
terça mar 31, 2020 12:40 pm
Caro Tarik, fez muito bem em divulgar o peso da moeda e em formular a sua própria opinião, tendo por base o que foi dito. O seu raciocínio está corretíssimo, uma vez que se propôs a juntar todos os dados que foram fornecidos e formulou a sua própria ideia, baseada na lógica. Também deve compreender que a análise por fotos é sempre um enorme desafio, dado que a qualidade das mesmas pode afastar as opiniões da realidade, mas também é a única forma de muitas pessoas avaliarem a mesma moeda ao mesmo tempo.

Eu sou um pouco cético, por norma desconfio sempre dos sinais incomuns, e parto sempre de uma posição defensiva na qual prefiro não dar opiniões que defendam uma ou outra parte, a não ser que diga respeito unicamente à minha pessoa, daí ter referido a minha tendência. No entanto, faço sempre questão de expor o meu raciocínio , de forma clara e sem rodeios para que se perceba o que digo. Neste caso, e apesar de começar com desconfiança, acabei por chegar a conclusões que, juntamente com o peso da moeda, convergiram no sentido da genuinidade da mesma, que foram reforçados pela participação de um forista que associou a moeda a uma proveniência credível. Os dados foram lançados, os factos apresentados, discutiu-se da forma como se pode e a conclusão aludiu a uma opinião favorável à genuinidade, a qual me obriga, de forma salutar, a concluir com humildade que não tinha motivos para desconfiar da qualidade da mesma.

Saudações :beer:
Goatei de ler. Sobretudo porque me animou o fim de noite. Prosa muito bem disposta na essência. Não vejo é o que tenha acrescentado ao post. Mas está bem, o fernanrei quer fazer parecer às pessoas que percebe de moedas, pelo uso da redundância, da tautologia e do neologismo. Mais valia tet estado calado do início ao fim do post, porque só quem não o conhece é que cai na prosápia. Mas quem sou eu para lhe desmontar o embuste... Boa moedinha caro Tarik!

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#38 Mensagem por fernanrei » quarta abr 01, 2020 1:02 pm

A única pessoa que não acrescentou nada ao post foi aquela que só se focou na minha pessoa. Além de não ter indicado os argumentos que validam a sua opinião, não vale apontar aquilo que os outros disseram, ainda tentou intimidar aqueles que o fizeram. Quem é que colocou as primeiras fotos? quem é que referiu as marcas coincidentes das moedas ? Quem é que referiu a falsificação por fundição? No meio disto tudo, o senhor em referência só conseguiu fazer uma coisa, ofender terceiros e intimidar alguns foristas que gostariam de ter participado, e só não o fizeram por sua causa. Eu não devia ter respondido, afinal é isso que o forista numisiuris quer porque está convencido que me consegue afectar de alguma maneira. Pois bem, está redondamente enganado, uma vez que nem sou numismata nem vendedor. Eu sou apenas um humilde coleccionador que compra umas moedas de vez em quando e que vai lendo algumas coisas, melhor, não tenho seguidores e também não faço trabalhos de compilação de propriedade intelectual para me exprimir no meio. Não espere, por isso, que eu deixe de gostar de moedas só porque o senhor me persegue como se no meio não existisse coisas mais importantes. Peço desculpa ao titular do post, e aos demais participantes no mesmo, porque me desviei do tema, mas enfim, enquanto o direito à resposta existir temos que fazer por isso. Saudações a todos. :thumbs:
:D FMMRei :D

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#39 Mensagem por numisiuris » quarta abr 01, 2020 2:04 pm

fernanrei Escreveu:
quarta abr 01, 2020 1:02 pm
A única pessoa que não acrescentou nada ao post foi aquela que só se focou na minha pessoa. Além de não ter indicado os argumentos que validam a sua opinião, não vale apontar aquilo que os outros disseram, ainda tentou intimidar aqueles que o fizeram. Quem é que colocou as primeiras fotos? quem é que referiu as marcas coincidentes das moedas ? Quem é que referiu a falsificação por fundição? No meio disto tudo, o senhor em referência só conseguiu fazer uma coisa, ofender terceiros e intimidar alguns foristas que gostariam de ter participado, e só não o fizeram por sua causa. Eu não devia ter respondido, afinal é isso que o forista numisiuris quer porque está convencido que me consegue afectar de alguma maneira. Pois bem, está redondamente enganado, uma vez que nem sou numismata nem vendedor. Eu sou apenas um humilde coleccionador que compra umas moedas de vez em quando e que vai lendo algumas coisas, melhor, não tenho seguidores e também não faço trabalhos de compilação de propriedade intelectual para me exprimir no meio. Não espere, por isso, que eu deixe de gostar de moedas só porque o senhor me persegue como se no meio não existisse coisas mais importantes. Peço desculpa ao titular do post, e aos demais participantes no mesmo, porque me desviei do tema, mas enfim, enquanto o direito à resposta existir temos que fazer por isso. Saudações a todos. :thumbs:
A perseguir-me andaste tu durante dois anos. Mas já acabou, que não te dou mais confiança para isso. Eu não te persigo, apenas te corrijo e corrijirei numismaticamente, sempre que ler alarvidades por ti escritas. Sabes pouco ou nada de moedas e andas por aqui a desfilar charme como quem sabe alguma coisa disto, deixando registos incorrectos, que não são sequer opiniões, porque não têm fundamento algum. Se se alega o empastamento para fundamentar a falsidade de uma moeda, como fizeste, é porque achas que é fundida. Se assim não for, então o caso ainda é mais grave do que eu pensava... Ora, a racha do cunho impressa na moeda, argumento que eu referi pela primeira vez no tópico, inviabiliza a consideração da fundição. Andas aqui a falar de "empastelamentos", quando mais valia estares calado, porque não sabes nada do que dizes. Depois ainda queres trocar o passo à dança, insistindo de modo sofista que era essa a expressão que querias usar.

Se não sabes nada de nada, andas para aqui a palrear para quê? Aprende homem. Estuda. Lê. Matricula-te numa faculdade para saberes pela primeira vez na vida o que é o saber sistematizado. Faz work-shops, frequenta palestras. Sei lá... Cala-te, se não tiveres nada de útil para dizer...

E, sobretudo, não andes aqui a assustar pessoas e a levantar enigmas sobre moedas genuínas, sem qualquer argumentação válida e sem qualquer estudo prévio. Na qualidade de moderador que exerces, só me parece uma vergonha!!!

Tarik

#40 Mensagem por Tarik » quarta abr 01, 2020 2:50 pm

Desculpem lá, mas o meu post não era para levantar controvérsias entre membros deste forum, as únicas controvérsias que gostei, e gostarei, são as relativas aos argumentos de uns e outros sobre o tema, não pretendia que houvesse desaguisados por causa da minha intervenção; então eu, que estava preocupado, saí satisfeito!, agora há aqui este desentendimento, gostaria que tudo ficasse serenado, senão até fico inibido de apresentar mais duvidas, devemos respeitar todas as opiniões, mesmo as que por vezes não seja assertivas, porque disto, é como o famoso Sócrates dizia (o filósofo, não o outro) "só sei que nada sei".
Como referi, acho que todos contribuíram para o esclarecimento pretendido, e, por isso, a todos tenho de agradecer, e se efetivamente o Sr. Numisiuris teve sempre a opinião de que a moeda era genuína, o que levou a que lhe enviasse uma mensagem de agradecimento, parece-me a mim que o Sr. Fernanrei deu também um bom contributo, e ao alterar a sua opinião inicial, só mostra que é pessoa razoável e que admite não saber tudo, acho que todos estiveram bem, e mesmo quando nos enganamos (quem não se engana), damos o nosso contributo para a solução final.
Cumprimentos a todos.
Sérgio Pereira

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”