Tostões de coroa fechada - D. Sebastião

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Tostões de coroa fechada - D. Sebastião

#1 Mensagem por numisiuris » quarta mai 10, 2017 8:51 am

Os tostões de coroa fechada foram batidos no final do reinado de D. Sebastião e corresponderão certamente às últimas emissões desta espécie. São mais escassos do que o que se pensa. A título de exemplo, a colecção BES não tem nenhum. A INCM tem 4, mas não vêm fotografados no catálogo. Teixeira de Aragão (de modo inventivo) e Batalha Reis, através de fotografia, apresentam um exemplar que possivelmente será da colecção da INCM.

Tentei juntar todas as imagens que consegui para deixar o registo e também para auxiliar o amigo Thomás na identificação de um restauro (a imagem tem 25mb, pelo que convirá fazer o download - não sei como abrirá no tópico):
Imagem

Deixo também foto da comparação do exemplar 4/5 com o exemplar 12, sendo que na minha opinião partilham o cunho do anverso:
Imagem

Assinalei com círculos o que me parecem evidências de o cunho ser o mesmo:
*Posição relativa do florão esquerdo da coroa;
*Posição do arco da coroa, demasiado baixo em confronto com os demais exemplares;
*Posição relativa de alguns pontos que ornamentam o diadema da coroa;
*Posição relativa da letra "S", do numeral e da letra "R".

Assinalei com números, nos anversos, o que me parecem evidências de restauro, dada a incompatibilidade de posições relativas, no confronto entre duas moedas do mesmo cunho:
1-Distância do "V" ao "S";
2-Distância do "O" ao "R";
3-Posição relativa do ponto entre o "X" e o "P".

Simultaneamente, identifiquei no exemplar 4/5:

A-Rebaixamento do campo no reverso;
B-Estrias multidireccionais junto às letras no reverso;
C-Rebaixamento do campo no anverso;
D-Estrias multidireccionais junto às letras no anverso.

Reparo que as letras foram em grande parte avivadas, tendo algumas ficado muito mais finas do que no estilo original. Notam-se desníveis ao redor das mesmas, provocados por buril, que rebaixou o campo, o qual se aprenta com uma textura bem diferente do habitual. Estranho apenas o peso da moeda. Dado o restauro, devia ser muito mais leve. Só que é a mais pesada de todas as que encontrei. E isto faz-me soar outros alarmes. Deixo o apontamento.



Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Tostões de coroa fechada - D. Sebastião

#2 Mensagem por silvio2 » quarta mai 10, 2017 9:54 am

Ena, pá ... fantástico! :clap3:
Este Homem não pára de nos surpreender ... :thumbupleft:
Obrigado.
Cumprimentos,
Sílvio Silva


Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Tostões de coroa fechada - D. Sebastião

#4 Mensagem por numisiuris » quarta mai 10, 2017 2:02 pm

Deves ser dos poucos gajos que eu conheço que consegue chegar a sebastião no museu da casa da moeda. Eu já cheguei a D. João IV uma vez, mas já foi há muito tempo. Actualmente empaca-me tudo e em João I começam-me a não aparecer algumas. Aquilo devia ser separado por reinados. Mas está a melhorar. Aí está-se a fazer serviço.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Tostões de coroa fechada - D. Sebastião

#5 Mensagem por numisiuris » quarta mai 10, 2017 2:14 pm

Obrigado eu sílvio! :thumbs:

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Tostões de coroa fechada - D. Sebastião

#6 Mensagem por euoutravez » quarta mai 10, 2017 2:36 pm

O motor de busca é uma miséria! As fotos já lá estão todas desde início, só nâo era possível dar com elas pesquisando.
Agora melhoraram um pouco, mas continua ao nível do primeiro ano de faculdade. :(
Deixo um método para dar com o que se quer.

1 - Nunca pesquisar por reinado ou dá resultado nulo - Isto acontece pois o motor de busca só procura por tipo de moeda :s
2 - Pesquisar sempre por tipo - real, cruzado, dinheiro, etc
3 - Vão aparecer dezenas ou centenas de moedas
4 - as moedas são carregadas por ordem cronológica, mas não todas!!! Vá-se lá saber porquê!! A título de exemplo:

Ao pesquisar por real começa em D. Fernando e vai por aí fora, depois vêm as moedas estrangeiras e depois volta a D. Fernando!! Já vi chegar a dar três voltas :)

Resumindo, as fotos deixam bastante a desejar, por vezes têm de ser trabalhadas para analisar pormenores e encontrá-las é uma espécie de jogo manhoso onde nunca se ganha! Ou se perde tempo ou não se dá com o que se quer! É o que dá entregar trabalhos destes ao primo do tio do vizinho em vez de a alguém competente :(
Eu já mandei mail a partilhar o meu desgosto com a fraca navegabilidade do site, depois disso dei conta que a pesquisa por tipo, sofrível, mas existente, já era possível! Falta agora que o ideólogo do motor de busca vá a mais umas aulas na faculdade para ver se aprende a fazer pesquisa com mais de uma entrada... Com sorte ainda este semestre :)

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Tostões de coroa fechada - D. Sebastião

#7 Mensagem por Monge » quarta mai 10, 2017 2:46 pm

Também lhes enviei uns email apontado erros que corrigiram. Depois deixaram de corrigir.
O único progresso que vi foi as moedas deixarem de estar aleatoriamente ordenadas e passarem a estar por ordem mais ou menos cronológica.
Estava todo entusiasmado a guardar os carimbos de coroa de D.Luis que apareciam quando a ordem era aleatória mas, quando passaram à ordem cronológica desapareceram.
Actualmente consigo ir, às vezes, até ao início de D. José.

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: Tostões de coroa fechada - D. Sebastião

#8 Mensagem por Mmatos » quarta mai 10, 2017 5:16 pm

Coloco aqui o meu, se servir para ajudar. Estou na dúvida se o hei-de considerar o Se.53.01 ou o Se.53.02, pois o reverso apresenta 3 círculos (marca de compasso) tal como vem referido no catálogo AG.

Tostão D. Sebastião Ref. AG Se.53.01 ou 02
ImagemImagem

*Clicar para ampliar
Última edição por Mmatos em terça jul 11, 2017 5:54 pm, editado 1 vez no total.

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Tostões de coroa fechada - D. Sebastião

#9 Mensagem por Monge » quarta mai 10, 2017 7:23 pm

Cá vai a minha para a colecção
Imagem

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Tostões de coroa fechada - D. Sebastião

#10 Mensagem por Monge » quarta mai 10, 2017 7:28 pm

Se tiverem o Catálogo Descritivo das Moedas Portuguesas, edição do Museu Numismático, podem fazer a pesquisa pelo número do inventário.

Responder

Voltar para “D. Sebastião I”