D. Fernando I Meio Tornês Atípico (36 Dinheiros) M-I (Miranda) Bolhão

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2275
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592

D. Fernando I Meio Tornês Atípico (36 Dinheiros) M-I (Miranda) Bolhão

Mensagem por José Almeida » terça jul 11, 2017 9:00 pm

D. Fernando I
Meio Tornês Atípico (36 Dinheiros)
M-I (Miranda)
Bolhão

FERNANDVS REX PORTVG
DOMINVS MICHI AITVTOR

Espero que apreciem este excelente exemplar.

Imagem

9.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
ivito
Reinado D.João IV
Mensagens: 709
Registado: domingo nov 14, 2010 2:47 pm
Localização: Aguas Santas Maia

Re: D. Fernando I Meio Tornês Atípico (36 Dinheiros) M-I (Miranda) Bolhão

Mensagem por ivito » terça jul 11, 2017 9:21 pm

Boa noite Jose
Parabéns excelente moeda

Ps : desculpa a confusão no outro tópico não era essa a minha intenção
Ivo Manuel Maia

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: D. Fernando I Meio Tornês Atípico (36 Dinheiros) M-I (Miranda) Bolhão

Mensagem por RuiFB » quinta jul 13, 2017 1:47 am

Muito interessante! Os besantes são incusos ou é ilusão óptica?

Avatar do Utilizador
ivito
Reinado D.João IV
Mensagens: 709
Registado: domingo nov 14, 2010 2:47 pm
Localização: Aguas Santas Maia

Re: D. Fernando I Meio Tornês Atípico (36 Dinheiros) M-I (Miranda) Bolhão

Mensagem por ivito » quinta jul 13, 2017 2:37 pm

Boa tarde RuiFb
Os besantes são incusos não será portanto ilusão de óptica

Cumprimentos
Ivo Manuel Maia

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: D. Fernando I Meio Tornês Atípico (36 Dinheiros) M-I (Miranda) Bolhão

Mensagem por MCarvalho » quinta jul 13, 2017 3:17 pm

Muito interessante.

Aproveito o tópico para deixar uma consideração à parte sobre a eterna polémica Miranda / Milmanda.

Desde José Leite de Vasconcelos que há uma corrente de opinião que considera a referência a Miranda feita por Fernão Lopes (Crónica de D. Fernando, I Parte, cap. XXVIII) é um erro de transcrição, quando o cronista (ou o copista) queriam na verdade dizer Milmanda.

É uma tese com a qual eu tenho muitas reservas e por muitas razões (já se debateu muito isso). O que queria deixar aqui é mais um pequeno detalhe que encontrei outro dia, precisamente ao ler Fernão Lopes. O cronista, agora na Crónica de D. João (II Parte, cap. XCII), a propósito de outro tema, faz referência ao convento de Cellanova, localizado em Milmanda, Galiza. Ou seja, o Fernão Lopes, ao contrário do que se quer fazer crer, sabia muito bem distinguir Miranda de Milmanda, tanto que, em obras diferentes, refere as duas localidades distintamente. Portanto, quando fala das moedas cunhadas em Miranda, seguramente era isso que queria dizer, porque sabia do que falava.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
luisc
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 69
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Re: D. Fernando I Meio Tornês Atípico (36 Dinheiros) M-I (Miranda) Bolhão

Mensagem por luisc » quinta jul 13, 2017 3:40 pm

A moeda do tópico é realmente um luxo....aliás é um dos meus reinados favoritos, mais que não seja em sonho, porque em mão ainda só tive os meus dinheiros e um Grave todo "escavacado"... :angry:

Mas aproveitando o tópico, uma coisa que me intriga desde que comecei a juntar moedas batidas é saber porque todas as moedas de Fernando são tão complicadas de aparecer??...fora os dinheiros e um grave ou outro, são moedas que raramente aparecem com regularidade, e comparando a diversidade da numária dele com reinados anteriores ainda menos consigo perceber....
...
Existe alguma razão simples para isto??, ou sou eu que não tenho noção do que estou a dizer??..(Provável) ...... :D

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: D. Fernando I Meio Tornês Atípico (36 Dinheiros) M-I (Miranda) Bolhão

Mensagem por palves » quinta jul 13, 2017 4:03 pm

luisc Escreveu:Mas aproveitando o tópico, uma coisa que me intriga desde que comecei a juntar moedas batidas é saber porque todas as moedas de Fernando são tão complicadas de aparecer??...fora os dinheiros e um grave ou outro, são moedas que raramente aparecem com regularidade, e comparando a diversidade da numária dele com reinados anteriores ainda menos consigo perceber....
...
Existe alguma razão simples para isto??, ou sou eu que não tenho noção do que estou a dizer??..(Provável) ...... :D
Mesmo os dinheiros, repara que aparece todos esfarrapados. Um dinheiro de D. Fernando direitinho é raro.

Versão curta:
Período muito conturbado da nossa história, um estado em declínio financeiro pelas guerras com Castela, reformas, etc. Aliado a isso, as moedas de prata eram de boa prata, comparativamente aos reinados anteriores e seguintes (ainda que D. João I tenha tido moedas de boa prata, fez tantas e tão rápidas desvalorizações que as de boa prata era quase só para estrear a série :) ), admito que tenham sido recolhidas e derretidas. Um reinado muito curto para tanta tipologia de moeda, o que também quer dizer que deverá haver poucas. E também muitas emissões locais, em campanha ou em locais temporariamente conquistados, logo pequenas emissões.

O Iúri ou o Mário daqui a nada já nos dão uma lição de história :) :beer:

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: D. Fernando I Meio Tornês Atípico (36 Dinheiros) M-I (Miranda) Bolhão

Mensagem por MCarvalho » quinta jul 13, 2017 4:32 pm

palves Escreveu:
luisc Escreveu:)admito que tenham sido recolhidas e derretidas.
Resumidamente é isso: a Lei de Gresham ajuda a explicar o resto, a má moeda expulsa a boa moeda, ou seja, a prata (e o ouro, bem mais raro) são corridos de circulação com a inflação, muitas vão parar ao cadinho, para derreter.

Repare, um real de prata de D. Fernando, cunhado em 1370, valia 1/10 do real de 10 soldos cunhado em 1390. Ninguém iria entregar 10 reais de prata para ficar com um bolhãozinho fraco de D. João I, quem tinha as moedas mandava derretê-las e vendia a prata por muitos reais de 10 soldos. Este fenómeno faz
MCarvalho

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: D. Fernando I Meio Tornês Atípico (36 Dinheiros) M-I (Miranda) Bolhão

Mensagem por RuiFB » quinta jul 13, 2017 4:42 pm

Bem fixe com os besantes incusos.

Normalmente as moedas M parecem de cunhos abertos na casa do Porto, mas esta parece de cunhos abertos na casa L.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: D. Fernando I Meio Tornês Atípico (36 Dinheiros) M-I (Miranda) Bolhão

Mensagem por fernanrei » quarta mar 03, 2021 3:44 pm

Excelente moeda e excelente tópico :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Fernando I”