Slabs e certificados

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2358
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Slabs e certificados

#1 Mensagem por palves » quinta jul 22, 2010 8:19 am

Boas,

Tenho reparado que cada vez mais aparecem "novas" certificações e embalagens. Algumas de casas das quais nunca ouvi falar. Adicionalmente, também tenho lido que os chineses cada vez mais gostam de "empacotar" as pseudo-moedas que produzem. Estranhamente aparecem moedas embaladas, cujo valor comercial não paga nem 1/4 do custo de certificação...

Para os falsificadores, o embalar tem benefícios óbvios, nomeadamente envia um (falso) sinal de qualidade e torna mais difícil verificar as qualidades da moeda, porque a generalidade das pessoas não vai logo partir a embalagem.

Serve o presente tópico para pedir a quem tem moedas empacotadas que coloque uma imagem da embalagem e certificado, um de cada casa de certificação ou tipo, para que os restantes foristas possam começar a ter noção, ainda que imperfeita, das casas recomendadas e das características a verificar quando se deparam com uma "slabbed".

Nota final: Se é fácil aos chineses falsificar uma moeda à perfeição (excepto metal e pouco mais), a falsificação dos certificados e das embalagens deve fazer parte do ensino primário.

Abraço e antecipadamente grato àqueles que participarem.

PA

PS: Este tópico é sobre as embalagens e certificados e não sobre as moedas



rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5094
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

Re: Slabs e certificados

#2 Mensagem por rodrigoleite » quinta jul 22, 2010 11:58 am

palves Escreveu: Nota final: Se é fácil aos chineses falsificar uma moeda à perfeição (excepto metal e pouco mais), a falsificação dos certificados e das embalagens deve fazer parte do ensino primário.
Não é tão fácil assim, as certificadoras oferecem um nº de registro e só entrar no site e colocar o nº, se a foto da moeda não bater com a moeda a ser vendida então a moeda é falsa.
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

Avatar do Utilizador
DanteD
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3394
Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
Localização: brasil
Contacto:

#3 Mensagem por DanteD » quinta jul 22, 2010 1:23 pm

mas normalmente as pessoas confiam, e antes de comprar não verificam os nrs.... e se os chineses tambem olharem o site e falsificarem a respectiva moeda com o numero??copiar um nr apenas, é fichinha para quem copia uma moeda...este tipo de falsificação, já está se tornando bem comum... outro dia um colega postou aqui um site chines q vende delas... eu só compro algo , se ver a foto nítida da pç.. :thumbupleft:

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 8327
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#4 Mensagem por MCarvalho » quinta jul 22, 2010 1:37 pm

Mesmo nos EUA, começam a surgir várias casas que "certificam" e embalam as moedas com atribuições de EC muito relativas. O problema é a veneração que alguns compradores têm em relação a tudo o que seja americano, qualquer caixa de plástico com um EC atribuído por um sábio dos EUA torna-se logo um valor inquestionável.

Para um falsário chinês, esse tipo de certificação deve estar até abaixo da escola primária, é pré-escolar.
MCarvalho

rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5094
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

Re:

#5 Mensagem por rodrigoleite » quinta jul 22, 2010 1:51 pm

DanteD Escreveu:mas normalmente as pessoas confiam, e antes de comprar não verificam os nrs.... e se os chineses tambem olharem o site e falsificarem a respectiva moeda com o numero??copiar um nr apenas, é fichinha para quem copia uma moeda...este tipo de falsificação, já está se tornando bem comum... outro dia um colega postou aqui um site chines q vende delas... eu só compro algo , se ver a foto nítida da pç.. :thumbupleft:
Mas ai ter que copiar a pátina e o estado de conseração.
As fotos são em alta resolução, fica fácil descobrir que o nº foi clonado.
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

narper
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1670
Registado: quarta jan 04, 2006 6:32 pm
Localização: Funchal

#6 Mensagem por narper » terça jul 27, 2010 2:32 am

Viva!

A ANACS, PCGS e NGC são três firmas de reconhecida idoneidade e prestígio na área da certificação. Em especial a NGC, disponibiliza online um sistema que, mediante a simples inscrição, possibilita ao interassado aferir se determinado slab é o autêntico, na medida em que mediante a introdução do n.º de certificação são exibidas fotos do A/ e R/ da moeda e respectivo slab fotografados pela NGC aquando da certificação. Infelizmente só está disponível para moedas recentemente certificadas. Para as certificadas há mais tempo, da mesma forma que a PCGS, é disponibilizada a informação relativa ao n.º de certificação.

O resto é paisagem, na medida em que qualquer Chico (mais ou menos esperto) compra uns slabs e imprime uma etiqueta com a sua opinião e cola - O resto é isto e mais nada (um alvéolo bonito) e que vai fazendo umas vítimas até o cliente abrir o olho.

PS Muito me fascinam certas opiniões do género:

Os certificadores "só percebem de moedas norte-americanas", quando passam o dia a verificar moedas de proveniência global, num mercado ultra competitivo e de dimensão gigantesca e onde não faltam bons leilões e boas peças desde o México à Prússia e onde é provável que se venda mais moeda portuguesa (pelo menos em valores) que em Portugal (basta ver a quantidade de leilões/lotes de joes e moidores). Seguramente a sua opinião será mais credível que a do João que classifica o que é seu e quer vender pelo melhor preço... digo eu que sou um imbecil.

Já ouvi alguns falarem de slabs genuínos com moedas falsas (mal aferidas pelo certificador) mas ainda ninguém mostrou um(a) único(a)... será como o centavo da gaiolinha do passarinho.

Gosto de ver o desdem com que alguns se referem ao mercado americano com a sua intensa componente especulativa. Pois cuitadinhos não é... eles ao ano passado voltaram a ter crescimento económico... as moedas por lá parece que continuam a valorizar... bem por aqui... fossem só as moedas a perder valor... pois eles são mesmos uns especulativos, uns indivíduos plásticos, todos coca-colas... por aqui, num país pequeno, não se encontram um site que permita pagar directamente (no Mega i.e. é mails e mais copy paste para o online banking ou um print para o multibanco no outro dia)... veja-se a rapidez com que no ebay i.e. se compra, paga, recebe o dinheiro e até se compra o selo/franquia dos correios sem saír do site e levantar o cu do banco, tudo à distãncia dum clique... eles são mesmo parvinhos.

Algumas destas conversas lembram-me a resistência à introdução do SI (sistema métrico internacional) no sec. XIX. Um "palmo" ou uma "mão travessa"... nunca um "metro" que isso é a medida dos francesas... Deus nos livre.

... é por estas e outras que somos cada vez mais um pais melhor... para fugir
Última edição por narper em terça jul 27, 2010 2:39 am, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15602
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

#7 Mensagem por doliveirarod » terça jul 27, 2010 8:36 pm

A ANACS, PCGS e NGC
É bem por aí. O resto é muito relativo e discutível. Há muito slab chinês no mercado, alguns imitam os da ANACS e etc... Trazendo inclusive números de certificados que existem.

Eu ainda prefiro olhar toda a peça p/ poder ficar com ela.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
EUROESCUDO
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4916
Registado: sábado mar 07, 2009 12:07 pm
Localização: Maia - Porto - Portugal
Contacto:

#8 Mensagem por EUROESCUDO » terça jul 27, 2010 11:33 pm

E este? Como classificam a moeda? :think:

:thumbs:

Imagem
Imagem
C/ Melhores cumprimentos:
M E N D E S
€uroe$cudo

Consulta Rápida do Fórum ---- Literatura On-line [PDF]

rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5094
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

#9 Mensagem por rodrigoleite » terça jul 27, 2010 11:50 pm

PR-66 :thumbs:
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5094
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

#10 Mensagem por rodrigoleite » quarta jul 28, 2010 3:10 pm

Aí vai uma foto de slabs falsos chineses:

Imagem
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”