XX Réis PPPP 1699 c/ carimbo de escudete.

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
MarceloTM
Reinado D.Carlos
Mensagens: 105
Registado: domingo ago 06, 2017 12:02 am

XX Réis PPPP 1699 c/ carimbo de escudete.

#1 Mensagem por MarceloTM » quinta mar 01, 2018 1:13 am

XX Réis PPPP 1699 cunhada na Casa da Moeda do Porto e com carimbo de escudete aplicado.
Bentes 347.07
Carimbo aplicado nas moedas de cobre com data até 1699 para duplicar seu valor, isto determinado pelo Alvará de 18 de Abril de 1809 para fazer frente às despesas da Corte de D. João instalada no Rio de Janeiro em virtude da invasão de Portugal por tropas francesas em 1808.

Imagem

Imagem



Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: XX Réis PPPP 1699 c/ carimbo de escudete.

#2 Mensagem por Adrhosan » domingo jul 01, 2018 9:27 pm

Boa noite, Marcelo.
Esses pppp sempre os vejo, frequentemente, em ECs bem inferiores. Um em péssimo estado, mas identificável, acha que é colecionável?

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: XX Réis PPPP 1699 c/ carimbo de escudete.

#3 Mensagem por doliveirarod » segunda jul 02, 2018 7:38 pm

Curioso é que a maioria das moedas de 4P que vejo, inclusive as que peguei, têm o escudete com a aparência de falso de época.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
MONIKITAS
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 40
Registado: sexta nov 02, 2012 7:18 pm
Localização: Infantado

Re: XX Réis PPPP 1699 c/ carimbo de escudete.

#4 Mensagem por MONIKITAS » segunda jul 02, 2018 8:16 pm

Este XX reis da casa monetária do Porto tem todo o aspecto de ter sido fundido?

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: XX Réis PPPP 1699 c/ carimbo de escudete.

#5 Mensagem por doliveirarod » segunda jul 02, 2018 8:19 pm

Talvez seja corrosão, mas do jeito que as coisas andam, nem descartaria a hipótese, merece um exame detalhado em mãos.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: XX Réis PPPP 1699 c/ carimbo de escudete.

#6 Mensagem por Adrhosan » segunda jul 02, 2018 8:24 pm

doliveirarod Escreveu:Curioso é que a maioria das moedas de 4P que vejo, inclusive as que peguei, têm o escudete com a aparência de falso de época.
No caso minha preocupação é com o EC. O escudete no meu X 4p é, até onde sei e verifiquei, original. Muito bem gravado. Vou estudá-lo mais.

Avatar do Utilizador
MarceloTM
Reinado D.Carlos
Mensagens: 105
Registado: domingo ago 06, 2017 12:02 am

Re: XX Réis PPPP 1699 c/ carimbo de escudete.

#7 Mensagem por MarceloTM » quarta jul 04, 2018 12:56 am

Adrhosan Escreveu:Boa noite, Marcelo.
Esses pppp sempre os vejo, frequentemente, em ECs bem inferiores. Um em péssimo estado, mas identificável, acha que é colecionável?
Boa noite Adhorsan!
Eu acredito que mesmo em estados inferiores de EC , porém, com a maioria dos detalhes e características presentes e identificáveis são sim colecionáveis, embora aceite que talvez existam opiniões divergentes.
Esta minha moeda das fotos acima tem para mim significado maior por ser oriunda de herança e ter sido adquirida em lote lá pelos anos 60/70.
Essas pppp são moedas com mais de 300 anos sofrendo ação do tempo e agentes externos até difíceis de se imaginar quais tenham sido.
300 anos de história...acho algo mágico, intrigante e apaixonante!

Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: XX Réis PPPP 1699 c/ carimbo de escudete.

#8 Mensagem por Adrhosan » quarta jul 04, 2018 4:09 pm

MarceloTM Escreveu:
Adrhosan Escreveu:Boa noite, Marcelo.
Esses pppp sempre os vejo, frequentemente, em ECs bem inferiores. Um em péssimo estado, mas identificável, acha que é colecionável?
Boa noite Adhorsan!
Eu acredito que mesmo em estados inferiores de EC , porém, com a maioria dos detalhes e características presentes e identificáveis são sim colecionáveis, embora aceite que talvez existam opiniões divergentes.
Esta minha moeda das fotos acima tem para mim significado maior por ser oriunda de herança e ter sido adquirida em lote lá pelos anos 60/70.
Essas pppp são moedas com mais de 300 anos sofrendo ação do tempo e agentes externos até difíceis de se imaginar quais tenham sido.
300 anos de história...acho algo mágico, intrigante e apaixonante!
Grato pela resposta franca, Marcelo.
Realmente não tem como ignorar e descartar toda trajetória de moedas como esta. Eu já havia decidido manter o X pppp em destaque na coleção, mesmo não estando dentro de um EC razoável. Algo para não se abrir mão, será bem cuidada agora.
Obrigado por partilhar seu ponto de vista, que concordo integralmente.

Forte abraço, Marcelo. :green: :beer:

Responder

Voltar para “Colónia (1500-1822)”