Morabitinos de D. Sancho I

Responder
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Morabitinos de D. Sancho I

Mensagem por numisiuris » sábado dez 28, 2019 9:18 pm

Na sequência destes dois posts (o primeiro deles teve entretanto muitos dos seus comentários editados e alterados, muito embora se perceba que, actualmente, fruto das definições do fórum, não é possível saber que posts foram editados e quais não foram):

http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 4&start=10
http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 9&t=120778

Mas tendo em conta as opiniões que nesse post foram originalmente expressas e que restarão, ao menos, na memória de quem as expressou, continua-se a argumentação com vista a tentar aprender ou ensinar mais qualquer coisa.

Ao longo dos últimos tempos, coligi uma amostra de morabitinos. Corri os museus, os leilões, as colecções publicadas e as imagens de vendas na internet.

Não tenho ainda um número exacto, visto que terei que eliminar duplicações, o que se torna extremamente difícil, dada a qualidade de certas imagens.

De qualquer modo, do que observo pela amostra que coligi e que estimo em mais de cem moedas, verifico que até ao ano de 2018 não aparecem morabitinos:

1-Com o pelo da cauda do cavalo na horizontal (o que se entende visto que o cavaleiro não está frente a nenhum leão);
2-Com a linha que forma a cabeça do cavalo sem ser interrompida pelas orelhas;
3-Com os braços compostos por triângulos definidos.

Para lá disso, há nestas moedas identidade de posições relativas nos cunhos, o que, conjugado com a cronologia do aparecimento no mercado e com a quebra dos padrões atrás descritos em 1, 2 e 3, na minha opinião, também não abona em favor das mesmas.

Sendo assim, sou da opinião preliminar que:

1-Os morabitinos 1, 2 e 4 são falsificados;
2-O morabitino 3, ou é falsificado, ou foi usado como modelo de 1, 2 e 4.
3-O morabitino 5, a ser autêntico, foi restaurado e teve os seus relevos reavivados junto à base.

Se alguém quiser ajudar a discutir o tema, tiver imagens de moedas que contrariem os padrões que referi, ou achar que isto não faz sentido nenhum, faça o favor de se explicar para podermos todos aprender mais qualquer coisa.
Imagem



AdrianoHS
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 879
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Re: Morabitinos de D. Sancho I

Mensagem por AdrianoHS » sábado dez 28, 2019 9:38 pm

Olá Iuri.

Estou habituado à sutilezas de outras moedas, de outras épocas. Mas até minha inexperiência nisso posso dar um palpite isento, por ter uma visão sem barreiras de tipo.
Estou considerando o que alega, o exemplar 5 é autêntico, correto? Sendo isto uso do pouquinho que sei e vou na coroa do cavaleiro. É totalmente distinto o estilo e amarração dos elementos do exemplar 5, nesse setor, para os demais.
Um palpite apenas, provavelmente é alguma bobagem minha.

Abraços

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Morabitinos de D. Sancho I

Mensagem por numisiuris » sábado dez 28, 2019 9:42 pm

Não sei caro Adriano. Tal como disse acima.

Não há aqui qualquer subtileza. Apenas quero aprender sobre moedas. Cada vez mais, se puder ser.

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Morabitinos de D. Sancho I

Mensagem por Monge » domingo dez 29, 2019 9:27 am

Sou sócio da CNP (Ex-ANP) e da SPN desde 1974. Desde essa data tb sempre segui os leilões da NUMISMA.
De vez em quando aparecia um Morabitino em leilão e isso era quase notícia de jornal. Não era a minha liga pois a carteira não dava para lá chegar.
Nos últimos anos é um corropio de Morabitinos com preços para todos os gostos. Francamente é, no mínimo, muito suspeito.

Cada vez tenho mais relutância em adquirir moeda a martelo, sobretudo as raridades.

Não posso por isso ajudar muito mas sigo com interesse

Responder

Voltar para “D. Sancho I”