Cruzado Calvário D João III

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
alpinojuan
Reinado D.Miguel
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Cruzado Calvário D João III

#1 Mensagem por alpinojuan » quarta jul 03, 2019 7:39 pm

Boa noite caros amigos

No seguimento das minhas recentes compras, a par com os 500 reais D Sebastião, comprei também este "pequenito", não consegui resistir e perdi a cabeça completamente. Confesso que estas moedas são um completo buraco negro para mim, a ausência do Alberto Gomes (na minha posse) e a minha "imaturidade" numismática fazem destas compras uma verdadeira loucura, mas confesso que quando hoje as recebi fiquei imensamente feliz.

Deixo aqui este pequenito, para da mesma forma dos 500 reais de D Sebastião vocês possam dar a vossa opinião quanto ao estado de conservação e catalogação correcta da mesma. Todos os comentários serão bem vindos e uma forma de aprendizagem.

peso: 3,33gr
diâmetro: 23mm

Espero que as fotos sejam melhores desta vez.

Grato pela vossa participação
Com os melhores cumprimentos
Juan Santos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Cordialmente
Juan Santos

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Cruzado Calvário D João III

#2 Mensagem por silvio2 » quinta jul 04, 2019 8:59 pm

Parabéns, caro Juan, pela bonita moeda que connosco partilha. :clap3:
Obrigado. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

alpinojuan
Reinado D.Miguel

#3 Mensagem por alpinojuan » quinta jul 04, 2019 9:02 pm

silvio2 Escreveu:Parabéns, caro Juan, pela bonita moeda que connosco partilha. :clap3:
Obrigado. :thumbupleft:
Obrigado Caro Sílvio
Cordialmente
Juan Santos

Alfonsvs
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

#4 Mensagem por Alfonsvs » quinta jul 04, 2019 9:38 pm

Um bonito Cruzado da cruz do monte calvário, a insígnia da Inquisição Portuguesa que este réi tristemente introduziu em Portugal.
Valia 400 reais, um pouco mais que o salário mensal em Portugal.
Foram cunhados em Lisboa e Porto até junho de 1555, quando foram substituídos pelos meios S. Vicente, no valor de 500 reais.

Anverso: +IOA:III:POR:ET:AL.R.
Reverso: IN:HOC:SIG-NO:VINCES

Refª Alberto Gomes: 175.03
:)
José Matos

alpinojuan
Reinado D.Miguel

#5 Mensagem por alpinojuan » sexta jul 05, 2019 6:27 am

Alfonsvs Escreveu:Um bonito Cruzado da cruz do monte calvário, a insígnia da Inquisição Portuguesa que este réi tristemente introduziu em Portugal.
Valia 400 reais, um pouco mais que o salário mensal em Portugal.
Foram cunhados em Lisboa e Porto até junho de 1555, quando foram substituídos pelos meios S. Vicente, no valor de 500 reais.

Anverso: +IOA:III:POR:ET:AL.R.
Reverso: IN:HOC:SIG-NO:VINCES

Refª Alberto Gomes: 175.03
:)
Muito obrigado pela partilha de conhecimento, desconhecia por completo a informação que nos passou.
É este tipo de informação que procuro aprender, pois só assim considero que passo de um ajuntamento de moedas a uma coleção.
Obrigado por me ajudar a começar no rumo certo.

Cumprimentos
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

silvio2

#6 Mensagem por silvio2 » sexta jul 05, 2019 8:00 am

Caro amigo Juan, a propósito da sua moeda e como informação complementar, aconselho-o a que "dê uma vista d'olhos" ao interessante texto inserido no seguinte "link" http://moedas-comemorativas.blogspot.co ... vario.html :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#7 Mensagem por fernanrei » sexta jul 05, 2019 9:32 am

É uma moeda muito bonita com uma história agregada de alto valor patrimonial. É de numismas destes que a nossa paixão se alimenta. :thumbupleft:
:D FMMRei :D

alpinojuan
Reinado D.Miguel

#8 Mensagem por alpinojuan » sexta jul 05, 2019 11:16 am

silvio2 Escreveu:Caro amigo Juan, a propósito da sua moeda e como informação complementar, aconselho-o a que "dê uma vista d'olhos" ao interessante texto inserido no seguinte "link" http://moedas-comemorativas.blogspot.co ... vario.html :thumbupleft:
Fantástico a informação, mais um pouco para aprender sobre esta moeda. Muito obrigado pela partilha.

MAS: Fiquei intrigado com o peso, dado que a minha tem 3,33gr e no artigo aponta para 3,56/3,57gr

Qual será o motivo para a diferenças de pesagem?

fernanrei Escreveu:É uma moeda muito bonita com uma história agregada de alto valor patrimonial. É de numismas destes que a nossa paixão se alimenta. :thumbupleft:
Se é, ando tão obcecado com estas "moeditas" e com este reinado, nem vos digo nem vos conto.

Cumprimentos
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

silvio2

#9 Mensagem por silvio2 » sexta jul 05, 2019 1:06 pm

alpinojuan Escreveu: (...//...)
Fantástico a informação, mais um pouco para aprender sobre esta moeda. Muito obrigado pela partilha.

MAS: Fiquei intrigado com o peso, dado que a minha tem 3,33gr e no artigo aponta para 3,56/3,57gr
(...//...)
Cumprimentos
Juan Santos
A diferença de peso é "muito frequente" nas moedas de ouro, pelo que pude constatar e penso que tem a ver com o cerceio (umas vezes ligeiro, outras mais acentuado) para "roubar uns gramas de ouro" ... ;)

A propósito da variação dos valores do peso destas moedas (Cruzado Calvário D. João III), repare no seguinte "link" Imagem https://www.acsearch.info/search.html?similar=4176857
Cumprimentos,
Sílvio Silva

alpinojuan
Reinado D.Miguel

#10 Mensagem por alpinojuan » sexta jul 05, 2019 2:11 pm

silvio2 Escreveu:
alpinojuan Escreveu: (...//...)

(...//...)
Cumprimentos
Juan Santos
A diferença de peso é "muito frequente" nas moedas de ouro, pelo que pude constatar e penso que tem a ver com o cerceio (umas vezes ligeiro, outras mais acentuado) para "roubar uns gramas de ouro" ... ;)

A propósito da variação dos valores do peso destas moedas (Cruzado Calvário D. João III), repare no seguinte "link" Imagem https://www.acsearch.info/search.html?similar=4176857

Impressionante a quantidade de moedas nesse link, não o conhecia e fiquei boquiaberto com a quantidade de moedas constantes da página.
Impressionante também a informação que o Sílvio me passa num estalar de dedos. Obrigado pela partilha, e consegui ver que há ali algumas com o peso próximo da minha (digo próximo pois também desconfio da minha balança chinocas a preço da chuva, mas para o que é serve (digo eu))

Obrigado
Cordialmente
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

Responder

Voltar para “D. João III”