ms66+?

Mensagem
Autor
jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: ms66+?

#11 Mensagem por jdickson » quinta ago 03, 2017 11:14 pm

numisiuris Escreveu:Eu acho que não é fundida. Acho que a foto é infeliz. Se conseguirem capturar este pormenor em fundições de moedas destas, estamos todos tramados... Mas tem ali um risco relativamente fundo, junto ao canto superior esquerdo do escudo, no campo. E tem um castelo desgastado, fruto de cunho cansado, suponho. Uma moeda nestas condições pode atingir ms66+? Que é isso do +? Quem percebe das coisas do Sheldon, que me elucide! :)
A moeda está num EC excepcional. O castelo mal definido é do cunho. Uma das formas de distinguir isso de eventual desgaste, é através da existência de pormenores que só podem existir em moedas sem circulação e ainda através da observação da superfície da zona em dúvida (neste caso, do castelo), com uma lupa de alta resolução, procurando por micro irregularidades transmitidas pelo cunho à superfície.
Já a questão do risco é mais interessante. Não pode ser um risco "normal", pois nesse caso a moeda não poderia ser um MS-66, que só tolera "minimal marks/hairlines". Mas mesmo esta designação é subjectiva...



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: ms66+?

#12 Mensagem por numisiuris » sexta ago 04, 2017 6:05 am

Pois, é isso. Hairlines têm todas. Mas aquele parece ser um risco com profundidade. Os "hairlines" não têm profundidade.

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: ms66+?

#13 Mensagem por palves » sexta ago 04, 2017 8:11 am

1$ de Alpaca ou uma revolução financeira com aquele risco fundo chegava a 66+?

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: ms66+?

#14 Mensagem por jdickson » sexta ago 04, 2017 11:33 am

Claramente, o risco foi avaliado como "minimal mark"...não nos esqueçamos que estamos a olhar para uma moeda pequena superampliada.
De qualquer forma, também na minha ingenuidade eu julgaria que isso seria o suficiente para afastar uma avaliação tão elevada (até porque a moeda tem outro pequeno risco, no reverso, pelas 12,30, junto ao rebordo...)

Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: ms66+?

#15 Mensagem por Jorge Silva » sexta ago 04, 2017 12:04 pm

PCGS GRADING STANDARDS https://www.pcgs.com/grades/
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: ms66+?

#16 Mensagem por MCarvalho » sexta ago 04, 2017 6:33 pm

jdickson Escreveu:Claramente, o risco foi avaliado como "minimal mark"...não nos esqueçamos que estamos a olhar para uma moeda pequena superampliada.
De qualquer forma, também na minha ingenuidade eu julgaria que isso seria o suficiente para afastar uma avaliação tão elevada (até porque a moeda tem outro pequeno risco, no reverso, pelas 12,30, junto ao rebordo...)
Não seria a primeira vez que as marcas estavam no plástico do "caixão" e não na moeda. A foto não foi a mais feliz e os reflexos todos podem estar a prejudicar a nossa visão.

O que me parece claro é que a tonalidade é a oxidação natural da prata com brilho de cunhagem, o que é bom indicador.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11034
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: ms66+?

#17 Mensagem por fernanrei » sexta ago 04, 2017 6:40 pm

Estive a olhar melhor para as fotos e começo a mudar de ideia, de facto parecem existir pormenores impossíveis de reproduzir numa fundição tradicional, mas continuo com algumas dúvidas. Aquele castelo inferior direito :think: coisa muito esquisita para uma moeda com tão pouco desgaste...
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: ms66+?

#18 Mensagem por carrancho » sexta ago 04, 2017 10:06 pm

Concordo com o jdickson, a foto é infeliz.

A primeira sensação é de repulsa, parece mesmo algo muito estranho a até o campo parece irregular, mas ampliando percebem-se os pormenores todos, efectivamente o castelo inferior direito não está bem definido mas claramente é problema de cunho.

Qunato ao MS66 não sei se o merece, mas que está num EC superior isso não tenho dúvidas.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
ivito
Reinado D.João IV
Mensagens: 709
Registado: domingo nov 14, 2010 2:47 pm
Localização: Aguas Santas Maia

Re: ms66+?

#19 Mensagem por ivito » sexta ago 04, 2017 10:19 pm

Boa noite
Analisando a moeda num todo , pois tudo é tido em consideração,
*a época em causa , pois os cuidados não seriam certamente os melhores ,
*a patina original
*a batida , para a época esta deveria ter sido das primeiras
* a ampliação da foto , exageradamente grande
* estar a analisar a foto e não a moeda

Tudo isto sumado diria eu que o "+" está a mais

MS66 seria sem a menor das dúvidas o grade indicado para esta peça, pela imagem na mão poderia alterar a minha opinião mas nunca para o " + " ou dava 66 ou 67 , (pila grande + não fica bem ou é grande ou é gigante :) )
Ivo Manuel Maia

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: ms66+?

#20 Mensagem por RubenGMelo » sexta ago 04, 2017 11:11 pm

ivito Escreveu: Tudo isto sumado diria eu que o "+" está a mais

MS66 seria sem a menor das dúvidas o grade indicado para esta peça, pela imagem na mão poderia alterar a minha opinião mas nunca para o " + " ou dava 66 ou 67 , (pila grande + não fica bem ou é grande ou é gigante :) )

Concordo perfeitamente!! Isso do + e -, é conversa de vendedor, neste caso de leiloeira!! Ou é 66 ou 67!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Responder

Voltar para “D. Miguel”