Cruzados com um furo !!!

Moedas cunhadas desde D.Pedro P.Regente até D.Manuel II
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cruzados com um furo !!!

#11 Mensagem por fernanrei » sexta mai 12, 2017 9:20 am

AntonioMota Escreveu:As moedas furadas são um apelo à imaginação;
não desgosto e, misturadas num conjunto, acentuam a diversidade, ie, a 'função' / 'utilidade' -- versatilidade, até -- da moeda através do tempo!
Parabéns aos titulares dos exemplares mostrados!
Agradeço o seu comentário e declaro concordar 100% com a sua opinião, sem dúvida que a variedade pode de muitas e variadas formas dar alguma versatilidade a uma colecção, além de ser inequivocamente uma marca humana exclusiva.
Cumprimentos caro Ilustre.


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cruzados com um furo !!!

#12 Mensagem por fernanrei » sexta mai 12, 2017 9:25 am

numisiuris Escreveu:Por valores inferiores a 10 euros cada, para mim foram óptimas compras. :) São furos feitos a prego e martelo. O empastamento de um dos lados (o lado contrário ao golpe) assim o demonstra. Furos de época. Acredito que, se fossem usadas ao pescoço, a cruz ficaria para a frente. Daí o descentramento no de Dª.Maria e D. Pedro, no anverso.

Há uns tempos dei 20 euros por esta. Tinha a coroa de príncipe e o furo não me aflige.

Imagem
image host
Caro ilustre, a sua moeda é magnífica e pelo valor que a comprou pouco mais há a dizer a não ser, as grandes moedas procuram sempre os melhores!
Cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Cruzados com um furo !!!

#13 Mensagem por MCarvalho » sexta mai 12, 2017 4:10 pm

numisiuris Escreveu:Por valores inferiores a 10 euros cada, para mim foram óptimas compras. :) São furos feitos a prego e martelo. O empastamento de um dos lados (o lado contrário ao golpe) assim o demonstra. Furos de época. Acredito que, se fossem usadas ao pescoço, a cruz ficaria para a frente. Daí o descentramento no de Dª.Maria e D. Pedro, no anverso.

Há uns tempos dei 20 euros por esta. Tinha a coroa de príncipe e o furo não me aflige.

Imagem
image host
Lá está, em relação à cunhagem manual tenho a mente muito mais aberta :)
MCarvalho

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2282
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: Cruzados com um furo !!!

#14 Mensagem por José Gomes » sábado mai 13, 2017 9:10 am

Olá, bom dia.

Por aqui, reza a lenda que as pequenas moedas de prata eram furadas e penduradas com uma correntinha ou fita (geralmente vermelha ou azul) no pescoço de crianças, para dar proteção ou curar doenças, com a cruz para frente. Talvez seja este o motivo de sempre encontrarmos pequenas moedas de prata com furo.

Gomes.

Responder

Voltar para “Monarquia Portuguesa - Cunhagem Mecânica”