OS MEUS TABULEIROS-India, D.Luís

Mensagem
Autor
Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

OS MEUS TABULEIROS-India, D.Luís

#1 Mensagem por Monge » quarta jun 03, 2020 11:24 am

REFORMAS MONETÁRIAS NO REINADO DE D. LUÍS
Fruto da situação política em Portugal, com alternâncias de governo entre progressistas e reformistas e já com muita influência dos republicanos, o reinado de D. Luís foi um período muito conturbado em que a colónia conheceu onze governadores e uma revolta militar.
Houve também duas reformas monetárias pelo que temos três períodos de cunhagem:


1º Período – Cunhagem manual na Casa da Moeda de Goa.
1 Rupia=10 Tangas ...... 1 Tanga=60 Réis ...... 1 Rupia=600 Réis

Este era o sistema monetário em uso desde o tempo de D. Filipe I (1580)
A Rupia de Goa corria em paridade com a Rupia Inglesa mas não nos seus sub-múltiplos. Isso causava perturbação no comércio trans-fronteiriço pelo que era necessário fazer qualquer coisa.
Aqui temos um dos pontos obscuros da história que não conseguimos clarificar pois, de acordo com literatura inglesa, mas sem identificar fontes, é afirmado que, em 1870, o governo inglês ordenou a fecho da Casa da Moeda de Goa ou que o governo inglês deu um ultimato ao da Índia Portuguesa para que fechasse a dita Casa da Moeda. Não sabemos quais seriam as consequências pelo não cumprimento do ultimato, se existiu.
Nas fontes Portuguesas lê-se, no Boletim do Governo Nº83/1870: “…A imperfeitíssima moeda de Goa não estava ao par da civilização deste Estado. Por decoro nacional era necessário o seu melhoramento. Tenho dado as necessárias providências de acordo com a Junta da Fazenda para ocorrer a esta necessidade, devendo em breve cunhar-se moedas perfeitas…”
No ano seguinte, pela Portaria Nº157/1871 é encerrada definitivamente a Casa da Moeda de Goa.
O que lemos deixa-nos pelo menos a convicção que houve uma forte pressão do governo inglês da Índia no sentido do encerramento Casa da Moeda de Goa.



2º Período – Cunhagem mecânica na Casa da Moeda de Bombaim (Portaria 11NOV1871)
1 Rupia=12 Tangas ...... 1 Tanga=60 Réis ...... 1 Rupia= 720 Réis

Trata-se da cunhagem em cobre das moedas de 3, 5, 10, 15, 30 e 60 Réis de 1871.
Inicialmente corriam segundo o sistema monetário anterior mas, quatro anos depois, o Decreto 30.IV.1874 ordena, no seu Art. 14º:” …É fixado o valor do Xerafim (½ Rupia), a partir de 01JUL1875, em 6 Tangas ou 360 Réis de Goa…” ficando o sistema como indicado acima.


3º Período – CONVENÇÃO LUSO-BRITÂNICA (1881-1900)
1 Rupia=16 Tangas ...... 1 Tanga=45 Réis ...... 1 Rupia=720 Réis

Até esta convenção a Rupia(Pt) corria a par da Rupia (Bt) mas não nos seus sub-múltiplos [Tangas(Pt) e Annas(Bt)]. A partir da sua assinatura, e por um período de 10 anos, a paridade passou a ser total como segue:

Metal…. Designação…. Valor……….… Índia (Bt.)
Cobre….1/8 Tanga……..5.625 Réis…..…1/8 Anna= ½ Pice
Cobre….¼ Tanga……..11,25 Réis..…… ¼ Anna= 1 Pice
Prata…..1/8 Rupia…… .90 Réis= 2T……. 2 Annas
Prata…..¼ Rupia……..180 Réis= 4T..…. 4 Annas
Prata…..½ Rupia……..360 Réis= 8T..…. ½ Rupee= 8A
Prata…..1 Rupia……... 720 Réis..………. 1 Rupee

Por razões óbvias, a partir da assinatura da convenção, deixaram de ser cunhadas moedas de 1 Tanga e de ½ Tanga pois, se o fossem, pesariam 25,6 e 12,8 gramas.
Significaria isto que, quem fosse às compras com a modesta quantia de 1 Rupia em moedas de cobre, teria um peso no bolso de 16 x 25,6= 409,6 gramas.

O MEU TABULEIRO DE D. LUIS/INDIA
Imagem
Só faltam preencher 3 "buraquinhos". Se algum forista tiver alguma para oferecer ou vender talvez façamos negócio.
Última edição por Monge em sábado jun 06, 2020 3:29 pm, editado 2 vezes no total.



trofa
Reinado D.Maria II
Mensagens: 253
Registado: sábado jan 22, 2011 9:05 pm
Localização: Seixal

Re: OS MEUS TABULEIROS-India, D.Luís

#2 Mensagem por trofa » quarta jun 03, 2020 3:12 pm

Belo tabuleiro. Infelizmente não posso ajudar pois se fizesse um tabuleiro destes só teria um "buraco" fechado, e esse também já está fechado no seu
Semper Discentes

krav
Reinado D.Maria II
Mensagens: 250
Registado: terça jun 06, 2017 4:51 pm

Re: OS MEUS TABULEIROS-India, D.Luís

#3 Mensagem por krav » quarta jun 03, 2020 4:30 pm

Bonito tabuleiro caro Monge. Parabéns!
Tomás Oliveira

AdrianoHS
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 874
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Re: OS MEUS TABULEIROS-India, D.Luís

#4 Mensagem por AdrianoHS » quarta jun 03, 2020 5:10 pm

Olá, monge.

Jamais vou me cansar de elogiar teus tabuleiros. São espetaculares. :clap3: :clap3:
Obrigado por sempre os partilhar conosco.

Abraços. :beer: :thumbs:

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9510
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: OS MEUS TABULEIROS-India, D.Luís

#5 Mensagem por silvio2 » sexta jun 05, 2020 1:58 pm

Excelentes, como sempre, as apresentações dos seus bonitos "quadros/tabuleiros" e das informações complementares associadas às moedas neles contidas. :D
Parabéns, caro A. Monge, e obrigado por compartilhar connosco os seus belos exemplares. :clap3: :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

jorgecar
Escudinho da II República
Mensagens: 6
Registado: domingo mai 31, 2020 9:42 pm

Re: OS MEUS TABULEIROS-India, D.Luís

#6 Mensagem por jorgecar » sexta jun 05, 2020 3:39 pm

Boa tarde,

Gostei bastante de ler e de ver A relação histórica é muito interessante. Consegue indicar-me um ou mais livros que abordem o tema da moeda, a sua simbologia (por exemplo, o porquê de colocar o brazão ou a coroa) no seu contexto histórico? (não só da Índia mas no geral das grandes civilizações?).

Obrigado!

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: OS MEUS TABULEIROS-India, D.Luís

#7 Mensagem por fernanrei » sexta jun 05, 2020 5:24 pm

Excelente demonstração de experiência, conhecimento e dedicação. É sempre um enorme prazer olhar para os seus tabuleiros. :clap3:
"Quod erat demonstrandum"

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: OS MEUS TABULEIROS-India, D.Luís

#8 Mensagem por Monge » sexta jun 05, 2020 10:21 pm

jorgecar Escreveu:
sexta jun 05, 2020 3:39 pm
Boa tarde,

Gostei bastante de ler e de ver A relação histórica é muito interessante. Consegue indicar-me um ou mais livros que abordem o tema da moeda, a sua simbologia (por exemplo, o porquê de colocar o brazão ou a coroa) no seu contexto histórico? (não só da Índia mas no geral das grandes civilizações?).

Obrigado!
A simbologia é uma área que nunca explorei apesar de ter um tio que se interessa imenso pelo assunto e até ministra cursos.
Limito-me a acompanhá-lo em visitas de estudo em que o tema é tratado. Dou-lhe exemplo de algumas visitas de que me lembro:
-Simbologia maçónica em ruas de Lisboa.
-Pórtico dos Jerónimos
-Quinta da Regaleira
-Simbologia gótica nas Igrejas de Santarém.

Por vezes consulto-o sobre as legendas latinas das nossas moedas e, sobretudo, as abreviaturas.

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: OS MEUS TABULEIROS-India, D.Luís

#9 Mensagem por tm1950 » sábado jun 06, 2020 3:21 pm

Que saudades destes tabuleiros do Monge. :D
Também ando à espera de uma Tanga de 1871 que me convença.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

alpinojuan
Reinado D.João VI
Mensagens: 442
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Re: OS MEUS TABULEIROS-India, D.Luís

#10 Mensagem por alpinojuan » sábado jun 06, 2020 3:47 pm

Uma inspiração estes tabuleiros, desde que entrei no forum, que faz amanhã um ano, que me fascinam e persigo a ideia de ter os meus tabuleiros.
Fascinante o trabalho e dedicação que lhes dedica, o resultado é deslumbrante e, pelo menos a mim, inspiram-me.

Obrigado pela partilha.

Cordialmente
Juan Santos

Responder

Voltar para “Índia”