Morabitinos polémicos, continuação da discussão

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 8095
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Morabitinos polémicos, continuação da discussão

#1 Mensagem por MCarvalho » sábado mar 19, 2005 7:37 pm

Para quem tem acompanhado esta (http://forum-numismatica.com/viewtopic.php?t=1403) interessante e sempre por fechar discussão que a nossa mais recente participante, Ana Fonseca, lançou na secção de moedas da monarquia portuguesa, cunhagem manual, aqui vão mais umas achegas sobre o desenrolar dos acontecimentos.

A Ana enviou-me a fotografia da moeda que terá que estudar, é a que coloco aqui abaixo.

Imagem
Fig.1

Neste momento quase todos estarão a sorrir e perceber porque é que decidi continuar a discussão aqui na secção de Falsas e Viciadas. Como se vê, esta moeda tosca é uma falsificação grosseira de um morabitino, tem sido até referenciada nos trabalhos de Alberto Gomes, como sendo uma fantasia (AG, pág. 678, ed. 1996 e AG, pág. 688, ed. 2003). Contudo o tema não é assim tão simples, por várias questões:

1 – Quem não está familiarizado com imagens de morabitinos, não sabe dizer à primeira que esta moeda é falsa.

2 – Porquê é que é falsa?

3 – De quando será a datação desta falsificação?

4 – Alberto Gomes colocou-a como uma falsificação de Afonso II, será que foi essa a intenção do falsário?

Em primeiro lugar, para se perceber à primeira que esta moeda é muito suspeita, vamos comparar com uma moeda boa, e analisá-las tipologicamente:

Cá está ela, um dos morabitinos de cruz e estrelas (só há 12 conhecidos) atribuídos ora a Afonso I, ora a Afonso II (ver a polémica referida no outro tópico):

Imagem
Fig.2

Como se vê, por comparação, as moedas são bem diferentes. A primeira aparenta um estilo todo errado, o disco de cunhagem parece muito fino e achatado, o traço da gravura é demasiado ingénuo para ser credível, o reverso é uma fantasia, pois apresenta uma cruz central, ladeada de crescentes e outras brincadeiras desenhadas a compasso, os elementos fundamentais de todos os morabitinos, as quinas, não existem e o tipo de letra da legenda é pouco convincente, apesar do autor da fantasia conhecer os caracteres medievais do século XIII, nomeadamente pela habilidade de tombar o S, por exemplo.

Não obstante toda esta ingenuidade, a moeda foi criada por alguém que sabia um pouco mais de numismática medieval e, seguramente, alguém que quis atribuí-la a D. Afonso Henriques e não a D. Afonso II… Mas isso ficará para mais adiante.

Vimos então porque é que é falsa, adiantaremos caminho para uma tentativa de datação.

Na minha opinião esta falsificação é do início do século XX. E porquê? Porque quem a forjou leu Teixeira de Aragão, mas não terá lido autores mais recentes, como Ferraro Vaz.

E porque é que leu Aragão? Porque o falsário quis fazer um morabitino de Afonso Henriques, assumindo que os morabitinos conhecidos e considerados bons, com as estrelas e a cruz, foram cunhados por Afonso Henriques, mais, o falsário quis que não restassem dúvidas quanto ao emissor da moeda, e marcou-a como sendo cunhada em Coimbra, centro emissor que só funcionou durante o reinado de Afonso Henriques.

Reparem no detalhe deste dinheiro de Afonso Henriques e depois observem novamente o morabitino da figura 1.

Imagem
Fig.3

Que há em comum?

Ora lá está aquelas estranhas iniciais CO (no COL) com dois pontinhos em cima. Essas iniciais têm sido lidas como Colimb (abreviatura de Coimbra) que foi a sede do poder de Afonso Henriques durante décadas.

Este dinheiro, apesar de já ser conhecido antes da publicação de Aragão, em 1875, é muito raro, sendo pouco visto e possivelmente nunca editado antes de Aragão. O autor do morabitino falso muito provavelmente teve acesso à imagem dele através da obra de Aragão, é pouco provável que o conhecesse antes.

Assim, na minha opinião, o falsário conhecia (e bem) a obra de Aragão, mas não conheceu trabalhos posteriores, a sua intenção era criar um morabitino de Coimbra, do reinado do primeiro rei de Portugal.

Depois dos morabitinos de cruz e estrelas começarem a ser classificados como peças de Afonso II, esta falsificação passou também a ser atribuída como falsificação de Afonso II.


MCarvalho

Jomosil
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1838
Registado: domingo nov 07, 2004 10:24 am
Localização: Braga
Contacto:

#2 Mensagem por Jomosil » sábado mar 19, 2005 7:49 pm

Já tínhamos conversado um pouco sobre este dinheiro de Afonso I.
O raciocínio do Mário é absolutamente linear e convincente. Está tudo dito sobre aquele morabitino.

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 8095
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#3 Mensagem por MCarvalho » sábado mar 19, 2005 7:55 pm

Sobre este e sobre um outro, que tem a legenda COLIMB, está no "Ensino da Numismática".

Acrescento que só agora me apercebi que já o Ferraro Vaz refere o tal dinheiro COLIMB, até apresenta uma fotografia. Na altura da discussão pensei que tinha sido um autor espanhol a apresentá-lo pela primeira vez.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15342
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

#4 Mensagem por doliveirarod » domingo mar 20, 2005 3:53 am

Não conheço direito os morabitinos, mas a 1a moeda é descarada, não só pelo que levantou o Mário, mas as margens, as letras delgadas, o estilo, tudo cheira a falso... Sem falar nos estranhos desenhos do reverso, que nunca pensaria em ver numa moeda portuguesa...
Eu mesmo não cairia nela, não por conhecer morabitinos, mas pelo contexto geral da moeda.
:read:
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

AClemente
Reinado D.João V
Mensagens: 563
Registado: sexta nov 05, 2004 9:47 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

#5 Mensagem por AClemente » domingo mar 20, 2005 2:26 pm

Infelizmente niguém por aqui deve "conhecer direito" os morabitinos ;) , só mesmo de fotografia e de uma olhadela nalguma exposição.

Mas conhecemos "direito" os dinheiros medievais. Por comparação com o suposto morabitino apresentado, além de outras deficiências, vejo que aquela legenda não foi gravada usando o tipo de ferramenta usado na época. Se analisarem com atenção as legendas dos dinheiros, percebe-se que foram abertas com combinações de punções triangulares e rectangulares. Isso é particularmente notado nos "S" que ficam com uma aparência quase sempre estranha. Tentem desenhar um 'S' com recurso a triangulos e rectangulos e perceberão. No caso do morabitino apresentado, a legenda foi 'raspada' provavelmente em metal macio. Não convence.
Analizando o resto da figura chega-se à mesma conclusão. A 'ferramenta' usada é totalmente diferente.

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”