Em primeiro plano, peço à Moderação para colocar o presente tópico no lugar correto, se for o caso.
Em minhas andanças por cidades do interior de Pernambuco (é um pequeno Estado, onde moro), ao visitar uma feira livre, vi um jogo de azar, realizado por alguns rapazes, que consistia de um punhado de moedas colocadas no chão, todas com a mesma face voltada para cima, e as pessoas envolvidas no jogo, atiravam contra essas moedas, uma moeda maior e mais pesada, de modo a fazer com alguma moeda saísse do chão e ficasse com a face invertida, então, o jogador ganhava aquela moeda. Se a moeda continuasse com a mesma face voltada para cima, o jogador dava a vez a outra pessoa, e assim sucessivamente, até que o dinheiro que estava no chão acabasse. Na realidade, um jogo estúpido e violento, no meu entender, que resulta em moedas, praticamente destruídas, conforme pode ser visto abaixo. As moedas apresentadas vieram num lote e estavam no meu "refugo", quando me lembrei deste jogo um tanto infame, que posto aqui de maneira meramente informativa.
Moeda 1

Moeda 2

Notar os inúmero machucões, dos choques que levaram no citado jogo cujo nome, se é que tem, não recordo.
Gostaria de saber se alguém tem mais alguma informação sobre este ou outro jogo semelhante, ou se é apenas um caso isolado de uma cidadezinha do interior de Pernambuco.
Na época quando eu era criança e colecionava álbuns de figurinhas, havia uma brincadeira um pouco parecida chamada "bafo", que consistia em figurinhas colocadas no chão (casadas) e tentávamos virar as figuras com a mão em concha, dando pancadas, uma tentativa por vez, no montículo de figurinhas. Quem as virasse, ganhava. Haja mão inchada...
Visitas e comentários, sempre bem vindo.
Gomes.