É falsa, não é?

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Luis2020
Escudinho da II República
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 17, 2020 1:18 pm

É falsa, não é?

#1 Mensagem por Luis2020 » sexta jan 17, 2020 1:29 pm

Coleciono moedas romanas há relativamente pouco tempo. Recebi a moeda que anexo abaixo. Parece-me suspeita. Concordam comigo?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5538
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: É falsa, não é?

#2 Mensagem por fernanrei » sexta jan 17, 2020 1:55 pm

Luis2020 Escreveu:
sexta jan 17, 2020 1:29 pm
Coleciono moedas romanas há relativamente pouco tempo. Recebi a moeda que anexo abaixo. Parece-me suspeita. Concordam comigo?
Caro Luís, quando tiver oportunidade, faça a sua apresentação aos restantes membros do fórum no local reservado para esse efeito. Não é de caracter obrigatório, mas a cordialidade fomenta o convívio e a participação coletiva. :beer:
:D FMMRei :D

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 8323
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: É falsa, não é?

#3 Mensagem por MCarvalho » sexta jan 17, 2020 1:56 pm

A foto do rebordo não é conclusiva.
Em todo o caso, é uma provincial. Normalmente, estas moedas eram cunhadas em ligas fracas (por oposição aos bronzes e oricalcos imperiais). Ligas de cobre com mais e pior estanho, tipo calaim. Isto afecta a conservação das moedas e o seu aspecto geral parece mais macio e até poroso.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5538
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: É falsa, não é?

#4 Mensagem por fernanrei » sexta jan 17, 2020 2:06 pm

O caro Luís só mostra as imagens de uma das faces e do rebordo. Se puder, partilhe a foto da outra face. A observação do ilustre MCarvalho explica o essencial, mas convém dar continuidade à postagem de imagens com maior pormenor. Se pretende opiniões conclusivas, a quantidade de informação e imagens, influem expressivamente nesse facto. :beer:
:D FMMRei :D

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 8323
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: É falsa, não é?

#5 Mensagem por MCarvalho » sexta jan 17, 2020 2:43 pm

Sim, é importante para identificar a moeda
MCarvalho

Luis2020
Escudinho da II República
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 17, 2020 1:18 pm

Re: É falsa, não é?

#6 Mensagem por Luis2020 » sexta jan 17, 2020 3:17 pm

Aqui vai a foto da outra face. Obrigado pela ajuda.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

pmborges
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1721
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Localização: Porto, Portugal

Re: É falsa, não é?

#7 Mensagem por pmborges » sexta jan 17, 2020 3:58 pm

A moeda não é provincial.
Trata-se de um Follis de Constancio I.

Anverso: CONSTANTIVS NOB CAES
Reverso: SAC MON VRB AVGG ET CAESS NN

Aparentemente será da 3ª oficina de Roma.
A nível de autenticidade acredito que possa ser verdadeira, o estado geral dela é que está muito mau, sobretudo no reverso que até parece criar a ideia de ser feita por fundição. Mas penso ser apenas degaste acentuado, acompanhado de uma limpeza agressiva.

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 8323
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: É falsa, não é?

#8 Mensagem por MCarvalho » sexta jan 17, 2020 4:00 pm

Ora bem...
Isto de ver no telemóvel, meio às escondidas, não é bom.
A moeda não é provincial, é já do sistema unificado, é um folis de Constâncio Cloro, ainda enquanto César (auxiliar do imperador, na Tetrarquia). Não consigo ver onde foi cunhado, mas parece ser boa. A qualidade do metal mantém-se fraca.
MCarvalho

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 8323
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: É falsa, não é?

#9 Mensagem por MCarvalho » sexta jan 17, 2020 4:01 pm

(o Pedro antecipou-se :) )
MCarvalho

Luis2020
Escudinho da II República
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 17, 2020 1:18 pm

Re: É falsa, não é?

#10 Mensagem por Luis2020 » sexta jan 17, 2020 4:54 pm

Obrigado pela ajuda. Confesso que as minhas dúvidas resultaram daquele bocado do rebordo, onde é visível uma ligeira linha, do tamanho da moeda (30mm no diâmetro mais comprido) e pelo aspeto poroso das faces. Mas, sendo assim, vou ficar com ela. :)

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”