


Moderador: Moderador de Honra
A moeda não tem nenhum vestígio de brilho de cunhagem. É uma moeda que circulou, embora muito pouco. A questão é que foi limpa e entretanto repatinou, o que a prejudica um pouco.
Bom dia caro MCarvalho,MCarvalho Escreveu: ↑sexta nov 20, 2020 10:15 amA moeda não tem nenhum vestígio de brilho de cunhagem. É uma moeda que circulou, embora muito pouco. A questão é que foi limpa e entretanto repatinou, o que a prejudica um pouco.
Em termos globais, está perfeitamente coleccionável, mas não chega a Bela. O estado de Bela pode até aceitar a limpeza (com consequências no valor, claro), mas neste caso, dadas as pequenas pancadas no campo e bordo, eu classificaria como aquilo que se chama quase Bela.
Quando tiver mais um bocadinho vou olhar com atenção, mas obrigado pelas dicasMCarvalho Escreveu: ↑sexta nov 20, 2020 1:01 pmNeste caso a oxidação é muito característica de repatinação. Nos XX centavos, apesar das diferenças de fotografia, vê-se bem o brilho.
O desgaste é muito ligeiro, sem dúvida, mas está lá. Na ornamentação do escudo (as volutas laterais) vê-se, com atenção, que houve desgaste de circulação.
Não concordo, de todo. Esta moeda, se enviada para a NGC, dará um MS-62, na minha opinião.MCarvalho Escreveu: ↑sexta nov 20, 2020 10:15 amA moeda não tem nenhum vestígio de brilho de cunhagem. É uma moeda que circulou, embora muito pouco. A questão é que foi limpa e entretanto repatinou, o que a prejudica um pouco.
Em termos globais, está perfeitamente coleccionável, mas não chega a Bela. O estado de Bela pode até aceitar a limpeza (com consequências no valor, claro), mas neste caso, dadas as pequenas pancadas no campo e bordo, eu classificaria como aquilo que se chama quase Bela.
Parece-me que está a interpretar mal a escala de Sheldon, caro Fernando. Não é necessária a presença de brilho de cunhagem até ao MS-63. Especificamente, o MS-62, que seria a minha aposta para este exemplar, diz o seguinte: "Impaired or dull luster may be evident. Clusters of small marks may be present throughout with a few large marks or bag nicks in prime focal areas. Hairlines may be very noticeable. Large unattractive scuff-marks might be seen on major features. The strike, rim and planchet quality may be noticeably below average. Overall eye-appeal is generally acceptable. Copper coins will show a diminished color and tone." Ora "impaired" significa, neste caso, ausente e "dull" significa, de forma livre, atenuado ou baço. Quanto às mossas no rebordo, elas são admitidas e a experiência (de moedas certificadas) diz-me que são aceites em níveis muito relevantes.Neste caso concreto, até acho que estão quase ausentes, face ao facto das fotos estarem bastante ampliadas e comparando com casos de moedas com muito mais mossas e que foram certificadas como MS.fernanrei Escreveu: ↑sábado nov 21, 2020 9:21 amA moeda aparenta não ter circulado, é um fato, mas as mossas no rebordo, que não são pequenas, e a não existência do brilho ou baço da cunhagem remete a moeda para estados de conservação abaixo do Soberba, na classificação usada por cá. É pena, uma vez que a moeda está mesmo muito bonita. Em relação à escala de Sheldon, a partir do MS 61 refere o brilho de cunhagem, mesmo que diminuído, portanto só resta o 60, que pode abarcar esta moeda caso não tenha mesmo nenhum vestígio de desgaste de circulação e as marcas que ostenta sejam marcas de contacto com outras moedas ou ligeiros danos de manuseamento, excluindo os provocados pela circulação.![]()