Hoje trago um Ceitil de D Sebastião I que comprei recentemente.
Está num estado bem decente e apresenta ainda alguma sujeira por ter sido encontrado. Optei por não o limpar visto que posso estragar a moeda que me parece das "boas".
Nunca estive tanto tempo de volta de uma única moeda, e confesso que venho aqui apresenta~la mas não com as fotos que gostaria. Não consigo mesmo melhor, já passei horas a tentar fotografar este pequenito e nada. Cá vai o possível.
Quanto à classificação poderão ser duas, mas eu estou inclinado para a seguinte:
Grupo 4 - com circunferência ou vestígios só no reverso
4.2 - Mar de ondas soltas
Sub-grupo 4.2.1 - com porta na muralha e ameias bem definidas
Magro: 4.2.1a .SEBASTIANVS I
REX.PORTVG:ET AL
Na minha moeda a legenda não está legível como a que foi catalogada no Magro, mas acrescentaria um ponto antes do REX no reverso e um ponto no anverso depois do I
Legenda do Anverso: (...)TIANVS I .
Legenda no reverso: .REX (...)L
Problema desta classificação: começa pelos vestígios da circunferência, que a meus olhos e com a moeda em mão estão por baixo do ponto que antecede o REX (poderá ser confundido com a perna do L) e entre o RE na parte inferior, ao microscópio também se nota algo entre o EX na parte superior, mas pode ser dos meus olhos.
Classificação alternativa e não considerando os vestígios de circunferência:
Grupo 3 - Sem circunferências nas faces
Sub-grupo 3.3 - Mar de ondas soltas
Magro: 3.3.2b .SE(...)
.R(...)R(...)AL
Legenda do Anverso: (...)TIANVS I .
Legenda no reverso: .REX (...)L
Esta classificação encaixa também nas características da moeda, sendo que no Magro a legenda do reverso começa por R que poderá ser REX, tal como a minha, aqui a única questão são os sinais de circunferência que a mim me parecem presentes. Não estou à procura que a minha moeda encaixe na referência 4.2.1a (única) do Magro, pois a referência 3.3.2b é também uma referência das "boas" (RRRR).
Deixo aqui para ouvir as vossas opiniões.
As fotos são mesmo muito más e já não sei como fazer melhor, tentei de tudo com os meios ao meu alcance, peço desculpa pela má qualidade.

Cordialmente
Juan Santos