X Réis 1851

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Moderador: Moderador de Honra

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

Re: X Réis 1851

Mensagem por PSIMOES » domingo nov 22, 2020 10:34 am

limburgo Escreveu:
domingo nov 22, 2020 10:06 am
Só para comparacao a do lado esquerdo é a deste topico a da direita é tirada da net a mesma moeda mas 10 anos mais velha.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Deve-se comparar a moeda na sua totalidade e não e pormenores, realmente na minha moeda está mais esbatida essa parte do ramo, mas ao analisarmos a moeda no global, apenas nesse ponto a batida não está tão definida e não me parece que tenha sido desgaste, mas sim do cunho.
Por vezes as fotos e editores de fotografia fazem milagres. :)
As fotos que apresento não são editadas, nem trabalhadas. E claro que há moedas em melhor EC que a aqui apresentada, não é essa a questão.

Pedro Simões

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Mensagem por jdickson » domingo nov 22, 2020 11:22 am

KOS Escreveu:
sábado nov 21, 2020 11:32 am
Está aqui uma discussão particularmente interessante, posso juntar mais uma acha para a fogueira?

Espero que o Pedro Simões me perdoe (mais) esta intromissão.

MCarvalho, Fernanrei e JDickson, que estado atribuiriam a esta moeda?

Imagem
A moeda está Bela.
É difícil classificar dentro do alvéolo, porque é possível que o plástico esteja a provocar um brilho artificial nas arestas das letras, que as "arredondam" e dão um ar de desgaste superficial.
Na escala de Sheldon inclino-me para um AU-53/55, mas fica a ressalva acima feita. :beer:

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagem por MCarvalho » domingo nov 22, 2020 2:11 pm

KOS Escreveu:
sábado nov 21, 2020 11:32 am
Está aqui uma discussão particularmente interessante, posso juntar mais uma acha para a fogueira?

Espero que o Pedro Simões me perdoe (mais) esta intromissão.

MCarvalho, Fernanrei e JDickson, que estado atribuiriam a esta moeda?

Imagem
Realmente o alvéolo pode condicionar un pouco a percepção, mas sublinho o Bela, na casa dos AU, como propõe o jdickson.

Quanto aos X réis, não sei... não a vejo a chegar a MS... não me parece que seja cunho mais cansado, mas um desgaste muito ténue de circulação, assim como a patinação, mas se calhar já estou precondicionado na análise :o
MCarvalho

KOS
Reinado D.Fernando
Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am

Mensagem por KOS » domingo nov 22, 2020 5:03 pm

jdickson Escreveu:
domingo nov 22, 2020 11:22 am
A moeda está Bela.
É difícil classificar dentro do alvéolo, porque é possível que o plástico esteja a provocar um brilho artificial nas arestas das letras, que as "arredondam" e dão um ar de desgaste superficial.
Na escala de Sheldon inclino-me para um AU-53/55, mas fica a ressalva acima feita. :beer:
MCarvalho Escreveu:
domingo nov 22, 2020 2:11 pm
Realmente o alvéolo pode condicionar un pouco a percepção, mas sublinho o Bela, na casa dos AU, como propõe o jdickson.

Quanto aos X réis, não sei... não a vejo a chegar a MS... não me parece que seja cunho mais cansado, mas um desgaste muito ténue de circulação, assim como a patinação, mas se calhar já estou precondicionado na análise :o
fernanrei Escreveu:
sábado nov 21, 2020 8:36 pm
Na nossa classificação voto em Bela+, na escala de sheldon vou para o AU50. No entanto prefiro realçar a patina que está espectacular. :clap3:
Carissimos, a verdade é que não só não aparenta ter circulado, como por baixo da patine tem brilho de cunhagem! Veio certificado como MS62!

Um dia que se proporcione teria gosto de vos mostrar!
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro" - Albert Einstein

Luís

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagem por fernanrei » domingo nov 22, 2020 5:43 pm

KOS Escreveu:
domingo nov 22, 2020 5:03 pm
jdickson Escreveu:
A moeda está Bela.
MCarvalho Escreveu:

fernanrei Escreveu:
Na nossa classificação voto em Bela+, na escala de sheldon vou para o AU50. No entanto prefiro realçar a patina que está espectacular. :clap3:
Carissimos, a verdade é que não só não aparenta ter circulado, como por baixo da patine tem brilho de cunhagem! Veio certificado como MS62!

Ainda bem que o estado de conservação é superior ao que parece nas fotos, talvez por culpa do alvéolo. Não precisa de a mostrar, basta só partilhar a referência da certificação para que se possa fazer a consulta no site da certificadora. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

Mensagem por PSIMOES » domingo nov 22, 2020 6:18 pm

MCarvalho Escreveu:
Deixo aqui mais umas fotos para uma melhor análise.

ImagemImagem

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Pedro Simões

KOS
Reinado D.Fernando

Mensagem por KOS » domingo nov 22, 2020 6:48 pm

fernanrei Escreveu:
domingo nov 22, 2020 5:43 pm
KOS Escreveu:
domingo nov 22, 2020 5:03 pm
jdickson Escreveu:
A moeda está Bela.
MCarvalho Escreveu:

fernanrei Escreveu:

Ainda bem que o estado de conservação é superior ao que parece nas fotos, talvez por culpa do alvéolo. Não precisa de a mostrar, basta só partilhar a referência da certificação para que se possa fazer a consulta no site da certificadora. :thumbupleft:
Assim que chegar, com todo o gosto! Ainda so vi a foto do grade! Ainda está com o nosso amigo Netfobia :green:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro" - Albert Einstein

Luís

jdickson
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Mensagem por jdickson » domingo nov 22, 2020 10:19 pm

KOS Escreveu:
sábado nov 21, 2020 10:09 pm
fernanrei Escreveu:
Caro Fernanrei, vou aguardar a opinião dos outros foristas antes de validar a sua avaliação na escala de Sheldon!

Mas em termos de patine é juntamente com os meus 10 centavos de 1924, as minhas moedas favoritas da colecção!

Imagem
Bolas, só agora reparei nesta foto e só confirmo um aspecto do que referi anteriormente: sem alvéolo, a moeda parece outra e o efeito de "arredondamento" das letras desapareceu completamente! Tal como está, parece-me MS e muito mais apelativa do que na foto inicial. :thumbupleft:

KOS
Reinado D.Fernando

Mensagem por KOS » domingo nov 22, 2020 11:10 pm

jdickson Escreveu:
domingo nov 22, 2020 10:19 pm
KOS Escreveu:
sábado nov 21, 2020 10:09 pm
fernanrei Escreveu:
Caro Fernanrei, vou aguardar a opinião dos outros foristas antes de validar a sua avaliação na escala de Sheldon!

Mas em termos de patine é juntamente com os meus 10 centavos de 1924, as minhas moedas favoritas da colecção!

Imagem
Bolas, só agora reparei nesta foto e só confirmo um aspecto do que referi anteriormente: sem alvéolo, a moeda parece outra e o efeito de "arredondamento" das letras desapareceu completamente! Tal como está, parece-me MS e muito mais apelativa do que na foto inicial. :thumbupleft:
Caro JDickson, esta da foto que citou é de 1924, a que estavamos a falar é a de 1926- que é MS62 ! A de 1924 veio como AU58 e confirmo que no cabelo atado tem ligeiro desgaste de circulacao!

Luís

KOS
Reinado D.Fernando

Mensagem por KOS » segunda nov 23, 2020 3:39 pm

fernanrei Escreveu:
domingo nov 22, 2020 5:43 pm
Boa tarde caro Fernanrei,

Desconfio que o site da certificadora esteja em renovação, é provável que a referência não esteja disponível, mas ainda assim (Geni Ref: PO17TRLOGE) !

Infelizmente não me encontro em casa e não consigo tirar fotos decentes à moeda, mas deixo o rebordo da capsula!

Imagem

Luís

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”