5 CENTAVOS 1922 - BOA OU MÁ???

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
laram
Reinado D.Miguel
Registado: segunda jun 30, 2008 6:29 pm

5 CENTAVOS 1922 - BOA OU MÁ???

#1 Mensagem por laram » quarta abr 22, 2020 5:57 pm

Boa tarde caros foristas.
Adquiri esta moeda há uns dias, sabendo que poderia correr o risco de ser má.
A moeda pesa 7,4gr e apresenta uma textura de tipo que esteve exposta a calor, daí o seu aspeto.
Desde já agradeço as vossas opiniões.
Muito obrigado
Carlos Pereira

Imagem

Imagem

Imagem

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 5 CENTAVOS 1922 - BOA OU MÁ???

#2 Mensagem por fernanrei » quarta abr 22, 2020 7:16 pm

Esta moeda foi cunhada com um peso padrão de 8g, mais coisa menos coisa (décimas). O peso que apresenta, 7,4g, é compatível com os níveis de degradação de determinadas zonas da moeda, nas quais a corrosão fez alguns estragos e desagregou algum metal da moeda. No meu ponto de vista, e depois de a ter comparado com alguns exemplares comprovadamente genuínos, a moeda parece-me genuína, apesar de um pouco mal tratada. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#3 Mensagem por numisiuris » quarta abr 22, 2020 9:20 pm

fernanrei Escreveu:
quarta abr 22, 2020 7:16 pm
Esta moeda foi cunhada com um peso padrão de 8g, mais coisa menos coisa (décimas). O peso que apresenta, 7,4g, é compatível com os níveis de degradação de determinadas zonas da moeda, nas quais a corrosão fez alguns estragos e desagregou algum metal da moeda. No meu ponto de vista, e depois de a ter comparado com alguns exemplares comprovadamente genuínos, a moeda parece-me genuína, apesar de um pouco mal tratada. :thumbupleft:
Já viu o bordo caro ilustre?

E a data?
Imagem

tm1950
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

#4 Mensagem por tm1950 » quarta abr 22, 2020 9:27 pm

O peso já levanta suspeitas, mas os pontos importantes são todos de moeda chinoca. Embora a imagem, com muita luz da esquerda, dificulte um pouco, os caracteres gorditos, a data à esquerda e o algarismo 2 das dezenas estão lá.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

jmilheiro
Reinado D.Maria I
Registado: quarta nov 05, 2008 12:27 pm

#5 Mensagem por jmilheiro » quarta abr 22, 2020 9:28 pm

Boa noite. A ter de responder "tout court" à sua pergunta, diria: Má. A primeira característica dos 5 centavos de 22 que observamos, por se olhar logo para a data, é o espaçamento da mesma entre pontos, em que esta está (neste caso deveria estar) deslocada para a esquerda. Já vi falsificações que têm essa morfologia em conta, mas nunca uma moeda com cunho da Casa da Moeda. E isso de cunhos haverá muitos, quer da República, quer da Monarquia, ainda há uns meses vi um saco deles, desenterrados em Lisboa numa obra, o desenrasque na fabricação sempre foi nosso apanágio, ainda que esteja na moda culpar os chineses.
Espero que o estrago não tenha sido grande.
Abraço.
Cumprimentos,
jmilheiro

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

#6 Mensagem por PSIMOES » quinta abr 23, 2020 8:50 pm

Tem aqui uma irmã gémea, que está à venda no ebay, mas mais em forma que essa. Ambas foram "trabalhadas" para ver se passam pelos mais desatentos e menos "informados".

Imagem
Imagem
Pedro Simões

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#7 Mensagem por fernanrei » sexta out 30, 2020 2:46 pm

laram Escreveu:
quarta abr 22, 2020 5:57 pm
Boa tarde caros foristas.
Adquiri esta moeda há uns dias, sabendo que poderia correr o risco de ser má.
A moeda pesa 7,4gr e apresenta uma textura de tipo que esteve exposta a calor, daí o seu aspeto.
Desde já agradeço as vossas opiniões.
Muito obrigado
Carlos Pereira

Imagem

Imagem

Imagem
Tinha-lhe pedido, em mensagem privada, para que publicasse outras fotos da moeda, uma vez que as presentes, na minha opinião, apresentam alguns pontos sem preenchimento de cor que suscitam dúvidas em relação à integridade das imagens. O mais certo é eu estar enganado, uma vez que não sou perito, mas para que se possa efetivar um esclarecimento cabal, nada como publicar outras fotos da moeda nas quais todos os pormenores possam ser aferidos. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

#8 Mensagem por PSIMOES » sábado out 31, 2020 10:59 am

Sem dúvida uma das falsas chinocas...E a degradação que tem, foi fabricada para tentar esconder algumas das evidências.
Pedro Simões

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”