Morabitino

J. Rodrigues
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 2
Registado: sábado dez 22, 2018 5:46 pm

Morabitino

Mensagem por J. Rodrigues » terça dez 25, 2018 4:12 pm

Olá a todos.

Tenho um pendente que ao centro apresenta uma moeda em ouro.
Aparentemente (para quem nunca viu um morabitino ao vivo) é semelhante a um morabitino de D. Sancho II, numisma representado na obra de Alberto Gomes, Moedas Portuguesas. Não sei se é uma falsificação que um ourives aproveitou, se uma moeda verdadeira. Ainda não a tentei retirar do pendente nem a mostrei a nenhum entendido neste assunto específico. Esta moeda tem um diâmetro menor que os morabitinos, pois parece que o ourives terá limado a moeda em redor para que coubesse no pendente.
Agradeço a quem me puder dar informações sobre este caso.
Cumprimentos,
JOel
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Morabitino

Mensagem por jdickson » terça dez 25, 2018 6:07 pm

Parece-me uma cópia que não pretende ser réplica.
Caso fosse um verdadeiro morabitino estaria disponível para iniciar uma petição para chicotear o ourives... :think: :erofl:

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Morabitino

Mensagem por numisiuris » terça dez 25, 2018 8:44 pm

Seria de D. Afonso II. Julgo que a matriz é a mesma, mas falta o "R". Estas eram banhadas a ouro, são do Jornal de Notícias. Essa talvez seja uma fundição, nem sei. Tem umas escavadelas esquisitas rente aos relevos. Se lhe rasparam o "R", tiveram que lhe dar novo banho...
Imagem

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11051
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Morabitino

Mensagem por fernanrei » terça dez 25, 2018 9:12 pm

A ser um Morabitino, seria de D. Afonso II ( MONETA DOMINI ALFONSI) mas é claramente uma fantasia que não foi feita para ser uma réplica, as letras não seguem os estilos conhecidos, com maior expressividade no (I) no (S) e no (M) e o aspecto do Ouro também não me seduz. Mas se fosse um verdadeiro assinava a petição para espancar o ourives :green:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9516
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Morabitino

Mensagem por silvio2 » quarta dez 26, 2018 11:08 am

Por não ter conhecimentos sobre esta matéria, mas com vontade de dar o meu contributo, "socorri-me" da informação de terceiros, obtida na NET ...
:green:

Imagem
(fonte:https://www.facebook.com/photo/?fbid=13 ... o-no-museu)

Morabitino de ouro de D. Sancho II
Este morabitino é o único conhecido até à data e encontra-se no Museu Numismático Português, arrolado com o n.º 22945. Foi adquirido pelo Estado português em 1952, pelo valor de 65 contos, depois de um rocambolesco processo.
Actualmente admite-se que a cunhagem destas moedas de ouro, apenas aconteceu nos reinados de D. Sancho I, D. Afonso II e D. Sancho II.
Assim, supõe-se que os morabitinos de ouro deixaram de ser batidos no reinado de D. Afonso III porque este rei trouxe da corte de Bolonha a contagem por libras, substituindo-se a relação morabitino-soldo-dinheiro, pela relação libra-soldo-dinheiro.

Descrição deste morabitino:
Anverso: “SANCIUS REX POTTUGALIS” entre dois círculos; e vê-se no campo o rei a cavalo, à direita com a espada alçada em acção de batalhar. Na mão esquerda um ceptro crucial.
Reverso: “IN NE PTRIS I FILIS PSSCIA” entre dois círculos; e vê-se no campo cinco escudetes com quatro arruelas cada um, cantonados por quatro estrelas de sete pontas.
(fonte:http://www.apotec.pt/fotos/editor2/Boletim43.pdf)
.
:xmas:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11051
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Morabitino

Mensagem por fernanrei » quarta dez 26, 2018 4:47 pm

silvio2 Escreveu:Por não ter conhecimentos sobre esta matéria, mas com vontade de dar o meu contributo, "socorri-me" da informação de terceiros, obtida na NET ...
:green:
Imagem
(fonte:https://www.numismatas.com/phpBB3/viewtopic.php?t=9875)

Morabitino de ouro de D. Sancho II
Este morabitino é o único conhecido até à data e encontra-se no Museu Numismático Português, arrolado com o n.º 22945. Foi adquirido pelo Estado português em 1952, pelo valor de 65 contos, depois de um rocambolesco processo.
Actualmente admite-se que a cunhagem destas moedas de ouro, apenas aconteceu nos reinados de D. Sancho I,
D. Afonso II e D. Sancho II.
Assim, supõe-se que os morabitinos de ouro deixaram de ser batidos no reinado de D. Afonso III porque este rei trouxe da corte de Bolonha a contagem por libras, substituindo-se a relação morabitino-soldo-dinheiro, pela relação libra-soldo-dinheiro.

Descrição deste morabitino:
Anverso: “SANCIUS REX POTTUGALIS” entre dois círculos; e vê-se no campo o rei a cavalo, à direita com a espada alçada em acção de batalhar. Na mão esquerda um ceptro crucial.
Reverso: “IN NE PTRIS I FILIS PSSCIA” entre dois círculos; e vê-se no campo cinco escudetes com quatro arruelas cada um, cantonados por quatro estrelas de sete pontas.
(fonte:http://www.apotec.pt/fotos/editor2/Boletim43.pdf)
.
:xmas:
caro amigo Sílvio, o caso apresentado representa uma fantasia de D. Afonso II. Se verificar a legenda do reverso vai conseguir ler o que anteriormente referi. ( MONETA DOMINI ALFONSI) :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
MONIKITAS
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 40
Registado: sexta nov 02, 2012 7:18 pm
Localização: Infantado

Re: Morabitino

Mensagem por MONIKITAS » quarta dez 26, 2018 5:24 pm

Caro Sílvio Silva
A colecção do Novo Banco (ex-BES/Carlos Costa) também tem um Morabitino D. Afonso II com peso 3,57 g/23 mm

Cumprimentos,
A.ARAÚJO

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9516
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Morabitino

Mensagem por silvio2 » quarta dez 26, 2018 5:55 pm

fernanrei Escreveu: caro amigo Sílvio, o caso apresentado representa uma fantasia de D. Afonso II. Se verificar a legenda do reverso vai conseguir ler o que anteriormente referi. ( MONETA DOMINI ALFONSI) :thumbupleft:
MONIKITAS Escreveu:Caro Sílvio Silva
A colecção do Novo Banco (ex-BES/Carlos Costa) também tem um Morabitino D. Afonso II com peso 3,57 g/23 mm
Cumprimentos,
A.ARAÚJO
Meus caros
A minha intervenção reporta-se, apenas, ao que é referido, pelo amigo Joel, no seu post inicial
J. Rodrigues Escreveu: Aparentemente (para quem nunca viu um morabitino ao vivo) é semelhante a um morabitino de D. Sancho II, numisma representado na obra de Alberto Gomes, Moedas Portuguesas. Não sei se é uma falsificação que um ourives aproveitou, se uma moeda verdadeira.
Ora, como o Morabitino de ouro de D. Sancho II é ÚNICO ou seja, não são conhecidos outros exemplares, a minha intenção foi, apenas e só … “mostrar” isso mesmo, com a foto e o texto que postei.
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11051
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Morabitino

Mensagem por fernanrei » quarta dez 26, 2018 9:38 pm

silvio2 Escreveu:
fernanrei Escreveu: caro amigo Sílvio, o caso apresentado representa uma fantasia de D. Afonso II. Se verificar a legenda do reverso vai conseguir ler o que anteriormente referi. ( MONETA DOMINI ALFONSI) :thumbupleft:
MONIKITAS Escreveu:Caro Sílvio Silva
A colecção do Novo Banco (ex-BES/Carlos Costa) também tem um Morabitino D. Afonso II com peso 3,57 g/23 mm
Cumprimentos,
A.ARAÚJO
Meus caros
A minha intervenção reporta-se, apenas, ao que é referido, pelo amigo Joel, no seu post inicial
J. Rodrigues Escreveu: Aparentemente (para quem nunca viu um morabitino ao vivo) é semelhante a um morabitino de D. Sancho II, numisma representado na obra de Alberto Gomes, Moedas Portuguesas. Não sei se é uma falsificação que um ourives aproveitou, se uma moeda verdadeira.
Ora, como o Morabitino de ouro de D. Sancho II é ÚNICO ou seja, não são conhecidos outros exemplares, a minha intenção foi, apenas e só … “mostrar” isso mesmo, com a foto e o texto que postei.
Agradeço a sua chamada de atenção, sem querer, estava a prejudicar o seu excelente contributo :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

Re: Morabitino

Mensagem por Alfonsvs » domingo jun 16, 2019 7:47 am

A "moeda" parece estar inteira, ou quase. Seria (?) um Morabitino de D. Afonso II
Em vez de PORTUGALENSIVM tem PORTUGALENSuM
É uma questão de a libertar das garras para examinar melhor e pesá-la.

Um reparo amigo Silvio, a legenda do morabitino de D. Sancho II é REGIS PORTVGALENSVM / MONETA DOMINI SANCII
José Matos

Responder

Voltar para “D. Sancho II”