Maravedis, falsos ou reais? Ajuda p/ identificar

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
km#29
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 63
Registado: sexta jun 19, 2020 11:23 am

Re: Maravedis, falsos ou reais? Ajuda p/ identificar

#11 Mensagem por km#29 » segunda dez 14, 2020 11:06 pm

fernanrei Escreveu:
segunda dez 14, 2020 10:57 pm
km#29 Escreveu:
segunda dez 14, 2020 9:15 pm
fernanrei Escreveu:
sábado nov 07, 2020 9:49 am
Quanto à primeira moeda veja o seguinte link: https://catalogodemonedas.es/?q=catalog ... neda/14332

Em relação à segunda, não me vou prenunciar porque não tenho conhecimentos suficientes para o esclarecer. Mas faço uma pergunta, dado que a data referida fica no fim de um Reinado e início de outro, a moeda é de Filipe III ou de Filipe IV (IIII)? Pela legenda fiquei com a ideia de ser Filipe IV (IIII) :thumbupleft:
Olá, eu novamente.

o IIII, referente a Filipe IV, seria o IIII ao lado esquerdo do leão, em oposição à data?

Grato.
Foi a ideia com que fiquei mas posso estar enganado. Um dado que salta à vista, se por acaso já deu uma vista de olhos no catálogo, é que este estilo de moeda fica mais próximo das moedas de Filipe IV. :thumbupleft:
Não tenho catálogos bons para isso, só o Krauser e a internet.

Por sinal o Krauser da um código de ref. Km 73.6, a NGC km10.5, o numista km10.6...



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7347
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Maravedis, falsos ou reais? Ajuda p/ identificar

#12 Mensagem por fernanrei » terça dez 15, 2020 11:53 am

km#29 Escreveu:
segunda dez 14, 2020 11:06 pm
fernanrei Escreveu:
segunda dez 14, 2020 10:57 pm
km#29 Escreveu:
segunda dez 14, 2020 9:15 pm


Olá, eu novamente.

o IIII, referente a Filipe IV, seria o IIII ao lado esquerdo do leão, em oposição à data?

Grato.
Foi a ideia com que fiquei mas posso estar enganado. Um dado que salta à vista, se por acaso já deu uma vista de olhos no catálogo, é que este estilo de moeda fica mais próximo das moedas de Filipe IV. :thumbupleft:
Não tenho catálogos bons para isso, só o Krauser e a internet.

Por sinal o Krauser da um código de ref. Km 73.6, a NGC km10.5, o numista km10.6...
Referia-me ao catálogo do link que partilhei :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

amistade
Reinado D.Afonso IV
Mensagens: 1543
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm
Localização: OVAR

Re: Maravedis, falsos ou reais? Ajuda p/ identificar

#13 Mensagem por amistade » terça dez 15, 2020 7:03 pm

km#29 Escreveu:
sábado nov 07, 2020 11:09 am
fernanrei Escreveu:
sábado nov 07, 2020 9:49 am
Quanto à primeira moeda veja o seguinte link: https://catalogodemonedas.es/?q=catalog ... neda/14332

Em relação à segunda, não me vou prenunciar porque não tenho conhecimentos suficientes para o esclarecer. Mas faço uma pergunta, dado que a data referida fica no fim de um Reinado e início de outro, a moeda é de Filipe III ou de Filipe IV (IIII)? Pela legenda fiquei com a ideia de ser Filipe IV (IIII) :thumbupleft:
Oi.
Está anunciada como sendo de Felipe III.

Erro de identificação talvez?

Grato
primeira foto Felipe III
Imagem

Estas duas são Felipe IV
Imagem

Imagem

A parte da moeda onde identifica a ceca e o reinado está cerceada
Cumprimentos

AMISTADE

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7347
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Maravedis, falsos ou reais? Ajuda p/ identificar

#14 Mensagem por fernanrei » sexta dez 18, 2020 9:11 pm

amistade Escreveu:
terça dez 15, 2020 7:03 pm
km#29 Escreveu:
sábado nov 07, 2020 11:09 am
fernanrei Escreveu:
sábado nov 07, 2020 9:49 am
Quanto à primeira moeda veja o seguinte link: https://catalogodemonedas.es/?q=catalog ... neda/14332

Em relação à segunda, não me vou prenunciar porque não tenho conhecimentos suficientes para o esclarecer. Mas faço uma pergunta, dado que a data referida fica no fim de um Reinado e início de outro, a moeda é de Filipe III ou de Filipe IV (IIII)? Pela legenda fiquei com a ideia de ser Filipe IV (IIII) :thumbupleft:
Oi.
Está anunciada como sendo de Felipe III.

Erro de identificação talvez?

Grato
primeira foto Felipe III
Imagem

Estas duas são Felipe IV
Imagem

Imagem

A parte da moeda onde identifica a ceca e o reinado está cerceada
:thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”