Flor na cara de D.Luis I - XX Reis 1883

Tem alguma variante ou erro? Então exponha aqui de preferência com imagem

Moderador: Moderador de Honra

Responder
tiagosabulicula
Sou só um euro caloiro
Registado: domingo jul 12, 2020 7:08 pm

Flor na cara de D.Luis I - XX Reis 1883

Mensagem por tiagosabulicula » segunda jul 13, 2020 8:53 pm

Boa tarde.
Estava a comparar esta moeda de XX Reis de 1883 com as que existem e reparei na flor na cara do D.Luis I. Alguém sabe do que se trata? Será algum erro?
Imagem

https://gyazo.com/69b05136e04fcb85af6d55c06fb4e803
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

A.Rod
Reinado D.Maria II
Registado: terça fev 24, 2009 9:51 pm

Re: Flor na cara de D.Luis I - XX Reis 1883

Mensagem por A.Rod » segunda jul 13, 2020 9:49 pm

Não se trata de erro de cunhagem, mas algo feito por terceiros. Existem moedas deste tipo, com várias inscrições, tais como barretes frígios, barbas, etc. Do pouco que eu sei, e que aprendi com um grande expert, que infelizmente já não se encontra entre nós, é que estes tipos de inscrições serviam para dar acesso a reuniões secretas, dos conspiradores contra a monarquia, para servir como uma espécie de passe para entrada em outros recintos, etc. Decerto haverá alguém mais abalizado, que poderá dar mais alguma informação.

Martins2
Reinado D.Manuel II
Registado: sexta dez 12, 2014 1:36 pm

Re: Flor na cara de D.Luis I - XX Reis 1883

Mensagem por Martins2 » sexta jul 17, 2020 6:49 pm

Se o 25 de Abril não fosse mais tardio diria que é mesmo um cravo... :2evil:
:beer:
A.Rod Escreveu:
segunda jul 13, 2020 9:49 pm
Não se trata de erro de cunhagem, mas algo feito por terceiros. Existem moedas deste tipo, com várias inscrições, tais como barretes frígios, barbas, etc. Do pouco que eu sei, e que aprendi com um grande expert, que infelizmente já não se encontra entre nós, é que estes tipos de inscrições serviam para dar acesso a reuniões secretas, dos conspiradores contra a monarquia, para servir como uma espécie de passe para entrada em outros recintos, etc. Decerto haverá alguém mais abalizado, que poderá dar mais alguma informação.
Desse grande expert "salvei" e tenho em meu poder uma grande recordação-
http://www.numismatas.com/phpBB3/viewto ... 21&t=27555

Responder

Voltar para “Variantes e Erros”