Cruzados com um furo !!!

Moedas cunhadas desde D.Pedro P.Regente até D.Manuel II
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Cruzados com um furo !!!

#1 Mensagem por fernanrei » segunda abr 24, 2017 9:26 pm

Caros ilustres, o que pensam dos cruzados em estado de preservação razoável mas com um furo? Tenho recusado alguns negócios pelo motivo referido, mas apesar de terem o furo o estado de preservação é bastante apelativo, vocês comprariam um exemplar desses por valores inferiores a 10 euros?


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Cruzados com um furo !!!

#2 Mensagem por numisiuris » segunda abr 24, 2017 9:31 pm

O furo arruína o valor comercial de uma moeda. De qualquer modo, quando os furos são feitos em certas moedas (por ex. Vinténs de esfera, 3 vinténs, moedas de d. João I) o valor histórico aumenta, na minha opinião. Furos irregulares, feitos manualmente com pregos, para mim são bem interessantes. Por menos de dez euros, com um furo desses, eu comprava o cruzado em questão. Mas essa é só a minha opinião, dentro da minha opção coleccionista que, vista numa lógica de investimento, está errada.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cruzados com um furo !!!

#3 Mensagem por fernanrei » terça abr 25, 2017 9:19 am

numisiuris Escreveu:O furo arruína o valor comercial de uma moeda. De qualquer modo, quando os furos são feitos em certas moedas (por ex. Vinténs de esfera, 3 vinténs, moedas de d. João I) o valor histórico aumenta, na minha opinião. Furos irregulares, feitos manualmente com pregos, para mim são bem interessantes. Por menos de dez euros, com um furo desses, eu comprava o cruzado em questão. Mas essa é só a minha opinião, dentro da minha opção coleccionista que, vista numa lógica de investimento, está errada.
Caro ilustre, fico muito agradecido pelo seu comentário porque ilustra o valor implícito das decisões coleccionistas. Os furos que refiro são exactamente os que enuncia, efectuado com o recurso a um prego e com o acabamento bastante irregular. Mas a minha dúvida reside no facto de não ser muito comum encontrar cruzados com o dito furo, apenas isso. Eu já tenho 6 vinténs D. João VI e 3 Vinténs D. Maria e D.Pedro furados. Votos de felicidades no meio e agradeço do fundo da alma o seu comentário. Cordiais cumprimentos.
Última edição por fernanrei em terça abr 25, 2017 5:14 pm, editado 1 vez no total.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Cruzados com um furo !!!

#4 Mensagem por tm1950 » terça abr 25, 2017 10:36 am

Eu não gosto e evito adquirir. De memória, se tiver alguma moeda furada será um vintém de esfera.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cruzados com um furo !!!

#5 Mensagem por fernanrei » terça abr 25, 2017 5:17 pm

tm1950 Escreveu:Eu não gosto e evito adquirir. De memória, se tiver alguma moeda furada será um vintém de esfera.
É o que tenho feito, evitado adquirir moedas com furos. Mas algumas estão em tão bom estado de preservação que o furo acaba por passar despercebido, até porque esse orifício pode estar associado aos marinheiros e isso é garantidamente implícito da história de Portugal.
Cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cruzados com um furo !!!

#6 Mensagem por fernanrei » quinta mai 11, 2017 11:29 pm

numisiuris Escreveu:O furo arruína o valor comercial de uma moeda. De qualquer modo, quando os furos são feitos em certas moedas (por ex. Vinténs de esfera, 3 vinténs, moedas de d. João I) o valor histórico aumenta, na minha opinião. Furos irregulares, feitos manualmente com pregos, para mim são bem interessantes. Por menos de dez euros, com um furo desses, eu comprava o cruzado em questão. Mas essa é só a minha opinião, dentro da minha opção coleccionista que, vista numa lógica de investimento, está errada.
Caro ilustre, acabei por adquirir as moedas e aproveito para partilhar as fotos. Agradeço a sua colaboração e se puder dê a sua opinião em relação às mesmas.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cruzados com um furo !!!

#7 Mensagem por fernanrei » quinta mai 11, 2017 11:32 pm

A Foto que falta
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
"Quod erat demonstrandum"

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Cruzados com um furo !!!

#8 Mensagem por MCarvalho » sexta mai 12, 2017 12:20 am

Os furos realmente contam uma história, estas possivelmente, estiveram todas juntas, num qualquer adereço (cinto? colar? Ou mesmo um véu?)
Tive também uns 6 vinténs de D. João VI com um furo (deve ter sido para andar ao pescoço), a moeda estava impecável... mas acabei por lhe ganhar algum desagrado e vendi-a por um preço simbólico.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Cruzados com um furo !!!

#9 Mensagem por numisiuris » sexta mai 12, 2017 3:00 am

Por valores inferiores a 10 euros cada, para mim foram óptimas compras. :) São furos feitos a prego e martelo. O empastamento de um dos lados (o lado contrário ao golpe) assim o demonstra. Furos de época. Acredito que, se fossem usadas ao pescoço, a cruz ficaria para a frente. Daí o descentramento no de Dª.Maria e D. Pedro, no anverso.

Há uns tempos dei 20 euros por esta. Tinha a coroa de príncipe e o furo não me aflige.

Imagem
image host

Avatar do Utilizador
AntonioMota
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 761
Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am
Localização: Amarante / Celorico de Basto

Re: Cruzados com um furo !!!

#10 Mensagem por AntonioMota » sexta mai 12, 2017 7:39 am

As moedas furadas são um apelo à imaginação;
não desgosto e, misturadas num conjunto, acentuam a diversidade, ie, a 'função' / 'utilidade' -- versatilidade, até -- da moeda através do tempo!
Parabéns aos titulares dos exemplares mostrados!

Responder

Voltar para “Monarquia Portuguesa - Cunhagem Mecânica”