Outro ceitil, uma dúvida

Moderadores: Jacinto Silva, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
AdrianoHS
Reinado D.José
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Outro ceitil, uma dúvida

#1 Mensagem por AdrianoHS » sexta dez 20, 2019 1:22 am

Boa noite, amigos.

Ainda na caminhada de aprendizado sobre ceitis, apresento este.
Castelo com muralha regular fechada.
Módulo pequeno.
Muralha com 7 améias.
Torreões com 4 améias.
Circunferência lisa em cada face (disso discordo, uma face parece ser ponteada).
Escudo 4° tipo.
Arcos sobre as torres.
Mar de ondas contínuas.
Portanto, A5.8.4.3 pelo Magro e parece o mesmo cunho no A.G., entretanto com um ponto à direita da torre central.

A dúvida é, acho que paguei meio caro nela. Tem um teto para uma moedinha destas?

Vou acabar ficando bom classificando ceitis por luneta. Logo apresento outra muito interessante.

Grato à todos. :xmas: :santa: :beer:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

AdrianoHS
Reinado D.José

Re: Outro ceitil, uma dúvida

#2 Mensagem por AdrianoHS » sábado dez 21, 2019 1:42 am

Olá, amigos.

Embora a pobre moedinha não tenha despertado interesse algum (limparei quando chegar), creio ter sido uma boa aquisição, ainda que meio cara para o que estou habituado para ceitis.
Achei um tópico antigo do fórum em que cita essa cruz que atravessa de ponta a ponta o anverso, gostei das hipóteses, divertidas. Mais que satisfeito.

http://www.forum-numismatica.com/viewtopic.php?t=66997
Última edição por AdrianoHS em sábado dez 21, 2019 5:00 pm, editado 1 vez no total.

NVMVS
Reinado D.José
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

#3 Mensagem por NVMVS » sábado dez 21, 2019 10:16 am

Acho que fez uma excelente aquisição! É uma moeda que não costuma aparecer. O estado não é o melhor mas a raridade dela compensa :) mesmo neste estado tem o seu valor.
A classificação está correctíssima.
Cumprimentos
Diogo

AdrianoHS
Reinado D.José

#4 Mensagem por AdrianoHS » sábado dez 21, 2019 1:33 pm

NVMVS Escreveu:
sábado dez 21, 2019 10:16 am
Acho que fez uma excelente aquisição! É uma moeda que não costuma aparecer. O estado não é o melhor mas a raridade dela compensa :) mesmo neste estado tem o seu valor.
A classificação está correctíssima.
Olá, Diogo.

É hábito, como disse o amigo monge, quando iniciei coletar ceitis. Depois de muito exemplares consegue-se identificar detalhes sutis nelas, estou treinando ainda.
O outro tópico é muito interessante, mas creio que o sinal + no anverso faz parte do próprio cunho destes ceitis e não uma aplicação sobre outro disco cunhado. Sairiam peças onde esse sinal ficaria deslocado da gravação do ceitil, entretanto acompanha à exatidão a cunhagem independente de estar centrado ou não. Não é obra de um recunho, parece ser uma divisão no compasso feita pelo gravador, acho. :think:
Obrigado pelo comentário, achei também uma boa aquisição.

Abraços. :xmas: :santa:

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#5 Mensagem por silvio2 » sábado dez 21, 2019 3:42 pm

Olá, amigo Adriano

Apesar de não perceber "patavina" sobre como classificar "numismas martelados" (passe a expressão ...)
não posso deixar de parabenizar o Amigo, pela aquisição deste interessante exemplar. :D
Obrigado, por partilhar. :santa: :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

AdrianoHS
Reinado D.José

#6 Mensagem por AdrianoHS » sábado dez 21, 2019 3:50 pm

silvio2 Escreveu:
sábado dez 21, 2019 3:42 pm
Olá, amigo Adriano

Apesar de não perceber "patavina" sobre como classificar "numismas martelados" (passe a expressão ...)
não posso deixar de parabenizar o Amigo, pela aquisição deste interessante exemplar. :D
Obrigado, por partilhar. :santa: :thumbupleft:
Olá, amigo.

Me permita uma curiosidade, não me lembro de você colocar uma moedinha de vosso gosto. Quais temas aprecia? Tenho certeza que deve possuir um acervo bem interessante e cuidado, és meticuloso.
Grato pela atenção com minha moedinha.

Grande abraço. :beer: :rotate: :xmas: :santa:

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#7 Mensagem por numisiuris » sábado dez 21, 2019 4:05 pm

Estive a ver o outro tópico. Então, sendo assim, essa moeda foi gravada com um cunho de meio real grosso, emendado para se lhe gravarem os elementos tipológicos do ceitil?

É que ninguém recunha um ceitil em cima de um meio grosso. Nem ninguém bate um meio grosso, emitido com lei espanhola, para inundar castela e provocar desequilíbrios econômicos nesse reino, em cima de um disco de cobre. Aliás, quer esta moeda, quer a do outro tópico, parecem de cobre. Ou pelo menos não parecem de prata.

Coloca-se depois outra questão. A que casa monetária são atribuídos estes ceitis? É que se se emendaram nessa casa cunhos de meios grossos para castela e Leão (moedas extremamente valiosas e raras), então também os cunhos dos meios grossos aí deverão ter sido abertos antes da invasão.

AdrianoHS
Reinado D.José

#8 Mensagem por AdrianoHS » sábado dez 21, 2019 4:22 pm

numisiuris Escreveu:
sábado dez 21, 2019 4:05 pm
Estive a ver o outro tópico. Então, sendo assim, essa moeda foi gravada com um cunho de meio real grosso, emendado para se lhe gravarem os elementos tipológicos do ceitil?

É que ninguém recunha um ceitil em cima de um meio grosso. Nem ninguém bate um meio grosso, emitido com lei espanhola, para inundar castela e provocar desequilíbrios econômicos nesse reino, em cima de um disco de cobre. Aliás, quer esta moeda, quer a do outro tópico, parecem de cobre. Ou pelo menos não parecem de prata.

Coloca-se depois outra questão. A que casa monetária são atribuídos estes ceitis? É que se se emendaram nessa casa cunhos de meios grossos para castela e Leão (moedas extremamente valiosas e raras), então também os cunhos dos meios grossos aí deverão ter sido abertos antes da invasão.
Olá, iuri.

Sem dúvida alguma são cobres. O que foi aventando no outro tópico, creio ser apenas uma percepção quanto à presença do particionamento em cruz dado no anverso. É interessante e embora seja agradável a idéia, tenho de concordar que é distante dos fatos, é somente um ceitil com alguns elementos diferentes dos habituais feito em seu próprio cunho. Não é recunho, nem meio real, nem emenda ou seja lá o que imaginaram no tópico, acho.

Grato a intervenção e grande abraço, Iuri.
:xmas: :santa: :thumbs:
Última edição por AdrianoHS em sábado dez 21, 2019 4:50 pm, editado 1 vez no total.

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#9 Mensagem por silvio2 » sábado dez 21, 2019 4:31 pm

AdrianoHS Escreveu:
sábado dez 21, 2019 3:50 pm
Olá, amigo.
Me permita uma curiosidade, não me lembro de você colocar uma moedinha de vosso gosto. Quais temas aprecia? Tenho certeza que deve possuir um acervo bem interessante e cuidado, és meticuloso.
Grato pela atenção com minha moedinha.

Grande abraço. :beer: :rotate: :xmas: :santa:
Tem toda a razão de não lembrar porque, na verdade, nunca postei qualquer imagem.
Satisfazendo a sua (e de outros) curiosidade, tenho a dizer que não possuo nenhum exemplar extraordinário, seja pela sua escassez, raridade ou mesmo estado de conservação, digno de ser apreciado pelas suas qualidades ... :)
Embora faça colecção de "tudo o que é moeda" e até tenha "as coisas organizadas", neste momento, estou mais focado nas moedas de euro e nas estrangeiras (de todo o mundo, mas com especial atenção à Espanha, França e Reino Unido). Enfim, como não faço colecção para investimento, as minhas moedas são na grande maioria, circuladas.
Como vê, amigo Adriano, nada de especial ... ;)
Abraço. :santa: :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

AdrianoHS
Reinado D.José

#10 Mensagem por AdrianoHS » sábado dez 21, 2019 4:41 pm

Olá, amigo.

Como não encaro, também, investimento o colecionismo entendo a sua proposta: prazer, conhecimento e paz. Algumas das moedinhas que mais gosto, seja por afetividade, contextos relativos ou conteúdo, nada valem e muitas estão péssimas, não digo ser o caso, claro. O especial está no olhar de cada um, as tuas são sim, amigo Sílvio.
Às vezes penso em começar as de euro, mas é um universo tão grande, variado e initerrupto, não tenho fôlego para uma empreitada desse porte.

Obrigado por matar nossa curiosidade e perdão a indiscrição. :biglaugh:

Grande abraço. :santa: :santa: :santa: :beer:

Responder

Voltar para “D. Afonso V”