Uma ideia para Quadrum

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

alpinojuan
Reinado D.Maria I
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Uma ideia para Quadrum

Mensagem por alpinojuan » segunda nov 11, 2019 7:23 pm

Boa noite amigos

Hoje trago uma ideia que ando a afinar há algum tempo.

Estou com dificuldade no "armazenamento" das minhas moedas, uso alvéolos desde que me lembro, e este ano refiz muita da república que tinha para os alvéolos de colar, que também uso para as marteladas, mas como sinto muita dificuldade na catalogação e principalmente ambientar-me aos estados de conservação das marteladas, dou por mim num rasga e volta a colar as moedas constante, acaba por ser uma trabalheira e acima de tudo, a cada operação fico com medo de algo correr mal. Com isto mandei vir umas caixas de amostra, tipo certificadora NGC da china, mas como as marteladas não são de diâmetro certo acabei por não gostar, depois mandei vir umas caixas Quadrum e apesar do espaço que ocupam ser muito menor, em comparação com as anteriores, também não gostei. Vai daí pensei em fazer uma "aranha" para encaixar nas Quadrum e aqui está o resultado.

São peças feitas numa impressora 3D e são feitas com uma única medida, pelo que terá que ser cortado à medida para cada moeda.
O plástico é flexível, pelo que é fácil de cortar e acima de tudo ajusta-se bem às moedas, dá é um pouco de trabalho.

Não venho aqui fazer nenhum negócio, pois não tenciono vender isto. Venho só partilhar a ideia e se por ventura quiserem as medidas, para que possam replicar a ideia, ou até melhora-la posso partilhar.
Mandei imprimir 100 a um amigo com a medida de 13mm de diâmetro, mas como é lógico podem fazer diâmetros mais pequenos caso seja necessário. Até chegar ao último desenho, fizemos 3 e acho que está bom, para a minha exigência.
Bem sei que é uma mariquice, mas as nossas moedas são o nosso tesouro e com esta solução parece-me que a moeda até fica mais evidenciada. Deixo aqui umas fotos de como fica e da comparação com o Quadrum original.

Espero que gostem.

Cordialmente
Juan Santos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592

Re: Uma ideia para Quadrum

Mensagem por José Almeida » segunda nov 11, 2019 7:31 pm

É uma excelente ideia sem dúvida :clap3: :clap3:

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagem por MCarvalho » segunda nov 11, 2019 7:34 pm

E uma solução interessante.
A moeda aguenta-se bem? Não sai no sítio quando pega na caixa?
MCarvalho

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagem por numisiuris » segunda nov 11, 2019 7:36 pm

Para quem deseje cápsulas, parece-me um sistema perfeito! Parabéns Juan! E obrigado por disponibilizares a ideia!

alpinojuan
Reinado D.Maria I

Mensagem por alpinojuan » segunda nov 11, 2019 8:19 pm

Obrigado amigos, ainda bem que gostaram.

MCarvalho Escreveu:
segunda nov 11, 2019 7:34 pm
E uma solução interessante.
A moeda aguenta-se bem? Não sai no sítio quando pega na caixa?
Caro MCarvalho dá um pouco de trabalho a fazer o recorte, mas com paciência e um pouco de cada vez consegue-se fazer um encaixe apertado, pelo que a moeda mesmo abanando a caixa não sai do sítio. Não experimentei mandar uma abanadela seca e forte, mas consigo perceber que está bem fixa. Como o material é flexível é possível encaixar a moeda com um bom nível de aperto, assim que receba as "aranhas" vou também fazer um encaixe transversal para a moeda com a ajuda do dremel para que a moeda fique centrada, que também é uma dificuldade que tenho nos quadrum originais, com moedas que nem a 1mm de espessura chegam.

Cordialmente
Juan Santos

alpinojuan
Reinado D.Maria I

Mensagem por alpinojuan » segunda nov 11, 2019 8:57 pm

Deixo aqui uma outra foto, para que tenham noção de como fica com uma moeda de dimensões mais generosas.

Se repararem a parte de fora da "aranha" (a parte quadrada de fora) está ligeiramente arcada, esta foi a segunda versão, mandei aumentar 0,8mm assim já não dobra e também deixou de abanar dentro da caixa. Neste momento tudo está certinho.

Cordialmente
Juan Santos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Mensagem por silvio2 » segunda nov 11, 2019 10:03 pm

É, sem dúvida, uma ideia interessante e bastante prática para quem gosta desta "forma de arrumação" para as suas moedas. :D
No meu caso, sempre utilizei alvéolos (principalmente os de agrafar) e não penso mudar, pois são mais baratos, fáceis de arrumar em álbuns e ocupando um espaço muito menor do que as cápsulas (para o mesmo número de moedas, claro ...). ;)

Obrigado, amigo Juan, pela disponibilidade e partilha. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Mensagem por RubenGMelo » segunda nov 11, 2019 10:21 pm

Tiro o meu chapéu, caro Juan, simplesmente brilhante! É melhor patentear a coisa... :erofl: :erofl: :erofl:
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

mmartins
Reinado D.Carlos
Registado: terça mar 19, 2013 11:11 am

Mensagem por mmartins » segunda nov 11, 2019 11:20 pm

A ideia é boa e, sem dúvida, que evidencia a moeda.
Mas o material usado na impressão, o plástico, não interfere com o metal? É completamente inócuo?
Jorge ;)

alpinojuan
Reinado D.Maria I

Mensagem por alpinojuan » terça nov 12, 2019 10:20 am

mmartins Escreveu:
segunda nov 11, 2019 11:20 pm
A ideia é boa e, sem dúvida, que evidencia a moeda.
Mas o material usado na impressão, o plástico, não interfere com o metal? É completamente inócuo?
Caro mmartins

O material é um poliuretano, que estou em crer que é o mesmo da espuma que a Leuchttrum usa nas Quadrum originais. Vai daí não creio que seja um problema para as moedas.

Cordialmente
Juan Santos

Responder

Voltar para “Numismática em geral”